Você sabe o que é inteligência emocional?

Você sabe o que é inteligência emocional?

Começar um negócio do zero requer que todo empreendedor tenha e desenvolva competências, habilidades e capacidades, que vão lhe ajudar a lidar com os mais variados tipos de situações que podem surgir ao longo da jornada. É necessário ser um bom líder e gestor para conduzir e motivar os colaboradores a lhe apoiarem na conquista dos bons resultados; saber se comunicar com maestria, para minimizar os possíveis gaps comunicacionais que possam surgir; ser um bom estrategista, para fazer com que a organização cresça constantemente, e assim por diante.
 
Ser criativo, inovador, resiliente, responsável, comprometido e persistente também vai contribuir bastante para que você mantenha suas emoções sob controle, caso a sua empresa tenha que enfrentar crises ou dificuldades com o passar do tempo. É nesse sentido que a inteligência emocional também vai lhe auxiliar, pois ela lhe ajudará a encontrar os recursos necessários em você mesmo para não sucumbir diante das adversidades e para que a sua organização e você desenvolvam um diferencial competitivo diante da concorrência.
 

O que é Inteligência Emocional

 
Segundo Daniel Goleman, psicólogo e autor de um dos primeiros livros a tratar sobre o assunto, a Inteligência Emocional é a “…capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”. Para ele, saber identificar e controlar as nossas emoções, de onde, como e porque elas surgem, nos diferenciará das pessoas à nossa volta.
 
Goleman dividiu a Inteligência Emocional em cinco categorias e são elas que vão tornar você um empreendedor mais preparado para lidar inteligentemente com os desafios do mercado em atua. Conheça cada uma a seguir.
 

Autoconhecimento Emocional

 
Trata-se de saber reconhecer as próprias emoções e sentimentos no momento em que eles são acionados internamente. Isso quer dizer que, quando você fica com raiva, triste, feliz ou chateado com algo ou alguém, por exemplo, consegue entender os motivos que o levaram a acionar aquele sentimento, buscando não se julgar por alguma atitude que tenha ocorrido no momento em que estas emoções surgiram.
 
A importância disso para o empreendedor é que ele passa a sofrer menos, pois se conhece melhor, se aceita mais e se pune menos quando tiver de tomar decisões importantes para o negócio.
 

Controle Emocional

 
Compreender a melhor forma de lidar com os próprios sentimentos e emoções, canalizando-os e adequando-os a cada situação ou experiência que acontece na vida, é fundamental para o empreendedor de sucesso. Isso porque você passa a entender como deve agir em determinadas situações, principalmente aquelas que lhe causarem mais estresse.
 
O controle emocional evita também que você perca tempo com alguma coisa ou com pessoas que consomem a sua energia e que despertam emoções negativas em você. A partir do momento que você entende como deve se comportar e quais sentimentos acionar ao longo do dia, passa a viver, trabalhar e conduzir seus negócios de forma ainda mais efetiva e evita descontroles e maus exemplos.
 

Automotivação

 
A habilidade de encontrar as emoções necessárias que o farão acordar todos os dias em busca do sonho de fazer o seu negócio ter ainda mais sucesso, é o que podemos chamar de automotivação. Quando você entende os sentimentos que precisa acionar para alcançar as metas e os objetivos propostos para que você e a sua empresa prosperem, você não descansa até conseguir, pois sabe exatamente os ganhos que vai obter em curto, médio e longo prazos.
 
A automotivação lhe faz lembrar constantemente que as suas conquistas, enquanto empreendedor, dependem mais de você do que de fatores externos.
 

Reconhecimento de emoções em outras pessoas

 
Quando você entende porque uma pessoa age de determinada forma ou de outra, você desenvolve formas e mecanismos para lidar com ela, aumentando também a empatia necessária para compreender seu universo.
 
Além disso, passa a aceitá-la, sem julgamentos, o que melhora ainda mais os relacionamentos interpessoais que você precisa desenvolver para ter um empreendimento bem-sucedido.
 

Habilidades em relacionamentos interpessoais

 
Saber se relacionar com as pessoas ao seu redor é uma das habilidades mais importantes para o empresário e empreendedor de sucesso. Mais do que técnica e conhecimento, você vai precisar compreender como cada um que cruza o seu caminho trabalha e funciona, para que, juntos, vocês alcancem os resultados positivos para a organização.
 
O empreendedor que se desenvolve neste sentido, trabalhando com a inteligência emocional com seus sócios, colaboradores, com os gestores que fazem parte da sua empresa, fornecedores e demais stakeholders, tem maiores chances de tornar o seu negócio ainda mais competitivo.
 
Antigamente, um indivíduo para ter sucesso na vida, precisava desenvolver habilidades matemáticas, de raciocínio lógico, cognitivas e espaciais, que lhe permitiam evoluir pessoal e profissionalmente. Hoje, isso ainda é importante, porém, uma pessoa precisa desenvolver também o seu Quociente Emocional (QE), que nada mais é do que a sua capacidade de avaliar, compreender, controlar as suas emoções e as emoções das pessoas ao seu redor, melhorando assim seu relacionamento interpessoal e consigo mesma.
 
Isso fez com que, desde os anos 90, a Inteligência Emocional no trabalho passasse a ser muito mais valorizada do que os conhecimentos técnicos e operacionais. Devido a isso, ela passou a ser tão importante para o sucesso também de todo tipo de empreendedor, pois faz com que este tenha um diferencial a oferecer a seus clientes, bem como seja ainda mais competitivo no mercado. Sendo assim, é fundamental que, tanto você, quanto seus colaboradores invistam no desenvolvimento de determinadas habilidades emocionais, a fim de se tornarem indivíduos e profissionais mais bem-sucedidos.
 
O que você achou das minhas dicas? Acredita que elas podem ajudá-lo a tornar o seu negócio ainda mais próspero? Então continue acompanhando meu Blog, pois todos os dias eu trago para você conteúdos novos sobre o mundo do empreendedorismo e para ajudá-lo a levar seu negócio para o próximo nível.