Saiba mais sobre as tendências para negócios do futuro

Saiba mais sobre as tendências para negócios do futuro

Quem deseja empreender sabe o quanto é importante conhecer as tendências de negócios do futuro para se estabelecer num segmento que tenha mais chances de sucesso a curto, médio e longo prazo. Há uma série de possibilidades de empreendimentos que podem se mostrar bastante lucrativos e interessantes para quem está querendo se consolidar numa posição de destaque junto ao público consumidor do amanhã.

Conheça as Principais Tendências de Negócios do Futuro

Quando me refiro a futuro não estou pensando em tanto tempo adiante, os negócios que apresentarei a seguir podem ser excelentes apostas para o momento presente. Então que tal começar a conhecê-los melhor?

– Negócios colaborativos

Quantas vezes você ouviu falar sobre economia colaborativa nos últimos anos? Saiba que essa tendência tende a se solidificar ainda mais sendo um bom caminho para novos empreendedores. Basicamente esses negócios se baseiam na ideia de que melhor do que ter é dividir. O exemplo mais difundido atualmente é certamente a Uber que se tornou a maior companhia de mobilidade sem contar com um só carro em sua frota.

Contudo, nesse segmento há espaço para empreendimentos de menor porte como organizações de compartilhamento de roupas ou mesmo de ferramentas para consertos em casa. Comece a pensar em que tipo de recursos você poderia dividir com outras pessoas dando início a um impulso de economia em que a divisão é a base para a lucratividade.

– Aluguel de energia solar

A sustentabilidade é uma das principais tendências quando se trata de negócios com grandes chances de sucesso num futuro próximo. Pequenos empreendedores têm obtido bons lucros com o arrendamento de energia solar. Empresas maiores como supermercados, por exemplo, têm demonstrado interesse na locação desse tipo de energia que lhes ajudará a incorporar vantagens como incentivos e redução de impostos. Aliás, destaco que o mercado B2B é um dos que mais irá se fortalecer, companhias que trabalham ajudando outras representam as mais potencialmente lucrativas.

– Fintechs (Startups de finanças)

As chamadas fintechs são startups voltadas para o mercado financeiro que se destacam por terem menos burocracia na oferta de crédito para o cliente final. Uma das companhias desse setor que pode ser usada como exemplo é a Nubank que tem crescido de tal forma que se destacou até mesmo diante do Banco Central. O setor financeiro ainda tem muitas lacunas que podem ser preenchidas por negócios que tenham base virtual. Para quem está considerando seguir as principais tendências de negócios do futuro vale a pena se informar mais sobre as fintechs.

– Uso da tecnologia para a oferta de experiências

Comprar produtos e serviços é algo que cada vez mais precisa ser transformado numa experiência para os consumidores. Ao utilizar ferramentas de big data para reunir o máximo de dados disponíveis a respeito dos potenciais compradores as companhias do futuro poderão estabelecer a oferta de experiências que transformem o momento de fechamento de negócios.

Um exemplo que pode tornar esse modelo de negócios mais claro é o do mercado imobiliário. Várias empresas têm criado aplicativos que permitem monitorar imóveis de acordo com todos os desejos e particularidades dos seus consumidores. Dessa forma as visitas e a possível aquisição de um imóvel se tornam personalizadas. Os clientes se sentem valorizados quando entendem que recebem serviços e produtos especialmente para pensados para eles.

– Tecnologias para fortalecer setores que já estão em alta

Setores como o de varejo ou de agronegócio podem ter sua capacidade de lucratividade potencializada com o auxílio da tecnologia. O desenvolvimento de aplicativos que impulsionem esses empreendimentos ou mesmo a utilização da tecnologia para a resolução de problemas é uma forma de aproveitar o sucesso de setores que já têm bons resultados. Então que tal apostar nessa tendência de negócios para conquistar um espaço para chamar de seu no mercado?

– Serviços complementares

Um dos segmentos que mais tem crescido é o de oferta de serviços complementares, a adição de valor a serviços que já eram prestados. Desenvolvedores de software, por exemplo, podem passar a trabalhar com a instalação dos programas em empresas ao invés de simplesmente desenvolver as plataformas. O segredo para se estabelecer no mercado é pensar em como fazer com que a sua expertise seja convertida em possibilidades de negócios. O conhecimento é o principal negócio que poderá ser oferecido no futuro.

– Inteligência artificial

Os recursos de inteligência artificial estão cada vez mais difundidos como tendência de empreendimento e prometem se manter em alta nos próximos anos. A customização de produtos e serviços por meio da utilização de ferramentas de inteligência artificial é uma possibilidade para quem deseja crescer exponencialmente nos próximos anos. Lembrando que essa tendência é válida tanto no modelo B2C como no modelo B2B, no futuro terão destaque os empreendedores que conseguirem estabelecer maneiras inteligentes de utilizar os recursos tecnológicos aos quais têm acesso.

Gostou de conhecer melhor as tendências de negócios do futuro? Deixe seus comentários a respeito abaixo!

Saiba mais sobre empreendedorismo e tendências para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!