Siga os ensinamentos de Peter Drucker em sua carreira e empresa

Siga os ensinamentos de Peter Drucker em sua carreira e empresa

O escritor, consultor administrativo e professor, Peter Drucker é considerado o pai da administração moderna, graças a todas as contribuições que fez a esta ciência durante seus anos de pesquisa. Além de escrever livros e artigos sobre métodos que garantiriam uma melhor organização das empresas, ele também foi um mentor de grandes organizações e fez inúmeras teorias sobre o trabalho de todos os envolvidos num grande negócio.
 
Um dos destaques sobre suas contribuições é a respeito das pessoas. Para ele, as organizações precisam ser mais humanas e devem usar os conhecimentos e informações que somente esses colaboradores têm do seu trabalho. Ele ainda defendia que é o cliente quem define o rumo da empresa e o lucro é apenas uma validação de um negócio bem feito.
 

Ensinamentos importantes de Peter Drucker

 
Os ensinamentos do administrador austríaco podem ser aplicados até hoje na gestão das empresas, afinal, além de atemporais, eles resolvem inúmeras questões que sempre estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento dos negócios.
 
Um exemplo é a teoria dos pontos sobre a negociação de um produto. Drucker diz em seus livros que quando acontecer um combo de certezas como: a de encontrar o cliente, ter um produto com preço acessível, ter uma boa distribuição e este ser um momento oportuno, tudo se encaixa e garante o sucesso do negócio. Vê como isso é muito básico dentro da administração? E ainda existem empresas que não conseguem entender os passos necessários para uma boa venda!
 
Outra grande premissa de Peter é considerar o trabalhador como o responsável pela eficiência do seu negócio, uma vez que defende que quanto mais treinados e capacitados estiverem os seus colaboradores, mais líderes se formam com habilidades de gestão e crescimento. Boa, né?
 
Quando Peter Drucker falava sobre gestão moderna, seu principal pilar era a disciplina. Com isso, a sua empresa não se limita a atuar somente através de conceitos sociais e sim com ensinamentos que vinham da filosofia, economia, história. Isso transforma a sua visão de negócio e te deixa cada vez mais preparado para entender o mercado no qual está inserido.
 

Termos específicos

 
Não foi à toa que Peter Drucker se transformou no guru da administração, para consagrar-se assim, ele criou algumas denominações que ajudam o empreendedor a ver o seu negócio de uma forma diferente. Vamos conhecer algumas delas e entender melhor o que cada uma representa:

  • Líderes eficazes: são profissionais responsáveis por desenvolver os planos de ação e também quem lidam diretamente com as decisões e a gestão de pessoas. São os trabalhadores que pensam a empresa como algo de todos e não somente como algo do empreendedor.
  • Autogerenciamento: Drucker disse que uma empresa atinge o patamar de ser autogerenciável quando conta com profissionais que sabem exatamente como realizar as suas tarefas e como fazê-las de forma otimizada. Para isso, algumas perguntas têm de ser feitas constantemente aos colaboradores para entender se eles estão seguindo para o caminho certo. São elas: Quais os meus valores na empresa? Qual a minha contribuição? Tenho força para isso?

Com incentivo de um líder que trabalha junto de sua equipe em busca do crescimento, é muito possível que o seu time já tenha tudo que precisa para chegar nesse nível. É necessário treinamento, mudanças estratégicas e muito incentivo para que as metas sejam alcançadas rapidamente.

  • Privatizações: Drucker acredita que se houvessem mais privatizações, muita burocracia seria terminada e mais negócios de sucesso aconteceriam. Afinal, assim, as empresas poderiam lidar melhor com divisão de trabalho, planejamento e avaliação financeira.
  • Inovação: Segundo o economista, a criatividade nasce do comprometimento constante com a inovação. Para ele, quanto mais inovador for o seu negócio consequentemente mais desafiador ele vai ser, porém, na mesma moeda, mais conhecimento você terá. Drucker listou 7 oportunidades que devem ser levadas a sério quando aparecerem para a sua empresa: mudança de percepção, novo conhecimento, mudança demográfica, mudança na indústria ou mercado, ocorrências inesperadas, processos necessários ou incongruências.

Então, depois de entender melhor sobre o que o guru da gestão empresarial, Peter Drucker, fala em seus artigos e livros, é possível olhar para dentro do seu negócio e propor inúmeras melhorias. Esteja na frente com a sua empresa e não perca tempo pensando no trabalho pesado, execute estratégias e delegue a parte operacional. Treinando a sua equipe, incentivando a participação dos líderes na gestão, tirando do papel ideias inovadores, aplicando conhecimentos no formato de soluções de problemas, colocando seus colaboradores como seus parceiros diretos, tudo isso faz parte de um negócio de sucesso e pode ajudar e incentivar muito o crescimento da sua empresa.

Um empreendedor confiante sabe que não pode parar de buscar informação sobre o mercado e sobre como melhorar seu empreendimento, então, invista em tempos próprios para a busca desse conhecimento, aprenda sempre mais com cases de sucesso e fracasso de outras empresas, entenda a posição que o seu negócio tem dentro do mercado e avalie constantemente oportunidades de colocar o seus produtos e serviços em evidência. Sabendo como melhor trabalhar os seus pontos positivos, negativos e diferenciais fica mais fácil conquistar mais e mais espaço e consolidar de vez sua marca.