Supere o medo de abrir seu próprio negócio

Supere o medo de abrir seu próprio negócio

Para realizar o sonho de se tornar empreendedor é necessário saber como abrir um negócio deixando de lado o medo de que não dê certo. Não se deve entrar numa empreitada como essa com o pensamento de que, talvez, não se obtenha sucesso. Encontrar o equilíbrio entre a estruturação do empreendimento e o seu emocional é a chave para que suas boas ideias se tornem concretamente um negócio ascendente.
 

Como o Medo Atrapalha?

 
Abrir um negócio próprio, muitas vezes, exige que o empreendedor abra mão de algumas certezas, como um trabalho fixo numa empresa. Nesse momento, é necessário escolher entre seguir o caminho do seu sonho e manter a sua estabilidade garantida. Há sempre a possibilidade de manter um meio termo por algum tempo, isto é, continuar no seu emprego estável em paralelo à abertura da sua empresa. Contudo, não é fácil se manter nessa jornada dupla.
 
Além disso, devemos considerar que os novos empreendedores se veem diante de um futuro imprevisível em que não existem certezas a respeito do sucesso da sua organização. É natural que algumas pessoas se sintam intimidadas nesse momento, porém, isso não deve se tornar uma barreira que impeça que uma nova empresa nasça. A melhor forma de reagir é estudar e planejar o negócio vindouro, analisando as possibilidades de sucesso e dificuldades.
 

05 Dicas de Como Abrir um Negócio Sem Medo de Não Dar Certo

 
A seguir, listei 05 dicas de como abrir um negócio não deixando que o medo congele os seus sonhos empresariais.
 

Dica 01 – Trace o seu perfil empreendedor

 
Algumas pessoas têm características empreendedoras naturais, pois seus traços de personalidade contribuem para que elas se lancem com mais assertividade ao mercado. Porém, se você não tem esse espírito empreendedor nato pode, e deve, se tornar mais disciplinado e organizado traçando estratégias de inserção do seu negócio no mercado. Mesmo que não seja algo natural para você, é possível desenvolver as características necessárias.
 
Para começar, se torne mais motivado e compreenda que precisará trabalhar mais do que trabalhava como empregado de uma empresa. Ser flexível também é importante para que o empreendedor se adapte às condições do mercado, pois todos os dias as preferências dos consumidores vão se alterando.
 

Dica 02 – Estude e desenvolva um plano de negócios

 
Grande parte das pessoas que deseja abrir um negócio próprio não tem, necessariamente, a base administrativa para tal. Essas pessoas são muito boas nas áreas em que atuam e compreendem que podem se tornar um sucesso tendo sua própria empresa. Contudo, elas desconhecem as dificuldades que existem por trás da abertura de um empreendimento.
 
Estudar a respeito de gestão financeira, concorrência, normas técnicas do setor, entre outros conteúdos, é essencial para dar mais segurança. Muitas vezes, o medo de assumir a frente de uma companhia está no fato de que a pessoa sabe que não está devidamente preparada. Desenvolver um plano de negócios é essencial para se ter sucesso nesse caminho, fazendo análises embasadas do mercado e evitando surpresas desagradáveis que podem representar um fechamento iminente.
 

Dica 03 – Planejamento com antecedência

 
A palavra-chave do sucesso de novas empresas é planejamento, estruturar a organização antes que ela deixe de ser apenas um sonho. A antecedência entra como uma aliada do planejamento para organizar com lógica e assertividade os passos seguintes da companhia. Podemos comparar abrir um negócio próprio com organizar uma festa para amigos na sua casa.
 
Você precisa ter em mãos uma lista de convidados, saber quantidade de alimentos e bebidas, como fará a decoração, quem irá auxiliar em cada preparo, entre outros pontos com antecedência, para que, no dia, tudo ocorra da maneira esperada. O mesmo acontece com uma empresa e se você tem o planejamento com todos os detalhes estruturais feitos poderá, então, ter mais segurança no momento de começar a atender o público.
 

Dica 04 – Aprenda a delegar tarefas

 
Ser o empreendedor fundador de um negócio não significa que você deve fazer tudo sozinho. A maior responsabilidade, obviamente, será sua, porém, é essencial estar cercado de pessoas que vão te ajudar a resolver as questões mais pertinentes do dia a dia. Saber delegar tarefas menores e que exigem apenas a sua supervisão é uma forma de se manter apto e livre para resolver as questões mais importantes.
 
Para alguns administradores de empresa, pode parecer difícil abrir mão de realizar algumas tarefas. O equilíbrio pode ser obtido com mais facilidade se você tiver um sócio com quem dividir a gestão empresarial da organização. Ter uma pessoa de confiança ao seu lado é uma maneira de reduzir o medo de dar o start na sua empresa.
 

Dica 05 – Tenha capital necessário para a abertura

 
Nada deixa um empreendedor mais inseguro do que saber que está entrando no mercado sem capital suficiente para manter a sua organização. Sendo assim, trace um plano de como obter recursos suficientes para os primeiros meses de operação da companhia, o que se chama de fluxo de caixa.
 
Quem fez o planejamento com antecedência já tem uma ideia de quanto será necessário para que a empresa se mantenha até que chegue ao seu ponto de equilíbrio – quantidade de vendas que gera receita suficiente para cobrir os custos de produção. Assim, pode encontrar meios de obter esse capital, seja por meio de poupança, de empréstimo, investidores, etc.
 
Com essas 05 dicas você acha que consegue se estruturar e abrir um negócio próprio? Deixe seu comentário com a sua opinião e experiência a respeito do assunto!