Empreendedores brasileiros de grande sucesso

Empreendedores brasileiros de grande sucesso

Conhecer histórias de empreendedores de sucesso é sempre inspirador para quem deseja trilhar o caminho da criação de um negócio próprio, pois é interessante saber como outras pessoas venceram eventuais dificuldades e mesmo em cenários adversos. Quando essas histórias pertencem a brasileiros se tornam ainda mais relevantes, porque nos mostram que o sucesso está esperando por aqueles que o perseguem.
 

Conheça 10 Empreendedores de Sucesso do Brasil

 
O exemplo de empreendedorismo que podemos tirar das diferentes histórias que listei abaixo é um propulsor para quem deseja se realizar a frente do seu próprio negócio.
 

Empreendedor: Alexandre Costa

 
Empreendimento: Cacau Show
 
Uma das marcas mais fortes do Brasil, a Cacau Show nasceu do desejo do paulistano Alexandre Costa retomar um empreendimento familiar de fabrico e distribuição de ovos e trufas de chocolate. O negócio, que começou tímido, cresceu e, em 1996, o empresário foi para a Bélgica estudar técnicas de trabalhar com chocolate.
 
Na sequência, a Cacau Show começou a ganhar a forma que tem atualmente, com um catálogo de vendas e uma equipe maior. Já em 2001, a empresa contava com o sistema de franquias. No decorrer dos anos seguintes, a empresa se consolidou como a principal do setor de chocolates finos com três fábricas no país que produzem mais de 12 mil toneladas de chocolate por ano.
 

Empreendedor: Abílio Diniz

 
Empreendimento: Grupo Pão de Açúcar
 
O paulistano, nascido no dia 28 de dezembro de 1936, com apenas 20 anos deu início a construção do seu império, abrindo uma loja de supermercado por sugestão de seu pai. Com apenas quatro anos, o Pão de Açúcar abriu a sua segunda unidade e, passados mais dois, adquiriu a rede Sirva-se.
 
O crescimento do grupo foi abalado entre as décadas de 1980 e 1990 por problemas pessoais do empresário e, também, pela forte crise financeira que abateu a organização. Em 2009, finalmente, todas as crises foram deixadas no passado e o grupo se tornou ainda mais sólido com a compra da rede Ponto Frio, associação com a rede Casas Bahia e controle acionário do Carrefour.
 

Empreendedora: Luiza Helena Trajano

 
Empreendimento: Magazine Luiza
 
A primeira loja chamada Magazine Luiza foi fundada por Luiza Trajano em 1951, contudo, foi a sua sobrinha Luiza Helena Trajano quem tornou o empreendimento um império do varejo. No ano de 1974, foi inaugurada a primeira grande loja da rede, que veio a somar com as mais de 30 unidades já existentes por todo o Brasil.
 
O Magazine Luiza foi uma das primeiras empresas a ter um e-commerce e entrou para o calendário de compras dos consumidores com a sua “Liquidação Fantástica”, que foi copiada pela concorrência. Atualmente, a companhia ainda conta com a rede de lojas Líder.
 

Empreendedor: Carlos Martins

 
Empreendimento: Wizard
 
A vida de Carlos Martins teve grande impacto nas decisões que ele tomou até se tornar um dos empreendedores mais ricos do país. Com apenas dez anos de idade, ele já acompanhava seu pai no trabalho, quando completou 17 se mudou para Nova York. Após alguns anos, retornou ao Brasil, onde fez um supletivo para concluir os estudos, e com 26 anos conseguiu uma vaga para estudar Análise de Sistemas e Tecnologia na universidade norte-americana Brigham Young.
 
Quando voltou ao Brasil, percebeu que, mesmo com um bom emprego, não estava feliz e, então, deu início ao seu empreendimento com a primeira unidade da Wizard, que veio se tornar a principal franquia de escola de idiomas do país. O empresário aumentou o seu império adquirindo a Topper e a Rainha.
 

