Como conciliar seus projeto profissional com o seu projeto de vida pessoal

Como conciliar seus projeto profissional com o seu projeto de vida pessoal

O equilíbrio entre empreendedorismo e projeto de vida é um fator determinante para chegar à completa satisfação com o trabalho que está sendo realizado. Pesquisas realizadas com empreendedores chegaram à conclusão de que não basta ter um negócio bem posicionado no mercado, pessoas que se consideram bem-sucedidas são aquelas que conseguem ter tempo de qualidade para dedicar aos amigos e aos familiares. Esse equilíbrio não precisa ser tão difícil de alcançar.

Dicas para equilibrar empreendedorismo e projeto de vida

O número de empreendedores que se sente frustrado por não ter tempo para dedicar as pessoas de quem gosta e a hobbies é bastante expressivo, contudo, é importante dizer que com algumas pequenas mudanças de hábitos é possível fazer mais e melhor. Pensando nisso listei a seguir algumas dicas valiosas para transformar a sua rotina e ter mais momentos de felicidade compartilhada com as pessoas mais importantes da sua vida.

– Separe suas redes sociais pessoais das redes sociais de trabalho

O empreendedor por trás de uma ideia comercial bem-sucedida também tem uma vida pessoal, gostos e momentos de lazer. Misturar essas duas facetas pode trazer problemas, o primeiro deles é o fato de que os parceiros comerciais podem não concordar com alguns posicionamentos ou se tornarem ‘fiscais’ do lazer alheio. Dessa forma recomendo que os empreendedores não tenham amizade em perfis pessoais com clientes ou parceiros.

O ideal é manter a sua companhia em redes sociais profissionais como LinkedIn, uma funpage no Facebook, um perfil comercial no Instagram entre outras possibilidades. Quando estiver aproveitando seus momentos pessoais use as suas redes sociais particulares, quando estiver focado nas atividades da empresa fique atento aos perfis corporativos.

– Tenha um cronograma da sua vida

Sempre falo sobre a relevância de ter um planejamento e um cronograma para as atividades de trabalho que deverão ser realizadas durante o dia e agora aproveito para ressaltar a relevância de estender esse método de organização para a sua vida pessoal também.

Elabore um cronograma em que estejam previstas férias, atividades com seus familiares e amigos entre outros. Com esse planejamento feito será mais fácil de se manter motivado para realizar o seu trabalho cumprindo prazos para poder ter tempo livre. Recomendo que você pense nesse cronograma com atividades semanais como um happy hour com os amigos e atividades de longo prazo como viagens de férias.

– Estabeleça e cumpra prazos

Alguns empreendedores têm dificuldade de equilibrar sua vida pessoal e profissional porque estão sempre atolados em tarefas atrasadas. Estabelecer um ritmo de produtividade em que você comece e termine o que está previsto dentro do tempo previamente estipulado ajuda a liberar parte da sua agenda para viver experiências especiais com as pessoas que fazem parte da sua vida pessoal. Reflita quanto da sua falta de tempo é resultado da sua baixa produtividade por se deixar levar pela procrastinação ou mesmo por desvios de foco.

– Amigos, amigos, negócios à parte

Uma das questões mais essenciais de trabalhar internamente diz respeito a relação de amizade do empreendedor com os colaboradores. Você pode e deve ter uma boa relação com seus funcionários, inclusive pode se tornar amigo de alguns deles, porém, sem jamais esquecer que é o dono da companhia e deve usar sempre o viés profissional na organização.

O segredo para o equilíbrio está justamente em saber alocar cada momento na categoria correta. Haja com responsabilidade e conquiste o respeito dos seus colaboradores de maneira inquestionável. No caso de empreendimentos em que há a presença de familiares dentre os contratados recomendo que o gestor evite dispensar tratamento especial para quem quer que seja.

– Tenha hobbies

Empreendedores bem-sucedidos no mercado geralmente têm um sentimento de verdadeira paixão pelos seus negócios, isso é bastante positivo, no entanto, é importante ter paixões fora do ambiente de trabalho. Ter hobbies que ajudem a desestressar e te mantenham renovado para se tornar um gestor melhor é essencial para manter o equilíbrio.

Saiba que é bem provável que você descubra que trabalha com muito mais assertividade tendo uma atividade de relaxamento para curtir em paralelo. Algo importante de enfatizar é que a vida pessoal deve incluir atividades e momentos dedicados somente a você. É bom conviver com a família e com os amigos, mas precisamos também ter tempo para nós mesmos.

– Meditação

Num momento em que boa parte das pessoas vive estressada e com dificuldade de se desligar das rotinas de trabalho é interessante meditar. Se você não sabe por onde começar indico que pesquise sobre aplicativos de meditação que te ajudarão a dar início a esse processo em que além de deixar os problemas de trabalho no escritório você poderá aumentar seu autoconhecimento.

Como anda o equilíbrio entre a sua vida pessoal e o seu empreendimento? Comente a seguir e compartilhe esse artigo com seus amigos em suas redes sociais!

Créditos de Imagem: Por alphaspirit – ID da foto stock livre de direitos: 1022631274