Você sabe o que é um  Empreendedor por necessidade?

Você sabe o que é um Empreendedor por necessidade?

Você é um empreendedor por necessidade, isto é, uma pessoa que está investindo num negócio próprio por falta de opções? Se a resposta foi ‘sim’ saiba que isso não precisa significar que as coisas não darão certo em seu empreendimento, apenas que você deve ficar mais atento para criar boas oportunidades em sua trajetória. Nem todo empresário bem sucedido começou como um empreendedor de oportunidade.

Afinal, o que define um empreendedor por necessidade?

Basicamente é reconhecido como um empreendedor por necessidade aquele indivíduo que passa por uma situação difícil no mercado de trabalho e enxerga no empreendedorismo sua única saída. Abrir um negócio próprio não é motivado por um desejo ou por uma oportunidade e sim por uma forte necessidade prática/financeira.

A necessidade para o empreendimento pode se justificar pela perda de trabalho, queda da renda familiar, falta de disponibilidade de vagas de emprego, crise econômica entre outras. Em resumo podemos dizer que a necessidade que empurra esse indivíduo para o empreendedorismo tem base financeira. Embora a empresa por necessidade não nasça com uma história tão interessante quanto aquelas que foram sonhadas por anos pode dar certo desde que o empreendedor se dedique a estudar e se qualificar como gestor.

E o que é o empreendedor por oportunidade?

Para que seja mais fácil direcionar o empreendedor por necessidade para o sucesso vou fazer o paralelo com o perfil do empreendedor por oportunidade. Esse indivíduo tem grande capacidade de observação e identificação de potenciais oportunidades mercadológicas que são potencialmente rentáveis. A identificação de caminhos promissores não é exatamente uma tarefa simples demandando grande conhecimento prévio e talento para empreender.

Outra característica bastante interessante a respeito desse tipo de empreendedor é a ousadia, pois diferentemente de quem empreende por necessidade costuma deixar um trabalho fixo para abrir o seu próprio negócio. Esse indivíduo não vê na abertura da companhia o atendimento de uma necessidade de aumento de renda e sim possibilidade de realizar o seu sonho. Há casos de empreendedores que iniciaram suas empresas com as economias de anos que estavam sendo feitas para uma aposentadoria tranquila.

Empreendedor por necessidade pode se tornar um empreendedor de oportunidades?

A resposta é sim, trata-se apenas de aliar o foco da obtenção de recursos financeiros com a identificação de oportunidades do mercado. Antes de se aventurar a frente de uma organização o empresário deve questionar se o seu negócio tem capacidade competitiva e se existe público consumidor para o seu produto/serviço. Esse é o ponto crucial de diferenciação entre os dois perfis que deve ser reduzido ao máximo.

Quando alguém decide investir numa ideia porque necessita que ela se torne rentável pode deixar de lado a paixão para a realização do trabalho e a análise criteriosa do quanto ela realmente pode trazer retornos. Conseguir tirar algum tempo para pensar e amadurecer a ideia do seu empreendimento antes de colocá-lo no mercado é o que permitirá que sua ideia tenha mais chances de sucesso.

Planejamento

Outra questão que costuma ser um diferencial entre os perfis de empreendedores por necessidade e oportunidade é o planejamento. Quem entra no mercado as pressas para conseguir elevar a sua renda de um mês para o outro dificilmente faz um plano de negócios. Essa informalidade e amadorismo na abertura da empresa podem acabar se tornando o calcanhar de Aquiles que depois de alguns meses acarretará no fechamento das suas portas.

Então que tal tirar um tempinho para fazer um plano de negócios e identificar como tornar o seu trabalho mais rentável? Muitas pessoas num momento financeiro complicado podem achar que planejar é perder um tempo em que poderiam estar lucrando, mas na realidade consiste numa forma de potencializar os seus resultados. Lembra que citei a relevância de se qualificar para empreender? Saber o que está fazendo e como fazer pode significar se manter por mais tempo no mercado.

Saiba Quais Serão Seus Próximos Passos no Mercado

Tendo feito o planejamento necessário para iniciar as operações da sua companhia no mercado é crucial pensar em quais serão os próximos passos a serem dados, ou seja, estabelecer metas. Um gestor que deseja que sua empresa tenha muitos anos no mercado precisa ter bem definidas as metas que está buscando assim como quais serão os passos para realizá-las. Basta pensar que para ir a um lugar desconhecido precisamos da orientação do GPS, ao abrir um negócio é importante contar com um planejamento que indique todas as ruas em que devemos entrar ou não.

Você é empreendedor por necessidade ou oportunidade?

Ressalto que é possível ser as duas coisas ao mesmo tempo, trata-se daqueles casos em que um indivíduo se vê numa situação periclitante e consegue criar uma oportunidade de negócio que o tirará da complicação. No entanto, boa parte dos casos de abertura de empresas por necessidade não se dão dessa forma, mas podem se tornar excelentes oportunidades com muito trabalho.

Empreender por necessidade pode até não ser uma escolha, mas pode se tornar uma grande oportunidade para quem se dedica de verdade!

 

Saiba mais sobre empreendedorismo para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!