Empreendedor: Luiz Seabra

 
Empreendimento: Natura
 
Hoje, a Natura é uma das principais potências do segmento de cosméticos e perfumaria do mundo, porém, quando foi fundada por Luiz Seabra tinha apenas uma loja em São Paulo e uma pequena fábrica com sete funcionários.
 
A expansão da empresa aconteceu ao longo dos anos e teve como impulso o trabalho em conjunto com os sócios Guilherme Leal e Pedro Passos. O grande diferencial da Natura é ter foco na sustentabilidade e aproveitar o melhor da flora brasileira, especialmente a amazônica.
 

Empreendedor: Jorge Paulo Lemann

 
Empreendimento: Banco de Garantia
 
O carioca Jorge Paulo Lemann tem o empreendedorismo no sangue, seu pai foi o fundador da Leco (Lemann & Company). Graduado na Universidade de Harvard, o jovem Jorge tentou prosperar fundando uma empresa de finanças com alguns amigos, mas acabou frustrado.
 
Foi somente depois dos 30 anos de idade que conseguiu emplacar o seu sistema administrativo através da criação do Banco de Garantia. Hoje em dia, o empresário é proprietário da rede Burger King, da B2W e compõem a equipe da AB Inbev (gigante do setor de bebidas).
 

Empreendedor: Romero Rodrigues

 
Empreendimento: BuscaPé
 
Provavelmente, você já usou o sistema de comparação de preços do BuscaPé, saiba que quando Romero Rodrigues e seus sócios Ronaldo Takahashi e Rodrigo Borges criaram o site eram desacreditados. Além das dificuldades de convencer os lojistas de que o serviço traria benefícios, eles tiveram que superar o fato de que, nos Estados Unidos, foi criada uma empresa que oferecia o mesmo serviço.
 
Apenas um ano após a sua fundação, em 2000, o BuscaPé levou Romero para a capa da Revista Veja. A empresa cresceu tanto que pode comprar o seu concorrente norte-americano e ainda criar variações do comparador, como o site quebarato.com e o cortacontas.
 

Empreendedor: Robinson Shiba

 
Empreendimento: China in Box
 
Antes do China in Box, o Brasil não tinha assimilado o sistema de delivery. Então, o paranaense Robinson Shiba teve a ideia para criar a marca, que se tornou símbolo de comida chinesa, após uma viagem aos Estados Unidos, em que a entrega de comida já era uma realidade.
 
O empreendedor precisou ter muita confiança, uma vez que sua família, com exceção de seu pai, foi contra a fundação da empresa. Shiba tinha acabado de se formar em Odontologia, mas sentia que não era esse o caminho profissional que desejava para si. Atualmente, a empresa de Shiba é uma das que mais fatura no Brasil.
 

Empreendedores: Irmãos Nogueira

 
Empreendimento: Team Nogueira
 
Talvez você não saiba que são Rogério e Rodrigo Nogueira, porém, certamente já ouviu falar respectivamente em Minotouro e Minotauro. Depois do grande sucesso no universo do MMA, os irmãos decidiram se tornar empreendedores, criando a sua própria rede de academias que foi batizada de Team Nogueira.
 
Em menos de dez anos, a empresa se tornou a líder do segmento de academias, desenvolvendo, inclusive, um serviço especial para quem deseja aprender lutas, seja profissionalmente ou como amador.
 

Empreendedor: Silvio Santos

 
Empreendimento: Grupo Silvio Santos
 
Quem vê Silvio Santos se divertindo a frente dos seus programas de TV, talvez não imagine seu pulso firme para os negócios. Tendo começado a trabalhar como ambulante com apenas 14 anos de idade, Senor Abravanel usou seu talento de comunicador para se tornar apresentador e dono da sua própria emissora, o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), fundada em 1981.
 
Ao longo do caminho, Silvio se tornou o administrador da empresa Baú da Felicidade de Manuel de Nóbrega e criou outras empresas, como a TeleSena, o complexo de hotéis Jequitimar, a TV Alphaville e a Jequiti.
 
O que você achou da história desses empreendedores de sucesso? São histórias inspiradoras e que merecem ser compartilhadas!