Veja quais livros todo empreendedor deve ler!

Veja quais livros todo empreendedor deve ler!

Para manter a leitura em dia e ajudar na escalada no mundo dos negócios, selecionei para vocês, 5 livros sobre empreendedorismo que você precisa ler ainda no ano de 2016. Esses livros irão te dar insights e sacadas muito interessantes para te condicionar a ser um empresário ainda mais promissor.

Para liderar uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é imprescindível ter organização e criatividade. São tantas questões para se levar em consideração que algumas vezes acabamos nos atrapalhando. E claro, colocar tudo em ordem, agradar a clientela e alcançar metas, objetivos e lucros, tudo ao mesmo tempo, não é tão simples assim.

Apesar de a tecnologia estar à nossa disposição, não há nada que substitua o bom e velho livro, não é mesmo? Seja ele físico ou digital. Ainda mais quando existem livros altamente conceituados.

Confira os livros sobre empreendedorismo que selecionei para você:

 

  1. “The Hard Thing About Hard Things – Building a Business When There Are No Easy Answers”, Ben Horowitz

Ben Horowitz é o cofundador da Andreessen Horowitz (organização de investimentos que contribuiu com as empresas: Airbnb, Facebook, Pinterest e Twitter) e investidor respeitado no Vale do Silício. Em seu livro, Ben explana sobre a verdade nua e crua do dia a dia de um empresário, expondo as dificuldades que é tocar um negócio.

Uma leitura bastante pertinente tanto para um veterano nos negócios, como também para um novo empreendedor, pois é um guia de sobrevivência no ambiente competitivo do empreendedorismo.

  1. Criatividade S.A, Ed Catmull

Quem nunca se emocionou ao assistir as animações da Pixar como Toy Story, Monstros S.A ou Procurando o Nemo? E você sabe qual a fórmula mágica para tanto sucesso?

No livro “Criatividade S.A”, Ed Catmull conta a história de sucesso do atualmente mais importante e lucrativo, estúdio de animação, que ao lado de Steve Jobs e Jonh Lasseter fundou a Pixar na década de 80.

Incluindo até a rotina das equipes, o autor conta a trajetória da empresa responsável pela revolução na indústria de animação cinematográfica e compartilha sua experiência como gestor, mostrando o caminho para se construir uma cultura de criatividade.

  1. “Novos negócios inovadores e de Gerenciamento Empreendedor no Brasil”, Silvio Meira

O autor desenvolve palestras em todo o Brasil abordando alguns esboços de ideias e conclusões sobre o empreendedorismo e inovação, que é justamente o assunto do seu livro.

Silvio combina a educação com a oportunidade como ferramenta para desenvolver grandes projetos para enriquecimento pessoal e para crescimento da nação como um todo.

  1. “Abílio – Determinado, Ambicioso, Polêmico”, Cristiane Correa

No ano de 1948, Valentim dos Santos Diniz, imigrante em São Paulo, abriu uma discreta doceria chamada Pão de Açúcar. Alguns anos depois, Valentim abriu o primeiro supermercado da família, em parceria com seu primogênito Abílio. Isso dava início à companhia que se tornou a maior varejista do país, no ano de 2013, chegando a um faturamento de 64,4 bilhões de reais.

O livro conta como ocorreu a saída do empresário do Pão de Açúcar e como foi a disputa familiar pelo controle da companhia, além das histórias de pioneirismo no varejo brasileiro, protagonizadas por Abílio.

  1. “Rápido e devagar: Duas formas de pensar”, Daniel Kahneman

Há duas formas de controlar a mente: o pensamento rápido, intuitivo e emocional e o devagar, lógico e ponderado. Neste livro, Daniel Kahneman procura mostrar o funcionamento dessas duas formas de se pensar e como podemos utilizá-las em decisões profissionais e pessoais.

Tenho certeza de que ao adquirir e ler cada um desses livros sobre empreendedorismo, você verá conteúdos surpreendentes que poderá colocar em prática em sua liderança e organização. E assim, crescerá ainda mais, tendo um futuro promissor em seu ramo e mercado de trabalho.