Coisas sobre empreendedorismo que só aprendemos na prática

Coisas sobre empreendedorismo que só aprendemos na prática

De uns anos para cá, houve um crescimento significativo no número de pessoas que têm o desejo de se tornar empreendedoras e montar a sua própria empresa. A confirmação disso vem por meio de pesquisa realizada em 2015 e divulgada em 2016, pela Global Entrepreneurship Monitor – GEM, em parceria com o Sebrae, que concluiu que, a cada 10 brasileiros, quatro já possuem um negócio ou estão envolvidos na criação de um. Outro dado importante sobre a pesquisa diz respeito à taxa de empreendedorismo no Brasil, também em 2015, que alcançou o índice de 39,3%, sendo o maior número registrado nos últimos 14 anos.
 
Estes números me deixam bastante esperançoso, pois acredito que é, também, por meio do empreendedorismo que o nosso país poderá crescer novamente, principalmente, através da geração de novos empregos. Além disso, vejo que existem muitos profissionais que têm amadurecido com a experiência de se tornarem empreendedores, pois, durante o processo de tirar uma empresa do papel, torná-la competitiva em seu mercado de atuação, entre outros fatores, existem diversas lições e aprendizados, que só a prática empreendedora nos ensina no dia a dia.
 
É sobre estes ensinamentos que vou falar hoje, pois vejo que é preciso esclarecer alguns pontos para aquelas pessoas que têm o sonho de construir o próprio negócio, porém não sabem quais desafios podem surgir em seu caminho. Acompanhe-me nesta leitura e saiba mais sobre o que eu estou falando.
 

Lições que só a prática ensina

 
Muitos conhecimentos que precisamos aplicar em nossos dia a dia, para nos tornarmos verdadeiros empreendedores, é possível aprender em cursos de curta duração, na universidade ou em um MBA. Entretanto, existem coisas que só a prática nos ensina, pois precisamos da experiência, ou seja, da vivência em certas situações, para aprimorarmos as técnicas aprendidas com os estudos, bem como as habilidades e comportamentos, tão essenciais para lidarmos com os desafios do cotidiano e com as pessoas ao nosso redor.
 
Confira quais são as principais lições que só a prática é capaz de ensinar.
 

Liderar

 
Liderar de maneira eficiente exige do empreendedor certa habilidade de, principalmente, inspirar e motivar a sua equipe de colaboradores diariamente. Esta prática, nenhum MBA é capaz de transmitir ao empresário, pois alcançar a maestria na liderança, requer que ele saiba se relacionar bem, para que assim, possa conduzir as pessoas que escolheram trabalhar para ele da melhor maneira possível.
 

Arriscar

 
Arriscar-se, seja em novos negócios ou em sua vida pessoal, não é algo que se aprende sentado em um banco de escola. É preciso ter bastante feeling, e, principalmente, muita coragem, para apostar em algo que, na realidade, não se sabe se vai dar certo, porém, internamente, você acredita e faz com que seus planos sejam bem-sucedidos.
 

Lidar com os desafios

 
O Empreendedorismo na prática nos ensina, muitas veze, de maneira dolorosa, a lidar com os desafios mais intensos que surgem em nossa jornada empreendedora, principalmente com os fracassos, que é algo inevitável na vida de quem escolheu remar contra a maré e abrir seu próprio negócio.
 
Acontece, que, com o passar do tempo e com as experiências que vamos tendo enquanto empresários, vamos entendendo que é preciso muito mais do que recursos financeiros manter o nosso sonho de pé. Ou seja, é necessário ser perseverante e, principalmente, resiliente, caso contrário, os primeiros obstáculos nos farão desistir logo no início.
 

Ser flexível

 
Se tem algo que aprendi, enquanto empreendedor, conforme o tempo foi passando, é que as coisas vão se transformando, de maneira intensa e acelerada, ao nosso redor. Ainda mais depois dos avanços tecnológicos. Isso obrigou a mim, bem como à minha equipe, a saber lidar com as mudanças que nos foram, constantemente, impostas pelo mercado, caso contrário, seríamos engolidos por nosso concorrentes e ficaríamos para trás.
 
E somente as experiências que vivemos no dia a dia empresarial é que nos ensinaram a inovar sempre, fazendo um trabalho diferenciado para encantar nossos clientes.
 

Gerenciar melhor o tempo

 
Logo no início de seus primeiros passos enquanto empreendedor, tenho certeza que você vai sentir o aumento considerável de demandas que vão surgir em sua vida. Não é para menos, já que suas responsabilidades vão aumentar na mesma medida. Por isso, somente diante de sua rotina de trabalho é que você vai, verdadeiramente, aprender a gerenciar o seu tempo, de forma a atender às necessidades e expectativas ao seu redor da melhor maneira possível.
 

Executar

 
Planejar é essencial, mas executar o planejado é primordial para que todo os seus objetivos sejam alcançados. E não será um curso intensivo de gestão que vai lhe ensinar a fazer as coisas acontecerem. Serão as suas experiências, a necessidade urgente de ver algo de concreto diante de si, que vai lhe mostrar a importância da execução para que você se torne um empreendedor de sucesso.
 
Veja que ao longo do texto eu falei bastante sobre experiências e o quanto elas são de extrema importância para que você aprenda lições essenciais para que a sua empresa seja bem-sucedida. Isso porque o conhecimento técnico sobre o universo empreendedor é fundamental, porém, para ter sucesso, é preciso que este seja complementado pelas habilidades adquiridas na prática empresarial, caso contrário, as chances de não vingar são bem maiores.
 
Gostou deste artigo? Existe mais algum outro ponto que você aprendeu em sua prática empreendedora? Deixe o seu comentário e lembre de continuar acompanhando os conteúdos que eu posto aqui, em minhas redes sociais e em meu canal no YouTube.