Desafios da liderança jovem no empreendedorismo

Desafios da liderança jovem no empreendedorismo

O desejo de empreender atinge muitas pessoas ainda na juventude. Aquela vontade de ser dono do seu negócio, de investir em um segmento em ascensão, de trazer uma novidade para o mercado, é realidade para muitos jovens. Porém, a insegurança, a falta de maturidade, habilidade ou, até mesmo, o medo, fazem com que esse desejo seja adiado e, muitas vezes, deixado de lado.
 
Quem persevera e segue em frente, como em outras áreas da vida, ao empreender também encontra desafios e obstáculos que precisam ser encarados com vontade, garra, foco e determinação para serem vencidos. Nada é fácil! Mas, tudo é possível. E, pensando em ajudar esses novos empreendedores, eu fiz um vídeo exclusivo e uma lista com alguns dos desafios enfrentados pelo jovem empreendedor. Confira!
 

Vídeo – “03 Habilidades – Chave da Liderança que todo Empreendedor Deve Ter”

 

 

Burocracia

 
O primeiro desafio é a burocracia. A não ser que você seja um profissional da área jurídica, administrativa ou contábil, as papeladas, documentações, certidões, etc, serão um problema. Nesse caso, a ajuda de um profissional jurídico, contador ou administrador será indispensável.
 
O início do seu negócio deve ser tratado com muito rigor, portanto, quanto menos erros neste período, melhor para seu empreendimento. Para tanto, não pense que isso será um gasto que não estava contando para a sua empresa, mas sim um investimento extremamente importante para que você não tenha dores de cabeça mais tarde.
 

Maturidade

 
O mercado é competitivo e problemas podem surgir o tempo todo. Por isso, é importante estar preparado para lidar com eles, para tomar decisões com rapidez e eficiência e, de preferência, com êxito.
 
A maturidade, porém, se atinge com a vivência. E com atenção às situações do dia a dia é que você aprende como se portar, como tomar decisões importantes, como reagir em diferentes situações, como liderar, gerenciar seu tempo, o negócio e acumula conhecimentos para sair-se bem nesse caminho como empreendedor.
 
Quando se é jovem, ainda há pouca experiência e, por esse motivo, você deve correr atrás da própria maturidade, para ficar pronto. Mas, como eu faço isso Marcus? Buscando informação, lendo, estudando, com bom senso, consultando pessoas com mais experiência e, principalmente, com atenção às situações que te cercam diariamente.
 

”Gente boa”

 
À medida que os resultados do seu negócio começam a aparecer, você vai precisar de uma equipe, ou como eu sempre digo – de “gente boa”. É claro que você não quer uma equipe qualquer para trabalhar com você e é preciso escolher as pessoas certas. Como fazer isso?
 
Se de início você não tiver disponibilidade de contar com um profissional de recursos humanos, trace você mesmo um perfil com as competências, habilidades, experiências e características que deseja ter em seus colaboradores. Este funcionário precisa atender as necessidades do cargo, é claro, precisa ter identidade com o negócio, precisa estar alinhado com os valores da sua empresa, além de outras características que conhecemos, como caráter, respeito, responsabilidade, etc.

Liderança

 
Nem sempre o jovem empreendedor tem o perfil de líder. Mas, até para quem já tem perfil de liderança, é preciso se preparar para encarar os desafios da rotina de um líder.
 
Gerir colaboradores, delegar tarefas e tomar decisões estratégicas para o negócio são algumas das atribuições de um líder. E esse é um grande desafio. Por isso, buscar ser um bom líder é extremamente importante. Procure treinamentos, consultorias e programas de mentoria para empreendedores como o Acelerador Empresarial e busque aprimorar suas habilidades e se especializar. A informação é sempre uma ótima ferramenta em qualquer segmento, para o seu não será diferente, pois quanto mais você cresce como empreendedor e líder, mais o seu negócio cresce também!
 
É importante que você saiba que lidar com pessoas é saber respeitá-las e valorizá-las. É uma relação de troca para os dois lados, de conhecimento, relacionamento, experiências, aprendizados, etc. Aprenda como gerir sua equipe e sempre reconheça o bom trabalho produzido por ela. Colaboradores motivados trabalham muito melhor.
 

Gestão do Tempo

 
Organizar o seu tempo também é outro grande desafio. Por isso, saber gerenciá-lo com assertividade é a chave para o sucesso do seu negócio. Lembre-se sempre disso, pois principalmente no início, você vai precisar dispor de muito tempo para o seu empreendimento e isso exige muita dedicação, força de vontade e otimismo.
 
Se você pensou em abrir um negócio, para ter mais tempo para você, ou menos preocupações com horários, lamento dizer, mas você se enganou. Um negócio próprio demanda ainda mais trabalho e mais tempo do seu dono. Ninguém se importa mais com o sucesso do negócio que você mesmo e se não tomar as atitudes certas, planejar-se e definir metas tudo ficará mais difícil.
 
Estes são alguns dos desafios que um jovem empreendedor tende a encarar quando decide abrir um negócio. Como eu disse em um dos tópicos, não é fácil, mas é possível.
 
Mesmo que você seja jovem, se acredita que está preparado para abrir sua empresa, acredito que tem um perfil empreendedor, determinado, encorajado e pronto para tornar o seu sonho em realidade, não é mesmo?! Use isso ao seu favor. Seja criativo, explore as possibilidades, crie oportunidades, pense fora da caixa e inove!
 
Quando começar, conte para a gente como está sendo sua experiência e, sempre que precisar, dê uma olhada aqui no blog, pois este é um espaço especialmente feito para compartilhar dicas, sacadas, conhecimentos e insights que ajudem você jovem empreendedor a levar seu negócio para o próximo nível. Conte comigo!