5 pontos importantes que devem ser considerados em relação as franquias baratas

5 pontos importantes que devem ser considerados em relação as franquias baratas

Muitas pessoas desejam ser donas do seu próprio negócio, porém, nem todas têm o desejo de colocar em prática uma ideia própria. As franquias baratas podem parecer a melhor resposta para quem está em busca de uma oportunidade de se inserir no mercado. Porém, antes de fazer esse investimento, é válido considerar algumas questões, afinal, empreender é algo bastante complicado que deve ser feito com o máximo de cuidado.

Saiba mais sobre Franquias baratas e outros tipos de investimentos. Conheça meu canal. Inscreva-se agora!

Questões a Serem Consideradas a Respeito de Franquias Baratas

A seguir listei as principais questões que o futuro empreendedor deve considerar antes de se aventurar nesse delicado território das franquias.

1 – O negócio é viável a longo prazo?

Pare e pense quantas franquias nasceram e sumiram nos últimos anos. Esse fenômeno está ligado ao investimento em ideias que são modismos, mas que não têm força para se manter no mercado a longo prazo e que são mais comuns em franquias com menor custo. Muitos aspirantes a empreendedores se sentem tentados a investir num negócio que tem custos baixos e promete elevados lucros.

Em alguns casos, a resposta de vendas nos primeiros meses, e até nos primeiros anos, é bastante satisfatória, mas não se mantém a longo prazo. A recomendação que faço é que o empreendedor questione o potencial desse modelo de negócio manter o interesse dos consumidores. Observe que todos os anos surgem tendências no mercado que, após um breve período de auge, caem no ostracismo.

2 – Tenho conhecimento na área da franquia?

A segunda consideração a ser feita é se existe uma identificação entre o empreendedor e o segmento da franquia ou se o desejo de investir está atrelado somente ao fato do custo ser baixo. Para estar a frente de um negócio, mesmo com o arcabouço de conhecimentos do franqueado, é necessário ter conhecimentos sobre os produtos e/ou serviços.

A paixão pelo trabalho em seu negócio próprio é o principal motor que fará com que o empreendimento dê certo. Investir em algo de que não se gosta ou que não se acredita, somente porque é barato pode te levar à falência rapidamente. Além da questão motivacional, existe a operacional, saber o que se está fazendo é crucial. No caso do empresário que não tem experiência na área, mas tem interesse genuíno em aprender, é possível construir uma história de sucesso.

3 – Grande quantidade de unidades

Certamente, um dos problemas mais significativos que as franquias baratas podem oferecer é a existência de uma grande quantidade de unidades da marca concentradas numa única cidade. Sabe quando você circula por um determinado bairro e percebe que tem três ou quatro lojas da mesma marca a poucos quarteirões de distância? Os empreendedores que investiram seu capital nesse negócio com certeza não ficam nada felizes com isso.

Essa proximidade pode saturar o público e fazer com que cada vez menos pessoas tenham interesse nos produtos ou serviços da franquia. Quando se trabalha com uma base de custos menor é importante conseguir mais franqueados e, por isso, algumas franqueadoras não têm um controle tão rigoroso a respeito da proximidade das lojas. Obviamente, não se pode generalizar, então a recomendação é fazer uma pesquisa e, se perceber que já há uma grande quantidade de unidades dessa marca, melhor considerar outra opção.

4 – Análise de custos

O fato de o investimento inicial para abrir uma franquia ser baixo, não significa que é um negócio realmente barato. Isso porque o franqueado precisa arcar com diferentes taxas mensalmente. Quem não tem experiência empreendedora pode acabar caindo numa armadilha na hora de escolher uma franquia.

Antes de assinar o contrato, informe-se sobre os valores de taxas mensais de propaganda, royalties, bem como a respeito da média de lucro que a franquia costuma oferecer. Somente com esses números na ponta do lápis o empreendedor poderá ter certeza que está mesmo fazendo um bom negócio.

5 – Será que um negócio próprio não seria mais rentável?

Alguns empreendedores escolhem investir em franquias baratas porque desejam a segurança de uma empresa que já está no mercado e cuja marca é conhecida, porém, é válido pensar a respeito da possibilidade de ter melhores resultados na abertura de uma companhia própria. Se você tem uma ideia para um negócio, vale a pena fazer um estudo de viabilidade de mercado antes de buscar opções de franquias. Como já citei, muitas franquias entram e saem do mercado num curto espaço de tempo, então pode ser interessante arriscar-se numa ideia própria.

Afinal, as franquias baratas são um bom negócio?

As questões que levantei no decorrer do artigo são relevantes para que o investidor se sinta mais seguro ao fazer a sua escolha, mas isso não quer dizer que não existam alternativas válidas de franquias com custos baixos. A abertura de qualquer negócio – seja uma franquia barata ou cara ou, até mesmo, uma ideia própria – exige uma análise profunda do mercado e das suas possibilidades de sucesso.

Gostou da análise sobre o investimento em franquias baratas? Compartilhe com os seus amigos!

 

Acesse meu canal e confira as melhores estratégias para alavancar o seu negócio. Inscreva-se agora.