Como um empreendedor é formado?

Como um empreendedor é formado?

O tema empreendedorismo é bastante recorrente em rodas de conversa e uma questão que sempre vem à tona é se um indivíduo nasce com o dom de empreender ou se isso pode ser conquistado. A maioria das pessoas acredita que alguns seres escolhidos nascem com o chamado “espírito empreendedor” e conseguem criar empresas de sucesso com muito mais facilidade do que o resto dos mortais. Mas será que é isso mesmo o que acontece?
 
No artigo de hoje vamos falar sobre esse tema e te dar dicas de como ser um empreendedor de sucesso. Confira!
 

Ser Empreendedor: Destino ou Persistência?

 
Acreditar que as habilidades empreendedoras são características com as quais o indivíduo já nasce implica em considerar que seu sucesso ou fracasso como um empreendedor é determinado antes mesmo de você ter dito sua primeira palavra. O que você acha disso? Parece estranho, não? E é.
 
Colocar tudo nas mãos do destino parece mais comodismo do que qualquer outra coisa. Obviamente, cada pessoa nasce com facilidades para certas áreas, mas isso não significa que não se possa aprender e aperfeiçoar suas habilidades. São as nossas ações e decisões que impactam no rumo que nossas vidas irão tomar.
 
Será que Mark Zuckerberg estava destinado a criar o Facebook? Se ele passasse todo o seu tempo da universidade indo a festas e dormindo tarde em vez de criar sua rede social e compartilhá-la com seus colegas estudantes, o Facebook não existiria hoje.
 
São nossas decisões que determinam o quão bem-sucedidos seremos em qualquer campo que escolhermos, se é começar um negócio próprio ou trabalhar para outra pessoa. Colocar toda a responsabilidade na sorte ou em “estar no lugar certo no momento certo” não vai te ajudar a conquistar nada. É necessário fazer a sua própria sorte e colocar-se no lugar certo no momento certo.
 
Ser empreendedor é apreender a criar oportunidades. Não é algo com o qual as pessoas nascem, e, obviamente, pode ser aprendido.
 
Não podemos negar que algumas pessoas podem parecer ter uma mente mais empreendedora desde a infância. Isso é, muitas vezes, influenciado por suas famílias, ambiente, cultura ou ainda necessidades. E, claro, como qualquer outra habilidade, alguns têm mais aptidão para o empreendedorismo do que outros, mas se alguém tem o desejo de ser empreendedor e deseja iniciar seu próprio negócio ou trazer algo novo para seu empregador, é perfeitamente possível desenvolver as habilidades necessárias.
 

Atitudes Empreendedoras

 
Se você quer se destacar como empreendedor confira quais são as atitudes que deve ter para adquirir as habilidades necessárias.
 

Cerque-se de Pessoas Empreendedoras

 
Sua mãe não estava errada quando dizia para você tomar cuidado com as companhias. O velho ditado: “Diga-me com quem andas que te direi quem és” é bastante verdadeiro. Afinal, nós absorvemos muitas coisas no contato com os indivíduos no dia a dia. Estar cercado por mentes empreendedoras vai te inspirar.
 
Pesquisas mostram que as pessoas cujos pais são ou foram empresários são mais propensas a iniciar um negócio. Se esse não é o seu caso, não se preocupe, ainda existem muitas oportunidades para você se cercar de empreendedores, basta estar atento e criá-las ou mesmo saber aproveitá-las.
 

Dedique Seu Tempo

 
Como qualquer outra habilidade, aprender a ser uma pessoa mais empreendedora leva tempo. Se você fosse um atleta, certamente não se inscreveria em uma competição sem treinar. Com as habilidades empreendedoras acontece da mesma forma. A melhor maneira de aprender é adquirindo conhecimentos e praticá-los.
 
Se você está na universidade ou fazendo um curso na área de empreendedorismo, aproveite esse momento de desenvolvimento profissional para colocar em prática o que está aprendendo na teoria.
 

Pense no Grupo de Habilidades

 
Muitas vezes falamos sobre ser empreendedor como se isso fosse uma única habilidade. Mas a realidade é que ser um empreendedor exige um grande número de competências trabalhando em conjunto.
 
Embora possamos associar uma mentalidade empreendedora com ser inovador, ter boas ideias e colocá-las em prática, existem outras habilidades que também são necessárias. Você precisará ser organizado, entender de finanças, saber como administrar o seu negócio e ser um bom comunicador.
 
Nem sempre os empreendedores têm todas essas características, mas é importante reconhecer seus pontos fortes e identificar as áreas que você precisa para trabalhar para melhorar. Com empenho e dedicação você conseguirá se tornar cada vez melhor.
 

Escreva Suas Ideias e Objetivos

 
Muitos têm boas ideias ao longo de suas vidas. O que diferencia os empreendedores é a sua capacidade de agir sobre elas e transformá-las em negócios viáveis. Para te ajudar a colocar em prática seus pensamentos, o primeiro passo é anotá-los. Registrar seus objetivos também é uma forma de se organizar melhor para definir as ações que deverá ter para alcançá-los.
 
Essa atitude simples vai fazer uma grande diferença para que você consiga se orientar melhor e, em seguida, tirar as ideias do papel. É como se, ao escrever, você estivesse começando a dar vida aos seus pensamentos.
 

Seja Positivo

 
Ser empreendedor exige um estado de espírito positivo. Os empreendedores mais bem-sucedidos focam naquilo que pretendem alcançar e não no que poderiam conseguir. Ao falar sobre o seu negócio evite usar frases como “espero” ou “eu gostaria de” e troque por “eu vou” e “eu quero”.
 
A forma como nos comunicamos envia sinais para os outros e para nós mesmos. Se você usar uma linguagem positiva e confiante ao falar sobre o seu negócio, as pessoas estarão mais propensas a comprar a sua ideia e passarão a te enxergar como um verdadeiro empreendedor.
 
E você tem espírito empreendedor ou deseja desenvolvê-lo? Aproveite minhas dicas e coloque seu potencial em prática. Com certeza, boas ideias de negócios podem vir dai. Exercite seu lado empreendedor e colha grandes resultados!