Entenda a importância da concorrência e como utilizá-la a seu favor

Entenda a importância da concorrência e como utilizá-la a seu favor

Na maioria das vezes o empreendedor vê a concorrência como um adversário, mas você já parou para pensar que o concorrente pode ser na verdade um aliado seu?

Construir um negócio próprio é uma caminhada bastante difícil que exige sacrifício, tempo, energia e é claro, dinheiro. Por conta disso, a ideia de que existe alguém lutando pelo mesmo mercado, porém com ideias que podem ser melhores que as suas, acaba causando certa ansiedade.

Nesse cenário competitivo, você deve estar se perguntando em como a concorrência pode ser um aliado, mas não se preocupe, acompanhe o texto comigo e entenda.

O que faz a concorrência ser importante?

 

Primeiramente vale mencionar que quando uma empresa afirma não ter concorrentes, é sinal de que o empreendedor não está atento ao mercado e às possíveis ameaças. Isso pode significar um mercado fraco, logo, o seu investimento não traz o resultado esperado.

Mesmo em momentos de crise a competição é acirrada. Mas não se preocupe, a concorrência de mercado é indício de que existe demanda, ou seja, de que tem gente querendo pagar pelo seu produto/serviço. Em virtude dessa competitividade, os empreendedores se tornam inovadores.

Sem competição os gestores não teriam que pensar diferentes formas de resolução nem em novas formas de vender. A concorrência reflete a qualidade do produto/serviço, visto que quando há concorrência, há também a busca pela excelência e quanto melhor o produto maior as vendas e assim eleva-se todo o padrão da empresa, fazendo com que o empreendedor a saia da sua zona de conforto.

Outro ponto que concorrência traz é a motivação. A competição impulsiona o empresário a buscar diferenciais que lhe deem vantagens, como por exemplo, um melhor atendimento ao cliente, ampliar os horizontes, melhorar a comunicação, procurar por novas tecnologias, novas ideias de marketing entre tantas outras variáveis. O que vale nesse momento é a criatividade do empreendedor ao buscar vantagens no mercado.

Use a concorrência a seu favor e não tenha medo da competição. Seja sábio colocando em prática novas maneiras de se pensar, como o que foi abordado acima. Passe a pensar de forma mais abrangente, observe o todo e faça com que o concorrente vire seu aliado. Você passará a se estressar muito menos e aumentará a produtividade da sua empresa, otimizando sua gestão.