O vale do silício é uma fonte inesgotável de inspirações para empreendedores

O vale do silício é uma fonte inesgotável de inspirações para empreendedores

 

A região chamada de Vale do Silício, nos Estados Unidos, é a mais famosa do planeta em desenvolvimento de novos produtos e empresas do ramo de tecnologia. Grandes corporações, como Google, Yahoo, Netflix e Facebook, nasceram nesse local que oferece condições propícias para que novos empreendimentos cresçam exponencialmente. Um ambiente que vive e respira empreendedorismo tem muito a ensinar para pequenas e médias organizações.

Conhecendo o Vale do Silício

O primeiro ponto a esclarecer diz respeito ao local onde fica o Vale do Silício, a faixa de cerca de 60 km se estende pelo sul de San Francisco até o sul de San Jose. A região conta com cidades pequenas – como Palo Alto, Los Gatos, Milpitas, Los Altos, Redwood City, entre outras – em que todo o cotidiano gira em torno do desenvolvimento empresarial de novos negócios, especialmente aqueles do setor de tecnologia.

O início do desenvolvimento do Vale do Silício se deu a partir de 1950, quando o mundo ainda vivia a incerteza deixada pela Segunda Guerra Mundial e o começo da Guerra Fria. Nesse momento tão delicado, era crucial ter o desenvolvimento de novas tecnologias e, por isso, cada vez mais organizações foram sendo alocadas na região.

Alguns historiadores associam o início das atividades do local ao ano de 1906 e ao desenvolvimento do rádio, uma vez que muitos engenheiros de comunicação faziam testes por lá. Uma das principais vantagens do Vale do Silício é a abundância de matéria-prima para o desenvolvimento de produtos tecnológicos.

Quais as Lições do Vale do Silício Para Pequenas e Médias Empresas?

Muitas das companhias que hoje fazem parte do nosso dia a dia nasceram no Vale do Silício, como a HP, Twitter, Evernote, eBay, entre tantas outras. O sucesso obtido por tantas organizações se deve a mais do que apenas condições ambientais favoráveis, existem alguns padrões e metodologias que podem ser transportados para o cotidiano de empresas de menor porte. Pensando nisso, listei algumas das principais lições que podem mudar a sua forma de administrar seu empreendimento.

Lição: Descubra as oportunidades do mercado

Quando se observa o que grande parte das organizações do Vale do Silício tem em comum, se percebe que foi realizado um trabalho de identificação de oportunidades. O empreendedor primeiro encontrou um problema que precisava ser solucionado para só então desenvolver seu produto/serviço. Muitos pequenos e médios negócios fecham prematuramente porque suas soluções têm que ser encaixadas na vida dos consumidores, não sendo uma resposta para um questionamento que já estava lá.

Lição: Testes são fundamentais

Uma prática muito usual dentre as companhias do Vale do Silício é a de realizar testes com protótipos. Basicamente, as organizações desenvolvem produtos específicos para testar junto ao seu público-alvo, pois essa é a forma mais assertiva de identificar os pontos que podem ser melhorados antes do início da produção massiva. Com um bom planejamento, esse tipo de teste não gera um custo alto para a empresa e pode ser o fator diferencial para o seu sucesso no mercado.

Lição: Desenvolva um bom networking

A rede de contatos (networking) é um diferencial para pequenas e médias organizações que estão tentando aumentar a sua participação no mercado. No Vale do Silício, há grande difusão de trocas entre desenvolvedores e também investidores interessados em novos negócios. Quem está tentando se inserir no mercado empreendedor não pode deixar as oportunidades de contato passarem, visitar feiras, frequentar palestras, distribuir o seu cartão faz toda a diferença para ter uma rede de contatos mais poderosa.

Lição: A união faz a força

Boa parte dos empreendedores do Vale do Silício chegou ao sucesso por compreender que o mais importante é oferecer a melhor solução possível e que em alguns casos isso significa se unir ao seu potencial concorrente. Se duas companhias estão desenvolvendo a solução para o mesmo problema e ambas têm dificuldades para chegar ao produto final, por que não se unir e trocar seus conhecimentos? A partir dessa fusão de expertises se tem um produto melhor para o consumidor e com mais chances de sucesso no mercado.

Lição: Esteja pronto para romper com o pré-estabelecido

Várias companhias que nasceram no Vale do Silício romperam com a lógica de mercado pré-estabelecida. Gestores de pequenas e médias empresas devem investir em inovações. As menores mudanças propostas por seu produto ou serviço podem ser determinantes para conquistar um lugar de destaque, podendo, inclusive, competir de igual para igual com as gigantes do seu setor.

Lição: Fique atento a tudo que acontece ao seu redor

Os empreendedores do Vale do Silício desenvolvem produtos e serviços inovadores que têm como base a tecnologia e, por isso mesmo, precisam estar em constante alerta sobre tudo o que de diferente acontece ao seu redor. Vivendo na era da comunicação, é imprescindível que se esteja o tempo todo conectado e a par das novidades.

O que você achou das lições que podem ser aprendidas através do universo empreendedor do Vale do Silício? Deixe o seu comentário!

Copyright:     79475350 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pincasso