A importância do descanso na vida do empreendedor

A importância do descanso na vida do empreendedor

O empreendedorismo exige dedicação integral ao negócio, razão pela qual muitos empresários calculam mal o equilíbrio saudável entre trabalho e descanso. Esta falta de equilíbrio pode se tornar um problema sério não só para os seus negócios, mas também para a sua saúde física e mental. Dormir o suficiente é um dos ingredientes mais importantes para se manter saudável e produtivo. Continue acompanhando e saiba mais sobre a importância do descanso na vida de todo profissional.
 

Encontre o Equilíbrio Entre Dedicação e Descanso

 
Só porque muitos empresários preferem reduzir as horas de sono e aumentar a ingestão de café, acreditando que esse é o melhor caminho, isso não significa que esta seja a receita certa para o sucesso. Não se pode negar que quando se abre uma empresa, ela realmente necessita de dedicação e esforço extras, mas o equilíbrio deve sempre estar presente.
 
Trabalhar até altas horas da madrugada pode ser necessário em alguns dias, mas desde que o descanso aconteça no dia seguinte e que isso não se torne parte da rotina. Nenhum ser humano consegue viver trabalhando muitas horas todos os dias sem dormir uma noite inteira. Em algum momento o corpo dará sinais de que não está suportando. Por isso o segredo é encontrar o equilíbrio e compensar um dia mais cheio com momentos de relaxamento e descanso.
 

Os Males Causados Pelo Cansaço Excessivo

 
O ser humano precisa de dois combustíveis para se manter e funcionamento, que são: descanso e alimentos. Se você não se alimenta corretamente e não tem uma boa noite de sono, dificilmente irá conseguir ter um dia produtivo. Até mesmo pessoas que trabalham sentadas e não fazem esforços físicos precisam descansar, pois o cansaço mental é tão forte quanto aquele sentido pelo corpo.
 
Um empreendedor que não sabe a hora de parar de trabalhar e ir para casa está sujeito a sofrer de diversos problemas, conhecidos como doenças ocupacionais:
 
• Estresse
 
• Lesão por esforços repetitivos por passar muitas horas no computador
 
• Problemas de visão
 
• Insônia
 
• Doenças psicossociais, como depressão, síndrome do pânico, transtorno de ansiedade, etc.
 
Todos esses problemas podem obrigar o empreendedor a se afastar da empresa para poder tratá-los. Então, se você deseja ter saúde para poder continuar administrando o seu negócio de perto, é importante conhecer os seus limites e saber que você também tem o seu direito de férias e precisa dele para descansar.
 

A Importância de Gerenciar o Tempo

 
Um empreendedor tem diversas tarefas para executar todos os dias, e, para que não fique sobrecarregado, é importante gerenciar o tempo para garantir o período de descanso, que é fundamental para repor as energias. Dessa forma é possível fazer todas as reuniões necessárias, visitar clientes e fornecedores, além de outras atividades, sem sacrificar o descanso e os momentos com a família e amigos.
 
Tenha Tempo Para Tudo: Você irá se impressionar com o quanto seu dia irá render depois de organizar todos os compromissos e atividades. O simples ato de registrar as coisas a fazer em uma agenda ou aplicativo irão trazer muito mais organização para a sua vida e, assim, você sempre terá tempo para o seu descanso sagrado.
 
Vida Mais Ativa: Com os compromissos organizados ficará mais fácil separar um tempo para fazer algum tipo de atividade física. Além de trazer benefícios para a sua saúde, se exercitar fará com que você esteja muito mais preparado para o trabalho, com a mente mais relaxada e pronta para ter ótimas ideias.
 
Vida Pessoal Mais Feliz: De nada adianta os negócios irem bem se a vida pessoal está prejudicada. Ao gerenciar o seu tempo você poderá se dedicar mais à sua família e amigos, fortalecendo os seus relacionamentos pessoais. Ter uma empresa de sucesso pode não ter tanto valor quando não se tem pessoas especiais ao seu lado para comemorar suas conquistas.
 
Vida Mais Disciplinada: O fato de gerenciar as suas atividades com organização vai fazer com que a disciplina se torne um hábito, levando-a para todas as áreas da sua vida. Um gestor disciplinado tem muito mais chances de alcançar o sucesso.
 

Hábitos Importantes Para Descansar Com Eficiência

 
Confira, a seguir, alguns hábitos que você precisa adotar para aproveitar ao máximo os seus momentos de descanso.
 
O Ócio é Importante: Ficar em casa sem fazer nada é importante para fazer um detox na mente e prepará-la para voltar à rotina. Procure fazer coisas que te façam feliz e que não tenham nenhuma relação com o seu trabalho, como assistir a um filme, ler um livro, brincar com os filhos, etc.
 
Desconecte-se do Trabalho: Hoje em dia, com os smartphones, podemos trabalhar em qualquer lugar. Porém, tome cuidado para não se tornar refém dessa facilidade e, enquanto estiver de folga, desconecte-se completamente do trabalho. Se for para pegar o celular, que seja para conversar com amigos ou navegar pelas redes sociais.
 
Organize Sua Agenda de Compromissos: Por fim, aproveite um momento do final de semana para organizar a sua agenda de compromissos e ver tudo o que precisará fazer nos próximos dias. Essa é a hora ideal para verificar se conseguirá fazer tudo ou precisará remarcar algo.
 
Você costuma ter momentos de descanso? Já sabia o quanto eles são importantes para a sua vida? Compartilhe comigo a sua opinião sobre o tema nos comentários.