Para o seu negócio crescer rápido, Gestão e Liderança devem caminhar juntas !

Para o seu negócio crescer rápido, Gestão e Liderança devem caminhar juntas !

Quando falamos em gestão e liderança, mesmo no mundo dos negócios, ainda existe um erro comum de achar que representam a mesma coisa. Aliás, se você e empreendedor ou empresário é importante que você saiba quais são as suas diferenças e, como cada uma destas abordagens se aplica ao seu empreendimento.

O primeiro passo é entender que nem sempre um gestor é um bom líder ou um líder é um bom gestor.  A gestão está relacionada ao gerenciamento dos processos, dos aspectos técnicos e estratégicos da organização. Já a liderança se concentra em inspirar, motivar, engajar, reconhecer, inovar, desenvolver a equipe, os profissionais que a compõe e produzir resultados.

 

Em resumo liderança tem foco nas pessoas e gestão nos procedimentos de maneira geral, entretanto, é importante ressaltar que uma não existe sem a outra, pois são aspectos que se complementam e que são fundamentais ao seu negócio. Não basta ter processos organizados e eficientes se não há profissionais preparados e engajados. Do mesmo modo, não adianta contratar os melhores colaboradores, se os processos da sua empresa não favorecem o seu trabalho e o alcance das metas e objetivos.

Características do Gestor x Características do Líder

 

                   Gestor X Líder

  • Foco nos processos x Foco nas pessoas;
  • Desenvolve sistemas x Desenvolve profissionais;
  • Gerencia pelo método x Lidera pela influência;
  •  Cria e mantém as rotinas x Estimula ideias, criatividade e inovação;
  • Foco em indicadores, mensuração e metas x Foca na cultura, missão, visão e propósito;
  • Planejamento, análise e controle x Inspiração, guia e direcionamento;
  • Foco em administrar o negócio x Foco em trazer inovações;
  • Controle rígido dos processos x Comunicação e relacionamento com a equipe;
  • Organiza a empresa x Motiva, engaja, corrige e delega as tarefas.

Como podemos perceber, estas são habilidades importantes e, no ambiente de uma empresa, essenciais à conquista dos resultados planejados e formação de uma equipe de alto desempenho. Com tal, precisam estar interligadas e trabalhar em conjunto para que as metas sejam plenamente concretizadas. Isso quer dizer que gestão e liderança devem ser aliadas, unir o melhor de cada uma para com isso fomentar a expansão do seu negócio em todos os sentidos.

O papel da Gestão e Liderança nas empresas

Arthimedes/Shutterstock Os processos ajudam a organizar as rotinas da empresa e a liderança conduz aos resultados!

Para que você empreendedor entenda com mais clareza o que estou dizendo e possa aplicar estas ideias na melhoria de seus processos e liderança, resolvi classificar as empresas em quatro perfis diferentes, de modo que entenda com mais exatidão como o alinhamento entre liderança e gestão é importante.

  1. Empresa com alta gestão e baixa liderança = cresce devagar
  2. Empresa com baixa gestão e baixa liderança = não cresce
  3. Empresa com alta liderança e baixa gestão = cresce devagar
  4. Empresa com alta liderança e alta gestão = Cresce rápido (Alta Performance) 

1 – Alta gestão e baixa liderança que dizer que sua empresa tem procedimentos claros, eficientes organizados e consistentes, mas que os seus líderes não são conseguindo desenvolver em seus profissionais o engajamento e a motivação que ela precisa para conquistar seus resultados e, por isso, cresce devagar.

2- Quando falamos em baixa gestão e baixa liderança, o problema é ainda maior porque significa que o seu negócio nem tem bons processos e nem lideranças preparadas para agregar o valor que ele precisa para avançar ao próximo nível. Com isso a empresa não cresce, acaba ficando estagnada e corre o risco de morrer a qualquer momento.

3- A alta liderança com baixa gestão também não é produtiva para seu empreendimento, pois significa que seus líderes e liderados, mesmo que capacitados, bem preparados e motivados, estão esbarrando na ineficiência ou mesmo inexistência de processos claros, organizados e congruentes com suas capacidades, habilidades e experiências. Como resultado disso, você vai crescer devagar, quase parando. Não é isso que você quer não é mesmo?

4- A empresa ideal – Alta liderança somada com alta gestão é o que a sua empresa precisa para crescer, inovar, ter processos eficientes, pessoas engajadas, se tornar produtiva, competitiva, lucrativa e uma referência no mercado. Esta união do fator processual com o fator humano é o que faz com que seu negócio cresça de forma rápida e tenha a alta performance que todo empreendimento precisa para se consolidar.

Em qual nível a sua empresa está?

 

Wakebreakmedia/Shuttesrtock Unir alta liderança com alta gestão é o que faz sua empresa chegar ao próximo nível!

Aposto que ao ler este artigo você que é dono de uma pequena ou média empresa conseguiu visualizar melhor as diferenças entre gestão e liderança, entender suas características, benefícios e particularidades e como esta junção pode agregar mais valor à sua empresa.

Espero que tenha percebido também em qual status seu empreendimento está neste exato momento e onde ela pode chegar com algumas mudanças, seja na sua forma de fazer o gerenciamento dos processos ou na forma de liderar seus profissionais. Quando você empreendedor alcança esta consciência, além de evoluir como gestor e líder, o seu negócio ganha corpo e cresce também.

Fique atento a isso empreendedor, observe onde seu negócio pode melhorar e potencialize os resultados tanto da sua Gestão como da sua Liderança. Sua empresa e você têm muito a ganhar com isso!