O papel das incubadoras de empresas na criação de novos negócios

O papel das incubadoras de empresas na criação de novos negócios

As incubadoras de empresas apoiam o desenvolvimento de novos negócios, fornecendo-lhes serviços de apoio administrativo e de consultoria até que possam se graduar e funcionar de forma autônoma. A analogia criada pelo nome é perfeita porque realmente se trata de um local seguro em que esses novos negócios passarão por testes que irão ajudar em seu desenvolvimento. Começar uma empresa em uma incubadora é uma ótima oportunidade de entrar no mercado com um maior controle de riscos e poder contar com o conhecimento de profissionais experientes.
 
O Brasil conta com mais de 350 incubadoras, que possuem cerca de 2.300 empresas incubadas e quase 3 mil já graduadas. Juntas, elas geram mais de 50 mil novos empregos. Como podemos ver, as incubadoras trazem benefícios para os novos empreendedores, para a sociedade e para a economia do país. Continue acompanhando e saiba mais sobre o papel dessas instituições.
 

Incubadora de Empresas: O Que é?

 
Como disse anteriormente, as incubadoras são instituições que visam oferecer suporte para que novas empresas sejam criadas e se desenvolvam, trazendo benefícios para a sociedade de uma forma geral. Seu principal objetivo é fomentar a inovação, para que sejam criados produtos e serviços que realmente façam a diferença.
 
A instituição deve oferecer para as empresas incubadas toda a infraestrutura que elas necessitam para iniciar, incluindo o espaço físico, computadores, telefones, etc. Além disso, ela deve contar com programas de capacitação para que os empreendedores adquiram todo o conhecimento necessário para gerir o negócio após a graduação.
 
Se formos fazer uma analogia e comparar a empresa com um ser humano, a fase de incubação seria o desenvolvimento da criança, em que ela é cuidada pelos pais e recebe ensinamentos para que cresça e se torne independente. As empresas que fazem parte de projetos de incubação recebem apoio financeiro e estrutural, além de terem a oportunidade de adquirir uma grande bagagem de conhecimento.
 

Benefícios de Fazer Parte de uma Incubadora de Empresas

 
Saiba quais são os benefícios que fazem com que um programa de incubação de empresas seja tão requisitado atualmente.
 

Maior Foco no Desenvolvimento do Produto

 
As incubadoras cuidam de todas as necessidades básicas da empresa, de modo que os gestores poderão manter o foco em seus produtos e serviços. Preocupações como pagar a conta de luz, negociar o plano da internet ou comprar o lanche dos funcionários não fazem parte do dia-a-dia do gestor de uma empresa incubada porque é a instituição que irá cuidar de tudo isso. Dessa forma, o empreendedor tem mais tempo para focar no crescimento do negócio.
 
Outro benefício da incubação em relação ao desenvolvimento do produto, é a oportunidade de contar com o know-how de conselheiros que fizerem parte da instituição. As incubadoras geralmente estão ligadas a órgãos empresariais e universidades, com isso possuem membros altamente gabaritados. Profissionais que têm como objetivo compartilhar o seu conhecimento em prol da sociedade e do surgimento de novos negócios.
 

Networking de Qualidade

 
Construir uma rede de contatos eficiente é muito importante, mas é algo bastante difícil, principalmente para quem está começando um negócio. Muitas empresas hesitam em trabalhar com novos empreendedores por conta dos riscos envolvidos. É como aquele velho paradoxo de que recrutadores querem contratar apenas profissionais experientes, mas se ninguém der a oportunidade a um jovem, ele nunca irá adquirir experiência.
 
Quando se faz parte de uma incubadora, mesmo sendo um empreendedor iniciante, as empresas irão olhar para você com outros olhos, pois saberão que o seu negócio é promissor, já que conseguiu ser aprovado no processo seletivo. Fazer parte de uma instituição de renome irá dar toda a credibilidade que a sua empresa precisa para que você faça bons contatos e parceiros de negócios.
 

Aprender Com os Erros de Outras Empresas

 
Os erros são necessários para nos trazer aprendizado, com eles podemos encontrar a forma certa de agir. Porém, nenhum empreendedor quer cometer um erro atrás do outro para aprender todas as lições que precisa para ter uma empresa de sucesso, certo? Quando se faz parte de uma incubadora, é natural que os novos empreendedores troquem experiências, incluindo em relação às falhas. Isso é ótimo porque todos têm muito a aprender com os erros uns dos outros.
 
Não há necessidade de aprender sempre da maneira mais difícil quando se tem a chance de adquirir conhecimento por meio das experiências de outra pessoa. Ter uma empresa incubada significa ter acesso a uma infinidade de situações, tanto de outros empreendedores quanto dos mentores.
 

Maiores Chances de Crescimento

 
Não podemos ignorar o fato de que fazer parte de uma incubadora aumenta as chances de uma empresa crescer. Com toda a infraestrutura oferecida pela instituição, o suporte oferecido por empreendedores experientes e as possibilidades de fazer bons contatos, as chances de sucesso aumentam e muito. Ter quem cuide da parte administrativa possibilita que o gestor se dedique com maior afinco no desenvolvimento do negócio.
 
Claro que entrar para um programa de incubação não é garantia de que uma empresa vai dar certo, mas para quem souber aproveitar as oportunidades, pode ser uma grande ajuda. Você já pensou em iniciar um negócio por meio de uma incubadora? Existe alguma instituição desse tipo na sua cidade?