Entenda de maneira detalhada o que é o capital de giro e como se beneficiar dele!

Entenda de maneira detalhada o que é o capital de giro e como se beneficiar dele!

Capital de giro é um termo que vem do processo ligado à circulação e geração de lucros em uma empresa. Circular porque se resume a um processo normalmente composto de três passos: comprar estoque, produzir e vender.

Esses processos se repetem se tornando o giro do capital. Este ativo circulante é necessário para financiar a continuidade das operações da organização, ou seja, recursos para ajudar na manutenção e desenvolvimento do negócio.

É bastante importante que o empreendedor entenda sobre o capital de giro da empresa para que alguns processos sejam cumpridos em cima desse capital circulante, processos como: Pagamentos de impostos e Salários.

Suprir a empresa em suas atividades operacionais (custos e despesas); aplicações financeiras; cumprimento dos prazos de pagamento dos fornecedores, entre outros, são exemplos essências da importância deste para empresa. A gestão desse capital vai fazer a diferença no dia a dia de seu negócio. Quando se trabalha com capital de giro baixo, a organização passa a assumir riscos que deixam a empresa com maior índice de chances de ficar sem dinheiro para pagar alguma operação ou processo.

Então, qual seria a melhor maneira de avaliar, para obter o máximo de resultados do capital de giro da empresa?

 

Basta analisar individualmente todas as etapas e partes do processo que geram os lucros e despesas da empresa. Analisados as etapas, deve-se definir as metas em que a empresa precisa trabalhar e qual o capital necessário para que cada processos seja nutrido pela análise feita.

Tendo a planilha em mãos e avaliando os fechamentos de cada mês da empresa, fica ainda mais fácil prever eventuais problemas, mantendo o capital saudável para os processos diários da empresa.

A falta de planejamento deste é muitas vezes apontada como uma das principais causas de falências de pequenas e médias empresas.

Muitos têm apenas uma noção básica do capital de giro: Dinheiro em caixa para pagar as contas do dia a dia da empresa, mas o seu significado vai, além disso. É por isso, que primeiramente é preciso entender o capital de giro em sua essência, e assim ele poderá te ajudar no dia a dia de sua organização.

Entendeu a importância do capital de giro? Aplique então esse conhecimento em sua empresa e negócio, para que ela possa gerar ainda mais lucros!