O que nos motiva como empreendedores?

O que nos motiva como empreendedores?

A motivação empreendedora é a base para o engajamento e realização do sonho de ter um negócio próprio. Estar à frente de uma empresa não é nada fácil, todos os dias novas demandas surgem e exigem que o empresário renove sua crença em sua capacidade. A falta de motivação é um dos fatores preponderantes para que companhias que tinham tudo para se dar bem no mercado fechem antes de completar cinco anos.

O Que é a Motivação Empreendedora? Posso Desenvolvê-la?

Estar motivado é mais do que pensar positivo diante das situações mais complicadas do dia a dia, é um comportamento compreensivo consigo mesmo encontrando nos erros o aprendizado para novos acertos. No âmbito empreendedor, a motivação, adquire novos contornos, passa a ser a linha-guia de ações comprometidas com o sucesso da empresa.

Quem trabalha para uma organização geralmente se motiva a levantar todos os dias porque precisa do salário, já o empreendedor comparece todos os dias ao seu batente na busca do fortalecimento de um sonho pessoal. Algo importante de destacar é que quanto mais se gosta do negócio que se tem mais motivação é possível desenvolver. Nada melhor do que mesmo num dia difícil se sentir realizado por estar entregando ao mercado o que se pode fazer de melhor.

Como Desenvolver a Motivação Empreendedora?

Agora que já expliquei do que se trata essa motivação chegou o momento de te ajudar a desenvolvê-la. A seguir listei algumas dicas práticas para ser um empreendedor mais motivado em seu cotidiano, os reflexos positivos poderão ser observados rapidamente através do crescimento da sua organização.

– Valorize o seu trabalho

Dificilmente você se comprometerá e se sentirá com vontade de sair da sua cama para fazer algo a que não atribui valor. Sendo assim o primeiro passo para desenvolver a chamada motivação empreendedora é dar valor a aquilo que se faz em seu negócio. Considere o quanto foi complicado chegar no ponto em que se está, quantos obstáculos já foram transpostos e a satisfação que seus clientes sentem com seus produtos ou serviços.

– Trabalhe sempre para melhorar

A base da motivação é estar sempre perseguindo um objetivo de melhoria, isto é, encontrar algo que se pode fazer com mais qualidade e assertividade. Quanto mais interesse e dedicação você tiver para com seus produtos ou serviços melhor posicionados eles estarão, pois sua empresa conseguirá estar a frente dos concorrentes. Trabalhar com gosto e vontade é essencial para se reinventar constantemente e te ajudar a se sentir motivado a continuar no seu caminho.

– Estude as possibilidades do mercado

Além de melhorar aquilo que já se oferece é essencial considerar a possibilidade de criar novas linhas e seguir por outros caminhos. Em certos momentos mesmo produtos e serviços bem sucedidos podem apresentar queda de interesse dos consumidores sendo relevante contar com outras possibilidades. Grandes ideias surgem desse olhar diferenciado para o mercado e podem resultar em ainda mais motivação para continuar crescendo.

– Estabeleça metas possíveis de cumprir

Empreender tem muito a ver com realizar e uma forma de mensurar o quanto se está realizando é através do estabelecimento e cumprimento de metas. Contudo, é nesse momento de estabelecer as metas que alguns empresários acabam se desmotivando, pois estabelecem objetivos impossíveis de alcançar, isso gera uma grande frustração.

Quando estiver colocando na ponta do lápis as metas para a sua companhia identifique se são realmente possíveis e em quanto tempo elas deverão se concretizar. A relação de prazo com a possibilidade de realização é fundamental para se chegar a uma lista fácil de cumprir.

– Troque experiências

Parte da motivação empreendedora virá da troca de experiências com outros empreendedores que assim como você estão todos os dias enfrentando os grandes desafios do mercado buscando uma posição bem consolidada. Converse sobre a sua vivência e escute como outras pessoas têm resolvido os mesmos dilemas. Quanto mais ampliar seu leque mais se sentirá motivado a buscar prosperidade.

– Motive seus colaboradores

Para que um empreendimento seja bem sucedido é fundamental que conte com colaboradores preparados para resolver as demandas dos consumidores e construir uma imagem positiva para a marca. Somente pagar o salário no final do mês não fará com que seus funcionários trabalhem com o máximo de energia que podem investir na atividade, a motivação deles nasce da motivação do gestor assim como da criação de um ambiente organizacional saudável. Faça da sua companhia um lugar em que as pessoas se sentem bem de maneira que tenha a realização delas para te ajudar a crescer.

Motivação é Crucial Para Crescer

Ter motivação empreendedora para fazer com que seu negócio se torne todos os dias melhor é o que fará com que sua marca seja uma das preferidas pelos consumidores. A motivação está em pequenas atitudes e no entendimento de que cada ação fará com que o seu sonho se torne maior e mais realizado.

Você identifica a motivação empreendedora em seu dia a dia? Deixe seus comentários!

Créditos Imagem:   Por skyNext – ID da foto stock livre de direitos: 509087437