A importância das férias na vida do empreendedor

A importância das férias na vida do empreendedor

Este é um tema tabu para muitos empresários e empreendedores, pois grande parte acredita que é simplesmente impossível tirar um período de férias, que é inconcebível se afastar por uns dias do trabalho, da empresa que tanto ama e se dedica, e aproveitar para descansar. Mas é importante não se enganar, pois não existe pessoa e profissional que suporte um tempo longo sem descanso para repor as energias. Saiba que o empreendedor também tem seus limites físicos e mentais e é essencial respeitá-los.
 
O grande problema é que muitos empreendedores acreditam que isso não é verdade e que eles não podem se ausentar por muito tempo, alimentando a preocupação de que as coisas vão desandar, inclusive os projetos em andamento. Isso acontece, pois muitos não confiam ou não prepararam adequadamente a equipe de trabalho ou um eventual substituto para suprir a sua ausência, só percebendo que precisam de descanso quando já estão à beira de um colapso.
 
Não deixe que isso lhe aconteça, pois a sua empresa, bem como seus colaboradores, precisam de você, mas precisam de você inteiro, bem de saúde, para que juntos, vocês possam fazer o seu negócio ser cada vez mais bem-sucedido. Por isso, te convido a ficar atento aos benefícios, à importância de tirar férias e às dicas que vou compartilhar com você neste artigo e, imediatamente, aplicá-las em seu dia a dia.
 

Se você não parar, o seu corpo vai dar sinais

 
Quando ficamos longos períodos sem descanso, sem nos afastarmos um pouco dos negócios, o nosso corpo reclama de várias formas. Seja por meio de uma dor de cabeça que não passa ou de uma dor no estômago que insiste em aparecer todos os dias, você vai sentir os efeitos de não tirar férias do trabalho. Com o passar do tempo, tudo isso pode se agravar e você vai ser obrigado a se afastar, mas não para viajar para um lugar paradisíaco com a sua família, mas para ficar internado em um quarto de um hospital.
 
Você pode achar que estou exagerando, mas já presenciei diversos casos de empreendedores que simplesmente se negavam a tirar alguns dias de descanso, e de tanto estresse acabaram desenvolvendo problemas cardíacos sérios, além de uma ansiedade que beirava o descontrole. Estou compartilhando isto com você como um alerta, pois não quero que você passe por situações como estas por simples descuido ou capricho. Sendo assim, esteja sempre atento aos sinais que o seu organismo vem te dando e fique alguns dias off. Tenho certeza que você vai voltar com as energias renovadas, criativo, disposto e desenvolvendo ainda mais oportunidades para o seu negócio crescer cada vez mais.
 

O descanso vai estimular a sua criatividade

 
Por falar em oportunidades, é importante que você saiba, que afastar-se um pouco do trabalho vai ajudá-lo a encontrar soluções inovadoras para que a sua empresa cresça cada vez mais. Isso porque quando você está longe do trabalho e descansando, você consegue enxergá-lo sob novas perspectivas, amplia sua visão e começa a estimular a sua criatividade, formulando novos caminhos que o seu negócio pode seguir, para, assim, alcançar ainda mais sucesso em sua trajetória.
 

Prepare alguém para substituí-lo

 
Esta é uma questão importante a ser discutida, pois antes de você entrar de férias, é preciso preparar alguém para substituí-lo, para que, assim, você não precise ser incomodado durante o seu descanso. Neste sentido, é fundamental aprender a delegar, criar este hábito, de modo que isso permita que você escolha alguém que tenha a capacidade de continuar o processo de desenvolvimento de sua equipe de trabalho, que possa dar continuidade ao bom desempenho da mesma, sem atrapalhar andamento dos projetos que você deixou em execução.
 
Isto só pode ser feito, se houver um substituto com características de líder, que seja capaz de gerenciar todos com firmeza, sabendo se impor, mas que também consiga inspirar e motivar as pessoas diariamente, extraindo o que há de melhor em cada um. Além disso, é importante também que seu potencial substituto entenda sobre o seu negócio como um todo, dominando profundamente seus processos, tendo, dessa maneira, habilidade para tomar decisões importantes no período em que você não estiver presente, como seu aval, é claro.
 

Desenvolva a autoliderança em sua equipe

 
Esta é uma maneira eficaz de tirar uns dias para descansar, sem levar consigo grandes preocupações. Como sempre digo, uma empresa é o que acontece nela quando você não está, ou seja, reflexo da cultura que você criou e disseminou. Portanto, ela só se mantém viva se seu corpo técnico for treinado para, além de realizar um bom trabalho, fazê-lo de forma proativa e assertiva como você faria. E isso deve partir não só dos próprios colaboradores, mas também pode e deve ser desenvolvido e estimulado pelos gestores da empresa e por você, empreendedor, pois a equipe, embora também interessada no negócio, nem sempre tem a consciência de que, em caso de eventuais problemas, ela também será prejudicada.
 
Por isso, incentive seus colaboradores a realizarem um trabalho de forma mais autônoma, sem depender ou esperar por ordens para agir e colocar a mão na massa e fazer as coisas acontecerem. A partir do momento que você ajuda a disseminar esta cultura entre seus funcionários, você desperta neles o sentimento de dono, o que, consequentemente, fará com que eles se empenhem ainda mais para fazer tudo dar certo, esteja você presente ou não.
 

Não permita que lhe incomodem

 
Quando, enfim, você decidir tirar suas merecidas férias, permita-se ficar verdadeiramente “off do mundo”. Não estou dizendo para você se desconectar por completo, até porque nós sabemos que isso seria uma proeza. Estou falando para você deixar claro para a sua equipe, que precisa desse momento de descanso e que não vai permitir que eles lhe incomodem com assuntos relacionados ao trabalho, a não ser que seja realmente um caso de urgência.
 
O empreendedor precisa de férias repousantes de período integral, onde possa se dedicar à família, aos amigos e a si mesmo full time, sem ser importunado a toda hora por chamadas ou mensagens via telefone e também por e-mails ou mensagens. Este pode ser um dos grandes adversários quando você finalmente se ausentar temporariamente, mas com o devido comprometimento e disciplina da sua parte, tenho certeza que você vai conseguir tirar de letra.
 
Você precisa encarar as férias como um direito seu como pessoa e profissional, pois todos nós precisamos cuidar da saúde, dar atenção à família, participar de eventos com os amigos, filhos, cônjuge, entre outras atividades, que, muitas vezes, não conseguimos realizar por estar trabalhando demais. Saiba que o empreendedor deve pensar nisso e planejar com nitidez seus momentos de folga para não deixar sobrar espaço para o estresse. Sendo assim, não deixe exaurir suas forças para tomar a decisão de se ausentar da empresa. Planeje com antecedência, siga obstinadamente o planejado e confie que tudo vai dar certo.
 
E agora, você está se sentindo melhor e mais confiante para tirar uns dias de descanso? Qual destino você vai escolher para aproveitar as férias? Deixe o seu comentário e continue acompanhando meus conteúdos, tanto aqui em meu blog, quanto em minhas redes sociais.