Entenda como o Marketing Multinível se encaixa no mercado consumidor

Entenda como o Marketing Multinível se encaixa no mercado consumidor

Nos últimos anos, o conceito de Marketing Multinível tem se fortalecido dentre os empreendedores que buscam oportunidades para se consolidar no mercado por meio de uma estratégia ousada, mas com um pouco mais de segurança. Conhecido também pela sigla MMN ou Marketing de Rede, o Multinível enfrenta como maior desafio ser corretamente diferenciado do esquema de Pirâmide, que já levou muitas pessoas à falência.

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O Que é Marketing Multinível?

O primeiro ponto que deve ficar claro é que o Marketing Multinível é perfeitamente legal e consiste num modelo de negócio legítimo. Basicamente, se trata de um tipo de negócio em que os lucros são obtidos através da venda direta de produtos ou, então, por meio de comissões sobre o trabalho de novos membros da equipe.

Nos Estados Unidos, esse modelo de negócio tem se tornado cada vez mais popular pelo fato de proporcionar ganhos elevados com base num investimento relativamente baixo, em muitos casos, com custo zero. Ressalto que quando o empreendedor trabalha com seriedade e dedicação, tem grandes chances de ser bem-sucedido com lucros relevantes. O grande diferencial do MMN está em utilizar o bom e velho “boca a boca” para fidelizar e conquistar clientes. São os representantes que constroem a imagem da marca.

Qual a Diferença Entre MMN e Esquema de Pirâmide?

Muito tem se falado nos últimos anos sobre esquemas piramidais, em que apenas os primeiros membros de um negócio obtinham lucro enquanto os demais ficavam endividados e, em diversos casos, eram levados à falência. A principal diferença entre o esquema de pirâmide e o MMN está no fato de que os produtos ou serviços do primeiro não têm valor comercial real ou simplesmente não existem.

Num esquema piramidal, o objetivo dos fundadores é meramente lucrar a partir dos novos membros, não existindo um trabalho correto no que concerne ao desenvolvimento de marca. Uma dica para quem está procurando uma oportunidade de negócio de marketing multinível é verificar se a companhia em questão está devidamente cadastrada junto a ABEVD (Associação Brasileira de Vendas Diretas), que desde 1980 trabalha para a regulamentação da venda direta.

Como o Marketing Multinível Se Encaixa no Mercado Empreendedor

Agora que você já entendeu do que se trata o Marketing Multinível e sua diferença com o ilegal esquema de pirâmide, vai gostar de conferir os tópicos que organizei em lista de como esse modelo de negócio se encaixa no conceito de empreendedorismo.

Somente trabalho e dedicação dão lucros

Fazer parte de uma organização de marketing multinível, assim como ter um negócio próprio, exige do indivíduo muitas horas de trabalho e extrema dedicação. Somente com assertividade em suas atividades é possível observar os frutos. Mesmo quando a marca de MMN já está fortalecida no mercado, é necessário manter um atendimento de nível excelente e organização impecável.

Sem chefe e com uma equipe para motivar

Muitas pessoas têm o desejo de abrir um negócio próprio pela esperança de não ter um chefe para solicitar intermináveis relatórios e não precisar prestar contas a ninguém. Contudo, embora o empreendedor – seja de marketing de rede ou outro modelo – não tenha um chefe a quem responder, tem grande responsabilidade. Aprender a cobrar de si mesmo a seriedade no trabalho é fundamental para ser bem-sucedido. Temos a tendência a aceitar mais eventuais falhas, o que pode prejudicar a empresa a longo prazo.

Para quem está focando no trabalho de marketing multinível, preciso ainda fazer mais um adendo, apesar de não haver funcionários sob a sua responsabilidade, ainda há a equipe de quem se junta à organização a partir de você e te enxerga como a referência. Lembre-se que quanto melhor forem os resultados da sua equipe, melhores serão os seus lucros, por isso, mantenha a motivação.

Nada de estoque

Uma das grandes dificuldades de quem inicia um negócio próprio está em encontrar a lógica mais assertiva para a gestão do estoque, ter muitos produtos armazenados não é bom, mas ainda pior é não ter um item solicitado pelo consumidor, perdendo vendas potenciais. O MMN propicia a oportunidade de vender sem, necessariamente, montar um estoque, pois se pode vender por catálogo ou online, repassando o pedido para a matriz da companhia. A agilidade dos meios de transporte tem tornado as entregas mais rápidas.

Caminho paralelo

Quantas pessoas você conhece que desejam ter um negócio para chamar de seu, mas que não investem nesse sonho por que têm medo de perder a estabilidade do seu emprego formal? Essa é uma das grandes vantagens do marketing multinível para quem deseja empreender sem deixar de lado suas atividades formais.

Com horários flexíveis e a possibilidade de encarar esse trabalho apenas como uma renda extra, não é necessário deixar seu emprego. Saiba, contudo, que muitos indivíduos, ao observar o sucesso dessas atividades, deixam seus trabalhos formais para seguir com o marketing de rede.

Gostou de conhecer mais sobre o Marketing Multinível? Deixe seus comentários abaixo!

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