O empreendedor deve praticar atividade física?

O empreendedor deve praticar atividade física?

Quem escolhe a vida de empreendedor deve estar preparado para o forte estresse que opção carrega. Nesse contexto, a atividade física realizada com frequência pode contribuir tanto para ter melhores condições emocionais, como para se tornar um profissional mais engajado. O perfil de pessoas que praticam esportes tem características bem interessantes no que diz respeito ao desenvolvimento de atividades empreendedoras.
 

Por Que a Atividade Física é Tão Importante?

 
A importância da atividade física para a saúde é reconhecida, contudo, práticas esportivas podem ser, também, o combustível que falta para que algumas pessoas se tornem mais bem-sucedidas em suas atividades empreendedoras. Pesquisas relacionadas ao bem-estar observaram que empreendedores que praticam atividade física com regularidade têm mais facilidade em equilibrar a vida pessoal e profissional.
 
O estudo observou que as pessoas que incluíram alguma atividade física à sua rotina passaram a ter uma percepção diferenciada do tempo, isto é, fazer uma divisão mais assertiva entre os compromissos pessoais e profissionais. Para muitos empreendedores que participaram dessa pesquisa, parecia que os exercícios se tornariam mais um peso para a sua rotina, contudo, se tornaram a chave para se livrar do estresse e ter mais estabilidade.
 

Como a Atividade Física Pode Ajudar no Desenvolvimento do Perfil Empreendedor

 
A seguir, listei alguns dos pontos em que a realização de atividade física pode contribuir para o desenvolvimento de um perfil empreendedor de sucesso.
 

Aumenta a Confiança

 
Conseguir melhorar os seus resultados durante treinos físicos faz com que o indivíduo se sinta mais preparado para assumir e resolver os problemas da sua rotina de empreendedor. Para conseguir ter esse combustível para tornar sua rotina de trabalho menos pesada, a dica é escolher qual é o horário do dia mais favorável. Pode ser de manhã, de tarde ou, até mesmo, à noite após sair do escritório.
 

Melhora Seu Pensamento Estratégico

 
Quem pratica alguma atividade física sabe que planejamento e estratégia são fundamentais para obter os resultados esperados. Seja para ganhar do adversário direto, seja para melhorar seu tempo ou somente eliminar alguns quilos a mais, a verdade é que todo praticante de esporte, mesmo que amador, traça metas e elabora planos para realizá-las. Observe que, depois de tomar gosto pela atividade física, dificilmente você irá improvisar na hora de praticá-la.
 

Contribui Para Seu Amadurecimento Pessoal

 
Quem pratica esportes sabe que nem sempre se atinge as metas esperadas, seja não conseguir correr todos os km propostos ou, mesmo, ver seu time perder. Essas situações levam a um amadurecimento pessoal que é fundamental para quem é empreendedor. Estar à frente de uma empresa exige que a pessoa esteja pronta para não ganhar sempre e, mesmo assim, retornar ao seu posto no dia seguinte, pronto para uma nova batalha.
 

Melhor Capacidade de Usar o Que Tem à Disposição

 
Em geral, quando um empreendedor dá o primeiro passo para fundar a sua organização não tem acesso a toda a estrutura que seria necessária para levar adiante seu plano de consolidação no mercado, mas, mesmo assim, precisa se manter operando para se tornar um destaque em seu segmento. A prática de atividade física amadora contribui para que os indivíduos se tornem menos apegados a estruturas elaboradas, em muitos casos é necessário usar o que se tem à mão no momento.
 

Capacidade de Observar e Resolver Problemas

 
O empresário deve estar sempre preparado para observar os problemas do dia a dia e resolvê-los da melhor forma possível. Durante o engajamento numa atividade física, é natural que surjam situações em que parece que não há como reverter a iminente derrota ou perda de fôlego, mas com paciência se pode analisar o cenário mentalmente e encontrar uma solução que esteja de acordo com a sua experiência e conhecimento. Fazer isso durante os seus momentos de prática esportiva é uma forma de tornar seu raciocínio mais rápido.
 

Aprender a Assumir Riscos

 
Esportes, especialmente os coletivos, exigem que a pessoa tenha grande confiança em si mesma e aprenda a assumir riscos. Ser o responsável por cobrar o pênalti ou, mesmo, pegar a última bola do jogo e acertar na cesta faz com que o indivíduo se torne mais autoconfiante e preparado para assumir a posição de liderança. Colocar-se em evidência pode ser algo complicado no cotidiano, mas é essencial para o bom andamento de uma companhia.
 

Pense nos Funcionários da Sua Empresa

 
Os empreendedores que descobrem a importância da atividade física para si mesmos devem pensar em formas de estender esses benefícios para os seus funcionários. Para que a organização tenha melhores resultados e se torne mais produtiva, é interessante oferecer aulas de ginástica laboral durante o expediente ou, então, flexibilidade de horários para que os colaboradores possam frequentar uma academia. A atividade física é essencial para que as pessoas se sintam melhor durante sua rotina e se tornem mais produtivas.
 
Você já pratica alguma atividade física? Sente que ela contribui para a melhora do seu perfil empreendedor? Deixe um comentário!