Transforme sua paixão em negócios

Transforme sua paixão em negócios

Muitas pessoas têm excelentes ideias de negócios, mas nem se dão conta disso porque acreditam que suas habilidades não passam de hobbies. Transformar aquela atividade que você faz em seus momentos de lazer numa empresa lucrativa e de sucesso não é tão difícil como pode parecer. Para que seu sonho deixe o papel e vire realidade é essencial que se trabalhe com seriedade sem deixar de lado a paixão por aquilo que se faz bem.
 

Como Identificar Ideias de Negócios?

 
Abrir um negócio é o seu sonho? Mas, você não sabe por onde começar e em qual ramo atuar? A resposta para essa questão pode estar mais próxima do que você imagina. Pense no que você gosta de fazer e que tem valor agregado. Por exemplo, algumas pessoas gostam de fazer doces no seu tempo livre, outros gostam de fazer peças artesanais e, ainda, tem aqueles que são fotógrafos amadores dedicados.
 
Cada um desses exemplos pode render ótimas ideias de negócios, os doceiros podem vender seus produtos em diferentes modelos de estabelecimentos comerciais, enquanto os artesãos podem vender objetos decorativos, por fim, os fotógrafos amadores podem se profissionalizar e registrar eventos. Eu poderia citar mais uma infinidade de exemplos de hobbies que podem se tornar negócios com grande potencial de mercado.
 

5 Dicas Para Abrir um Negócio Seguindo a Sua Paixão

 
Agora que você já sabe que pode ter em mãos uma ideia de potencial negócio vai gostar de conferir as 5 dicas que listei para que a sua paixão se transforme em lucros.
 

Faça um Estudo de Mercado

 
Tendo a certeza de que realiza determinada tarefa com destreza, pode se sentir compelido a abrir um negócio nessa área, contudo, deve fazer um estudo detalhado do cenário que irá encontrar. Nessa fase, é interessante se manter na sua fonte de renda, isto é, se você tem um trabalho fixo, espere até o empreendimento estar mais amadurecido para pedir as contas.
 
Verifique quais são as empresas que já estão estabelecidas no ramo em que pretende atuar e se existe possibilidade de competir com elas. Saiba que a batalha por espaço não será exatamente fácil, então tenha disposição para sair em busca do seu lugar ao sol. Considere, ainda, se realmente quer transformar a sua paixão num negócio. Uma coisa é fazer doces para os amigos de acordo com o seu paladar e outra, bem diferente, é atender às demandas dos seus clientes.
 

Busque Conhecimento Técnico

 
Algumas áreas de atuação exigem mais do que paixão para que o indivíduo seja considerado um profissional. Sendo assim, se escolheu um segmento em que os outros profissionais realizaram cursos de qualificação para se estabelecer, não pode ficar para trás. Por exemplo, fotógrafos de eventos, como casamentos em geral, têm cursos em seu currículo para realizar esse trabalho com o máximo de assertividade possível.
 
Dessa forma, para que possa competir com eles, é necessário que tenha a mesma gama de conhecimentos que irá se somar a paixão com que você desempenha essa tarefa. Fazer um curso pode ser uma oportunidade de validar que é realmente essa careira em que você deseja seguir.
 

Pense Como um Empreendedor

 
Quem decide abrir um negócio precisa compreender que não ficará apenas nos bastidores desempenhando o seu hobby de uma forma lucrativa. Mesmo quem conta com o auxílio de outras pessoas na gestão do empreendimento precisará tomar decisões em relação aos rumos do negócio. Algumas pessoas têm habilidades de gestão natas e outras enfrentam mais dificuldades para liderar.
 
Se você está no segundo grupo, saiba que, mesmo assim, pode ser um bom administrador, tudo depende de compreender o seu papel e praticar. Tenha em mente que a responsabilidade pelo sucesso ou pelo fracasso é sua e dedique-se a aprender a trabalhar de maneira organizada com planilhas e softwares de manutenção de estoque, entre outros. Procurar instituições como o Sebrae nessa fase embrionária do desenvolvimento da empresa pode ser de grande ajuda.
 

Divulgue o Seu Empreendimento

 
Um negócio tem muito mais chances de decolar quando está na internet. Hoje em dia, quem não trabalha com marketing digital não é visto pelo mercado. Para começar, você pode criar uma conta no Instagram com fotos dos produtos resultantes da sua paixão. Vale lembrar que os perfis de redes sociais e outros mecanismos online utilizados para divulgar os seus produtos devem ter a identidade da empresa, isto é, não podem ser meios de comunicação pessoais. Com o passar do tempo, mais e mais pessoas ficarão sabendo dos produtos e serviços que você oferece e sua clientela irá aumentando.
 

Aprenda a Ter Disciplina Com o Trabalho

 
A principal característica dos empreendedores bem sucedidos é a disciplina para saber quando é hora de trabalhar e quando é hora de descansar. Não estar encaixado na rotina de trabalho de uma empresa convencional pode fazer com que algumas pessoas relaxem na hora de cumprir as suas tarefas. Saiba que tudo o que você deixar de fazer no momento certo terá que fazer depois, quando seria realmente seu momento de lazer.
 
Espero que essas 5 dicas de como abrir um negócio seguindo a sua paixão tenha te ajudado. Aproveite para deixar um comentário com sua opinião a respeito do assunto!