Insights e suas relações com o empreendedorismo

Insights e suas relações com o empreendedorismo

Saber o que é insight e qual a sua relevância para quem decidiu seguir pelo caminho do empreendedorismo é essencial para acessar as suas melhores ideias rumo ao sucesso no mercado. Os empreendedores, além de coragem para enfrentar todos os desafios que se apresentam em seu caminho, precisam ter muita criatividade para resolver os seus problemas satisfatoriamente.

O Que é Insight?

Lembra quando você assistia a desenhos animados e de repente surgia uma lâmpada sobre a cabeça de um dos personagens indicando que ele teve uma ideia? O conceito de insight se refere ao momento em que um indivíduo tem a súbita compreensão de algum tema ou situação. É fundamental esclarecer que o insight não é um clique mágico que irá aparecer de um momento para outro, na verdade é o resultado da maturação do seu subconsciente que reuniu uma série de questões de que tinha prévio conhecimento.

Quando temos algum problema para resolver é natural ficar longos períodos pensando a respeito, repassando tudo o que sabemos e as possibilidades que temos. Geralmente, não é nesse momento que surgem as ideias mais brilhantes, porém, é uma etapa relevante. Somente com esse arcabouço de conhecimento se tem as ferramentas para chegar a iluminação do insight, o momento em que nosso cérebro parece ter deixado de trabalhar na questão, mas que na verdade estava buscando a resposta.

Insight no Contexto do Empreendedorismo

A palavra da língua inglesa que significa compreensão súbita de algo ou discernimento é muito utilizada no contexto de empreendedorismo atualmente. É comum ouvir empreendedores dizendo o quanto precisam de um bom insight ou que assistir a uma palestra lhes despertou vários insights. Ter ideias que têm a capacidade de resolver problemas de mercado é crucial para quem deseja ter um negócio consolidado.

Sendo assim o chamado insight é o segredo de muitas empresas que vem se tornando mais competitivas ao longo das últimas décadas. O novo ritmo do mundo dos negócios, ditado pela velocidade espantosa que a conectividade nos trouxe, tornou premente ter boas ideias com mais rapidez e proficuidade. Antes um empresário que tivesse um bom insight poderia viver dele por um longo período, sua ideia teria um tempo de vida longo e lucrativo.

Hoje em dia, os consumidores dotados de mais poder e informação fizeram com que se tornasse crucial ter bons insights em ciclos mais curtos. Um produto ou serviço que atualmente é líder em seu segmento pode ficar obsoleto em poucos anos ou até meses devido ao nascimento de mais ideias disruptivas.  O mercado exige que os empreendedores tenham mais e melhores insights.

Dicas de Como Ter Bons Insights

A seguir vou te dar algumas dicas para conseguir preparar a sua mente para a produção de mais e melhores insights. Contudo, já alerto que cada pessoa tem seu próprio ritmo para o desenvolvimento de boas ideias assim como algumas estratégias que funcionam para um indivíduo podem não funcionar necessariamente para outro.

– Reflita mais sobre a vida

Pode parecer estranho, mas saiba que a melhor maneira de chegar a um insight para um problema é deixar de pensar sobre ele. Na verdade deixamos de pensar conscientemente no problema, mas no inconsciente ainda estamos trabalhando para chegar a uma solução satisfatória. Esse é o motor para a produção de boas ideias, tire momentos para pensar na vida e em outros temas que não exijam tanto do seu cérebro, quando menos esperar uma boa ideia irá surgir.

– Pense em formas de tornar seu tempo melhor aproveitado

Estimular seu cérebro a encontrar soluções para pequenas questões cotidianas é uma forma de torná-lo mais preparado para ter insights. A dica é passar a observar com mais critério o seu dia a dia encontrando pontos que possam ser transformados para tornar sua rotina mais produtiva e criativa. Isso ajudará a organizar a sua agenda e colocar sua cabeça para trabalhar com mais assertividade.

– Avalie criticamente as suas ideias

Após ter um insight é necessário fazer uma avaliação crítica do mesmo, coloque no papel quais são os prós e os contras. Determine se é a melhor solução para a demanda em questão. Aprenda a não ficar com a primeira ideia que aparece, pois não necessariamente ela é a melhor que você poderá ter. Muita gente perde a chance de fazer coisas inovadoras por parar na primeira ideia que teve, ela pode ser apenas um trampolim para algo maior e mais significativo.

– Faça um planejamento para colocar a ideia em prática

Para que seu insight seja válido estabeleça um planejamento para colocá-lo em prática, enquanto pensa nos detalhes será mais fácil inclusive ter novas ideias provenientes da original. Lembre-se também que o planejamento contribuirá para tornar sua ideia mais fácil de apresentar para potenciais investidores, saber ‘vender’ seu peixe é importante.

Gostou de saber o que é insight e como ter mais ideias criativas em seu dia a dia? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

Créditos da Imagem: Por Alfa Photo – ID da foto stock livre de direitos: 1023559927