Saiba o que é Empretec e sua importância para empreendedores.

Saiba o que é Empretec e sua importância para empreendedores.

Empreender demanda coragem e conhecimento para se estabelecer no mercado a longo prazo. Por isso contar com uma base como a da metodologia Empretec é importante para afinar seu instinto de oportunidades e de chances de sucesso. Orientação pode ser a chave para salvar diversas companhias do fatídico destino de fechar as portas antes de completar 5 anos.

Afinal, o que é Empretec?

Desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a metodologia conhecida como Empretec, está presente em mais de 40 países com o objetivo de fomentar a ação empreendedora e a percepção de novas oportunidades no mercado. O Sebrae – e somente ele – é o responsável pela difusão do Empretec no Brasil. O potencial para abrir o seu próprio negócio pode ser despertado.

O curso Empretec é indicado tanto para quem está pensando em empreender como para aqueles que já têm uma companhia e enfrentam dificuldades. Colaboradores que ocupem posições de liderança e gestão em organizações também podem utilizar as ferramentas propostas pela metodologia. Os ensinamentos do curso permitem que o indivíduo identifique as suas próprias características empreendedoras e os pontos que ainda estão falhos chegando a boas soluções.

Carga horária do curso Empretec

Esse curso oferecido pelo Sebrae tem 6 dias de duração com um total de 60h em método de imersão. Os participantes têm a sua capacitação realizada por atividades práticas elaboradas de acordo com padrões científicos. O curso objetiva fazer com que os participantes compreendam de que maneira podem agir de forma mais positiva rumo ao sucesso.

O comportamento da pessoa em relação ao seu entorno é capaz de facilitar ou dificultar sua chegada ao sucesso. Com esse entendimento é possível deixar de lado ações praticadas inconscientemente que podem ser responsáveis por um tipo de sabotagem das suas realizações enquanto empreendedor.

Como participar do Empretec?

Quem se interessou em fazer o curso Empretec deve procurar mais informações junto ao Sebrae do seu Estado, para mais informações é possível ligar a central de atendimento ligando para o número 0800 570 0800 e fazendo a sua inscrição para o processo seletivo. O passo seguinte é passar por uma entrevista com um profissional do Sebrae que vai fazer perguntas a respeito do dia a dia do candidato.

Trata-se de um procedimento padrão para ter acesso ao seminário Empretec e não tem nenhum contorno de entrevista psicológica, além disso, o que é dito nesse processo é sigiloso. O objetivo dessa entrevista é criar uma base de dados para que o Sebrae possa orientar esse empreendedor com mais efetividade durante o seminário conhecendo suas dificuldades e necessidades.

Ao final da entrevista o candidato será informado pelo entrevistador se poderá ou não participar desse seminário. Em caso positivo basta se matricular realizando o pagamento da taxa. Verifique com o Sebrae do seu estado o valor da taxa.

Modernização do Empretec

Como se trata de um seminário de capacitação para empreendedores, o Empretec, está sempre de olho nas novidades do mercado. A sua base de conteúdos está constantemente sendo ampliada sendo que agora inclui temas como design thinking, sustentabilidade e modelo de negócios. Os empreendedores que passam por esse seminário são plenamente capacitados para os desafios que o mercado atual oferece.

Importância de fazer o Empretec para os empreendedores

Capacitação nunca é demais, não é mesmo? Contudo, é importante destacar que o Empretec pode oferecer aos participantes mais do que um arcabouço mais robusto de ferramentas para enfrentar o mercado. O seminário para empreendedores desenvolvido pela ONU tem impactos significativos em quem passa por ele como acarretar em mudanças de comportamento e de resultados alcançados.

Trata-se de algo comprovado em pesquisa, para se ter uma ideia empreendedores que passaram pelo seminário apresentam um aumento médio de cerca de R$ 24,6 mil por mês em suas receitas aplicando o que aprenderam com a metodologia. A mesma pesquisa identificou que mais de 90% dos participantes obteve aumento de seus lucros tendo aplicado as recomendações do curso imediatamente para melhorar seus produtos/serviços.

Um dos fatores que mais contribui para que os resultados sejam efetivos é o fato de que o curso acontece por imersão de 6 dias. A rapidez do curso é crucial para que os empreendedores sejam verdadeiramente impactados colocando em prática aquilo que aprenderam aumentando as suas chances de ter sucesso no seu segmento de mercado.

Não posso deixar de citar ainda a importância que o Empretec tem no mundo sendo reconhecido como um dos cursos mais relevantes de empreendedorismo. Somente no Brasil já são mais de 180 mil empresários que passaram por esse curso de capacitação em mais de 20 anos de oferta por aqui.

Se você é ou deseja se tornar um empreendedor não pode deixar de conhecer e fazer o Empretec oferecido no Brasil pelo Sebrae. Deixe seus comentários!

 

Copyright:  1148626667 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antoniodiaz