Crédito: Freepik

Crédito: Freepik

Como você já viu aqui, uma das características fundamentais de um empreendedor é a autoconfiança. Mas isso não é tudo, são necessárias algumas habilidades que podem transformar o dia a dia dentro da empresa. Um empreendedor deve agir com liderança para extrair a máxima produtividade da equipe, manter bons funcionários e desenvolver gente boa no que faz.

Afinal, empresas crescem com pessoas, são elas que promovem as inovações, superam as expectativas, que vendem, que aumentam ou diminuem os custos de um produto. Porém, um dos grandes problemas de um empreendedor é negligenciar a competência de liderança que ele precisa para ter resultados mais eficazes em sua empresa.

Esse texto também está no formato vídeo aqui abaixo.

 

Por isso, aqui estão dicas de quais são as três habilidades que farão a diferença no momento de liderar seus funcionários de maneira produtiva.

3 Habilidades – chave que todo empreendedor deve ter

1- Treinar

Você tem que treinar sua equipe! Se as pessoas não estiverem treinadas, elas executarão suas atividades de forma errada gerando a insatisfação do seu cliente e dele mesmo, que será cobrado por algo que ele não sabe executar. Você, empreendedor, precisa dizer a eles o que fazer, como fazer e quando fazer. Tem que prover as informações necessárias para que as pessoas executem com qualidade suas tarefas, você tem que liderar.

Muitas vezes, o empreendedor acredita que é só introduzir um novo funcionário na sua empresa esperando que ele mesmo se desenvolva. Esse é um grande erro! O empreendedor tem que ter a responsabilidade de desenvolvimento do seu quadro de funcionários sob seu controle, ele tem que ter liderança para que as pessoas consigam fazer mais.

2- Engajar

A habilidade de engajar as pessoas é fácil. Você precisa basicamente prestar atenção nos seus funcionários. Conhecendo seus sonhos, é possível que você se coloque como um parceiro para ele, que vai ajudar ele a realizar suas metas. Essa é a peça-chave de para que o engajamento acontece de forma muito eficaz.

3- Delegar

O empreendedor precisa ser específico no seu pedido, ele precisa ter liderança no momento que for delegar algo. Sem pedidos abrangentes, o que se precisa é da tarefa, do prazo e das condições (requisitos de satisfação). O pedido é A, num prazo B e o sucesso vai depender de ser feito conforme C ou D.

Quando você treina, engaja e delega de maneira eficaz, o nível de produtividade de sua equipe vai ser muito maior. As pessoas se sentem parte daquela história, se vêem valorizadas pelo empreendedor e se sentem seguras com sua liderança. Passam a focar no crescimento possível de sua empresa e passam a contar com você, o líder ao seu lado.

Pronto para colocar esses conhecimentos em prática na sua empresa? Hora de fazer acontecer, não é mesmo? Nossa dicas são feitas com muita atenção e profissionalismo para que você possa compartilhar com seus amigos e colegas de trabalho.

Então, envie esse link do texto para todos que você acha que precisam desse empurrão no mundo dos negócios.