Com o Modelo PPR as pessoas e os processos são valorizados e trabalham juntos

Com o Modelo PPR as pessoas e os processos são valorizados e trabalham juntos

Ao longo de minha trajetória como empreendedor, empresário e, dono de uma empresa com mais de 150 colaboradores, tive que entender rapidamente que sem um modelo de gestão que orientasse as minhas ações como líder, o meu negócio dificilmente chegaria ao próximo nível.  Foi ai que eu comecei a aplicar o Modelo PPR e, graças a isso, os meus resultados cresceram drasticamente em todos os sentidos. (Leia até final e descubra como ele ajudou minha empresa crescer mais de 400% ao ano).

O Modelo de Gestão PPR consiste em unir Pessoas Engajadas a Processos Inteligentes de modo que isso leve aos Resultados planejados. No universo de um empreendimento, quando pensamos que temos que lidar com contabilidade, vendas, fornecedores, marketing, contratação, planejamento estratégico, por exemplo; o PPR parece soar como uma demanda a parte, mas não, ele é, na verdade, a base de todas estas ações e dos resultados do seu negócio.

 

O P dos Processos (Inteligentes)

MaximP/Shutterstock Processos organizados garantem resultados mais efetivos

Para entender melhor a sua importância, imagine que você precisa contratar um novo funcionário. Sem processos claros, você torna a seleção ineficiente, pois nem sabe; ao certo, quais serão as funções, salário e cargo do colaborador. Com processos e diretrizes bem definidas, você pode contar, por exemplo, com um job description, que é um importante documento de descrição do trabalho, que lhe permite contratar o profissional certo para o cargo certo.

Eu não valorizava nada disso e, confesso que antes achava pura perda de tempo seguir estes procedimentos, mas depois que entendi que na verdade os processos ajudavam a otimizar as tarefas, o tempo de execução das demandas e, especialmente, a reduzir uma série de custos, os incorporei de vez às rotinas de toda empresa. Hoje o IBC tem inclusive a certificação ISO 9001.

O processo entra exatamente para organizar as rotinas do colaborador e da instituição, torná-las mais claros e eficientes; definir melhor as diretrizes e políticas da qualidade; incorporar a cultura e os valores da empresa ao seu ambiente de trabalho e também para avaliar seu desempenho. Por isso mesmo, os processos devem ser pensados em primeiro lugar, uma vez que não adianta ter excelentes profissionais se os seus sistemas são ineficazes ou mesmo inexistentes.

O P de Pessoas (Engajadas)

Wakebreakmedia/Shutterstock Profissionais engajados, que desfrutam de processos estruturados, são o diferencial das empresas de sucesso!

Jorge Paulo Lemann, um dos empresários mais ricos do mundo, sempre diz que um dos pilares da gestão de suas empresas é contratar e formar “gente boa”, ou seja, atrair e reter os melhores profissionais do mercado e fazê-los trabalhar em prol do crescimento do seu negócio. Portanto, não adianta também ter processos muito bem estruturados, se você não tem pessoas capacitadas e treinadas para executá-los com maestria.

O que precisamos, como afirma Abílio Diniz, outro grande empresário brasileiro é de “Gente comprometida com gente e que trabalhe para gente”. Para isso é preciso criar um ambiente de trabalho que favoreça o desenvolvimento dos seus colaboradores, com lideranças inspiradoras, processos claros e desafios compatíveis com suas aspirações e potencial.

Quando os profissionais sentem que estão num local que atende suas necessidades, onde são reconhecidos e têm a oportunidade de crescer na carreira, sua produtividade, satisfação e engajamento é mil vezes maior do que quando apenas vão para o trabalho para cumprir o expediente e garantir um salário no final do mês. Pessoas engajadas dão o seu melhor porque têm um propósito realmente alinhado à missão da empresa.

Isso não deve ter preço, mas sim um grande valor para o empresário que deseja ver sua instituição alcançar patamares cada vez maiores e conquistar o topo em seu mercado. Portanto, valorize seu capital humano e invista nas pessoas da sua organização.

O R de Resultados

ESB Professional/Shutterstock Processos Inteligentes + Pessoas Engajadas = Grandes Resultados

A somatória de Processos Inteligentes e Pessoas Engajadas não poderia ser outra – Resultados, e acredite: isso é tudo que sua empresa precisa para chegar onde deseja. O Modelo PPR é, portanto, uma ferramenta que te permite tomar decisões mais assertivas, fazer melhores investimentos, resolver problemas, ajustar os pontos e atingir os objetivos e superar as metas. Quando estes dois fundamentos se unem à competência e qualidade, a empresa cresce em todos os sentidos e todos os stakeholders (donos, líderes, colaboradores, parceiros, sócios e clientes) ganham também.

Deste modo, fica mais simples compreender que, quando a sua empresa tem determinado problema, a razão ou são os processos ou as pessoas ou mesmo os dois. Para resolvê-lo, é essencial identificar a fonte da falha e tratar a questão o quanto antes. Se for um processo que está mal configurado, corrija. Se for uma pessoa que está mal preparada, treine. Se, porém, tanto os processos como as pessoas estiverem ineficientes, mude os processos e mude as pessoas também. Não tenha medo de tomar decisões e fazer o que é melhor para o seu negócio!

Como o PPR Levou Minha Empresa Para o Próximo Nível!

 

Por fim, quero revelar que o que fez minha empresa dar um grande salto nos quesitos gestão, competitividade e lucratividade, não foi altos investimentos financeiros, mas sim a mudança de mindset dos sócios, ao qual eu me incluo. Antes de mexer no bolso, aprendemos que era preciso mexer na cabeça, o que nos permitiu implantar os processos e mudar a forma de administrar o IBC.

Antes, cada um fazia o trabalho de um jeito, os departamentos falavam línguas diferentes; o que prejudicava demais o resultado final. Como reflexo disso, havia muito retrabalho; perda de tempo; dinheiro; improdutividade; atritos constantes e insatisfação dos gestores e equipes. Conforme implantamos os processos e as políticas da qualidade, organizamos as rotinas de trabalho e aumentamos a eficiência de todos os departamentos.

Sair de zero processo para o processo total trouxe inúmeros benefícios, um deles é exatamente no que tange a contratação de novos colaboradores. No início e, sem nenhuma experiência, eu mesmo era quem fazia as seleções, hoje temos um roteiro bem definido e o departamento de Recursos Humanos é o responsável pelos recrutamentos. Além de otimizar o tempo, este novo sistema nos ajudou a contratar excelentes profissionais e reter inúmeros talentos.

E se hoje somos uma empresa de sucesso, reconhecida dentro de fora do Brasil, com faturamento multimilionário é porque entendemos a importância de implantar uma nova forma de pensar e administrar nosso negócio. O Modelo PPR é o direcionador do nosso trabalho e um divisor de águas importante em nossa trajetória. E se já construímos muito, agora podemos muito mais!

Se você busca esta mesma eficiência, pare agora e examine cuidadosamente seus problemas atuais e veja como a falta de estruturação está afetando o crescimento do seu negócio. Experimente fazer uma nova gestão, abra sua mente e lembre-se: tudo que você precisa é de Processos Inteligentes + Pessoas Engajadas. Os Resultados serão uma consequência natural da sua mudança de mindset e de suas ações. Sintonize-se com o PPR e sucesso!