Conheça as lições de empreendedorismo de Paola Carosella

Conheça as lições de empreendedorismo de Paola Carosella

Quem acompanha o MasterChef, reality show de competição gastronômica, conhece a emblemática figura da chef Paola Carosella, com suas expressões tão enigmáticas quanto uma esfinge ela confunde muitos participantes. Além de ter um vasto conhecimento de gastronomia a jurada argentina também precisou desenvolver talento de empreendedora para se consolidar num meio extremamente competitivo.

As 7 lições de empreendedorismo de Paola Carosella

A frente de dois restaurantes, La Guapa e Arturito, a também jurada do MasterChef teve uma história repleta de altos e baixos em especial pela pouca experiência de gestão que tinha no começo da carreira. Ela já mencionou diversas vezes que fez dos seus erros lições para que pudesse chegar a esse momento da vida com um patrimônio sólido e um nome reconhecido em todo o Brasil e no exterior. Confira as 7 lições de empreendedorismo de Paola Carosella que listei.

1 – Trabalhe com algo que te desperte paixão

Muitas vezes no programa MasterChef, Paola Carosella, chamou a atenção dos participantes para a paixão que eles precisam ter ao cozinhar. Ela própria já falou do quanto seu amor pela profissão foi crucial para que se tornasse uma empresária de sucesso. Sendo assim a primeira lição da chef é que você deve seguir um caminho profissional que te inspire a extrair sempre o melhor de si mesmo.

2 – Seja criativo com o que tem a mão

A inspiração para se tornar chef veio da avó de Paola, descendente de italianos ela praticava a cozinha da fartura. Até hoje a chef gosta de preparar esse tipo de prato, contudo, quando começou a sua ‘paleta’ de ingredientes era limitada pelo pouco orçamento, mas em nenhum momento ela deixou que isso reduzisse a qualidade do resultado final.

Carosella soube ser criativa para com o pouco que tinha cativar uma clientela fiel. Se o seu negócio não tem tanto capital para investimento quanto a concorrência positivo começar a pensar em como as ferramentas que estão a sua mão podem ser usadas para construir a base da sua marca.

3 – Escolha bem seus sócios

Após ter passado os primeiros dez anos da carreira como estagiária e subordinada de outros chefs, Paola Carosella, decidiu abrir seu primeiro restaurante com um sócio. Porém, como houve problemas e a confiança foi quebrada o empreendimento acabou sendo um fracasso. Dessa passagem nada agradável de sua vida de empresária ela guardou a lição de escolher a dedo quem vai caminhar ao seu lado no mundo corporativo.

4 – Reconheça o seu valor

Num novo negócio com dois novos sócios, Paola, continuou vivendo momentos difíceis, dessa vez porque o empreendimento parecia não começar a dar lucros nunca. Com um restaurante a beira da falência ela decidiu que havia chegado o momento de mudar a sua forma de levar a vida e começou a estabelecer metas para o futuro fazendo autoavaliações constantemente.

Esse processo de comparar o presente com as metas estabelecidas ajudou a chef a perceber que ela era o ativo mais importante da companhia. Reconhecer o seu valor é o primeiro passo para superar a insegurança que pode se tornar uma trava para o sucesso.

5 – Esteja aberto para novas possibilidades

Quando foi convidada para ser jurada do MasterChef a cozinheira nem sabia do que se tratava porque não tem o hábito de assistir TV. Inicialmente ela ficou apreensiva por acreditar que seria um grande desafio que poderia tirar seu foco da cozinha, porém, analisando prós e contras ela concluiu que deveria investir nesse trabalho com que nunca nem havia sonhado. Atualmente, o programa tem um peso significativo na valorização da marca dos restaurantes de Paola além de ter aberto outros caminhos.

6 – Não tenha medo de tomar decisões

Chegar a um momento em que não tivesse medo de tomar decisões e assumir a responsabilidade delas levou algum tempo. Quando fala em palestras, Paola, destaca que passou muito tempo observando seu restaurante estagnado sabendo que deveria fazer alguma coisa para virar o jogo, mas sem ter a iniciativa de tomar uma decisão efetivamente. Com a compreensão de que nem sempre as oportunidades surgem ela passou a criar novas portas para que seu trabalho pudesse finalmente ser reconhecido. Como a argentina já aprendeu nada cai do céu para se tornar um sucesso é necessário trabalhar e batalhar muito.

7 – Faça tudo com excelência

Diversas vezes Paola se mostra irritada com os participantes do MasterChef por perceber que eles realizam suas tarefas culinárias sem cuidado e sem valorizar os ingredientes que tem a mão. Empresários de todos os setores podem e devem se inspirar no comportamento focado na excelência da chef, tudo o que você for fazer deve ser feito com empenho e dedicação. Somente buscando fazer o seu melhor será possível demonstrar todo o seu talento para quem está de fora.

Gostou das lições de empreendedorismo da chef Paola Carosella? Compartilhe em suas redes sociais!

 

Copyright: https://revistatrip.uol.com.br/