Crédito: Freepik

Crédito: Freepik

Hoje vamos abordar um cenário muito comum no mundo dos negócios: uma empresa falir antes dos cinco anos de vida no Brasil. São cerca de 70% dos empreendimentos abertos que não dão certo. Uma estatística alta e que pode assustar quem está começando, mas com as minhas dicas e a sua perseverança, você conseguirá levar sua empresa para o próximo nível.

– Assista esse conteúdo em formato de vídeo aqui.

 

Temos que admitir que uma empresa é o reflexo do seu empreendedor, logo, quando ela não aguenta é porque o mesmo está acontecendo com o seu dono. O principal motivo de tantos negócios não emplacarem é a falta de competência do empreendedor.

Quando ele não consegue reunir todos os requisitos necessários para ser empreendedor, quando seu foco não está alinhado com o que se deve cumprir para chegar num outro nível de sucesso, isso acontece. E basicamente são 7 pilares que um dono de empresa precisa olhar na hora que estiver montando seu negócio.

Por onde começar?

O brasileiro tem uma ideia, uma paixão, uma vontade e então ele resolve empreender sem o mínimo de preparo e informação. Sem capacitação, esse dono de empresa não conseguirá acelerar os resultados do seu possível negócio, ele não terá capacidade nem de começar a enxergá-los. Faz parte do nosso sangue empreendedor agira rápido, pegar e fazer. Mas vamos com atenção! Independentemente do nível e do status do seu negócio, suas próprias capacidades de liderança, de lidar com processos, com clientes. Porque dependendo da profissão, existe toda uma faculdade, um preparo e muitas vezes o empreendedor não faz a mínima ideia de como é coordenar esse processo administrativo.

A empresa é o reflexo do dono

O seu negócio é o seu espelho, é um reflexo. Se o dono tem essa habilidade de ser organizado, alavancar vendas e inovar constantemente, a empresa vai absorver todas essas características. Se quiser mudar a empresa, mude você! Porque, você empreendedor, não pode ficar o dia todo imerso em contratempos cotidianos, no dia a dia do funcionamento do negócio e esquecer de empreender. Mesmo você já sabendo como eliminar possíveis problemas em sua empresa, um negócio só cresce se tiver um líder que preste atenção a isso. Um empreendimento experimenta saltos quando você percebe lacunas que, no dia a dia, não são percebidos sem uma devida capacitação. É necessário muito estudo e aprendizado todos os dias para entender o que é ser dono da própria empresa.

O que achou dessas dicas? Você tinha ideia de quer seria tão desafiador se tornar proprietário do seu negócio? Então, vamos compartilhar essas ideias com outros amigos que também querem entrar na vida de empreendedor. Use as redes sociais para marcar líderes e comente conosco como você tem se preparado para se tornar dono.