A Eficiência Operacional é o que permite ao empreendedor fazer mais com menos

A Eficiência Operacional é o que permite ao empreendedor fazer mais com menos

 

Alguns dos grandes dilemas, do pequeno e médio empreendedor, que deseja dar um passo adiante e, fazer sua empresa crescer ainda mais são – como aumentar sua eficiência operacional, ganhar escala e aumentar suas margens de lucro. No meio de uma crise então, a resposta para estas questões podem ser até mesmo decisivas para a continuidade ou não de um negócio.

Como líderes que também somos um dos nossos papéis é o de buscar criar alternativas para, por exemplo, reduzir os custos operacionais e criar estratégias de gestão que ajudem a agregar mais valor aos nossos produtos e serviços. Isso nem sempre quer dizer que, no primeiro instante, nós vamos vender mais e ganhar mais também, pois em determinados momentos será necessário sacrificar algumas coisas para ganhar outras.

 

Um exemplo disso é o Yzzer, novo site de vendas de passagens e viagens, e que em seis meses de vida já faturou quase dois milhões de reais. Segundo Ronald Aguiar, um dos sócios do startup, a aposta foi “vender mais barato para ganhar escala”, ou seja, neste início foi preciso sacrificar um pouco a margem de lucro da empresa para oferecer aos clientes serviços mais em conta e que pudessem competir com outras marcas já consolidadas no mercado.

Voltando ao seu negócio, você já parou para pensar em como seu empreendimento também pode se tornar mais competitivo? Será que não está na hora de conversar com seus fornecedores e renegociar os valores? Este também pode ser um bom momento para repensar seus custos, enxugar gastos desnecessários, avaliar a produtividade e dar mais atenção para áreas importantes como: vendas, marketing e atendimento ao cliente, por exemplo.

Desenvolva a Eficiência Operacional em seu Negócio

 

Eficiência Operacional é fazer com que sua empresa produza mais gastando bem menos recursos para isso. Na prática, quer dizer fazer o seu dinheiro render, reduzir o desperdício na produção, na quantidade de pessoas necessárias para fazer um serviço, otimizar os processos para evitar retrabalhos e perda de tempo, mensurar o grau de desempenho e evitar que seus profissionais tenham baixa produtividade.

Neste sentido, segundo Campos (1999, p. 2-3), “aumentar a produtividade é produzir cada vez mais e/ou melhor, com cada vez menos, e a produtividade é aumentada pela melhoria da qualidade, sendo este o caminho para o alcance da competitividade”.  Quando falamos em melhoria da qualidade isso se aplica a todos os procedimentos da empresa, uma vez que este alinhamento é fundamental para que tanto as pessoas como os processos caminhem juntos.

Case Exemplo – Entenda Porque a Eficiência Operacional é Importante

Dusit/Shutterstock Com eficiência operacional o seu negócio pode crescer continuamente!

Vejamos um exemplo prático de como ter eficiência operacional é muito importante para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio.

Imagine o seguinte cenário – sua empresa acaba de fazer uma grande venda para um cliente muito importante e que pediu urgência na entrega dos itens, que por sinal fica num local bem distante da sede.

Entretanto, na hora de fazer o pedido, o vendedor se esqueceu de colocar o número do endereço, mas tanto o carregador como o entregador também não notaram isso.

Como ninguém viu o erro, o caminhão é carregado com todos os materiais e o motorista sai para fazer a importante entrega. 

Muito tempo depois, após fazer todo o percurso até o bairro, que fica muito longe, é que entregador percebe que as informações estão incompletas.

Como tinha esquecido seu telefone, ele não tinha como ligar para a empresa, por isso, demora a achar um orelhão para entrar em contato e pedir o endereço correto.

A esta altura seu cliente já está ligando, reclamando do atraso, cancelando a entrega e dizendo que está indo pessoalmente buscar sua compra.

Aqui podemos dizer que a ineficiência operacional reinou completamente e tudo porque nenhum dos colaboradores notou o erro. Se houvesse um processo de conferência bem definido nada disso teria acontecido e o motorista jamais teria saído da empresa sem ter o endereço completo.

Com isso, não teria saído e gasto em vão o combustível, não teria deixado o cliente esperando, outro colaborador não teria que parar o que está fazendo para descarregar o caminhão, nem outro funcionário teria que colocar os produtos novamente em estoque. Nem você teria que arranjar uma boa desculpa para o ocorrido ou ter que dar um desconto para acalmar os nervos de seu cliente.

Por mais que seja apenas uma ilustração, problemas como estes são muito frequentes no dia a dia das empresas que não prezam pela eficiência operacional. Também é um dos maiores causadores de prejuízos financeiros, desmotivação e retrabalhos e um dos empecilhos ao crescimento da companhia.

Para evitá-los, é essencial que os seus processos e colaboradores estejam 1000% alinhados, como defende o modelo de Gestão PPR. Esta organização demonstra inteligência de negócio, permite realmente fazer mais com menos, torna a gestão da empresa mais efetiva e aumenta a sua lucratividade.

Como reflexo deste cuidado, seu empreendimento ganha em produtividade e aumenta sua competitividade também, o que é essencial para oferecer o melhor aos seus consumidores sem sacrificar tanto a sua margem de lucro. Reflita sobre o case acima, veja o que sua empresa está fazendo de errado, onde pode otimizar os custos, a produtividade e ganhar mais eficiência.

O empreendedor deve sempre estar pensando em como fazer mais com menos e promover ideias e conhecimentos que lhe ajudem a alavancar seus resultados em todos os sentidos. Como vimos, um destes caminhos é por meio da eficiência operacional. Portanto, seja mais eficiente e ganhe mais também!

Gostou do texto? Deixe seu comentário abaixo, curta e também compartilhe em suas redes sociais!