Máquina de Salgados - Vale à pena investir?

Máquina de Salgados - Vale à pena investir?

Quem atua no segmento de fornecimento de buffet para festas sabe que uma máquina de salgados pode representar um grande salto e contribuir para a expansão da capacidade produtiva. Contudo, é natural que alguns empreendedores ainda fiquem inseguros no tocante a definição do momento mais assertivo para a aquisição desse equipamento. Será que chegou o momento de automatizar a produção de salgados?

Máquina de salgados: Como saber que chegou a hora certa para esse investimento?

Alguns empresários do ramo de salgados e doces ficam reticentes quanto à automação do seu negócio por acreditar que isso poderá despersonalizar a produção. Fica a dica de que na verdade a máquina de salgados e a de doces contribui para um padrão de tamanho, peso e quantidade de recheio. Isso sem contar que o equipamento contribui para que a produção seja agilizada. A seguir vou dar dicas para determinar que chegou o momento certo para investir nesse tipo de equipamento.

1 – Crescimento na demanda

Com certeza o principal motivo para tomar a decisão de investir numa máquina de salgados vem do crescimento da demanda. Quando as encomendas chegam a um volume que se torna difícil atender produzindo os salgados pelo método manual se mostra interessante contar a automação. Vale dizer que existem máquinas de diferentes faixas de preço, o valor depende do tanto de etapas que ela conclui.

As máquinas mais simples que realizam apenas a mistura da massa com o recheio saem mais em conta podendo ser um investimento dentro do orçamento de micro e pequenos negócios. Já para quem tem maior disponibilidade de orçamento é possível pesquisar máquinas que realizam todas as etapas produtivas fornecendo os salgados finalizados. Se os pedidos estão aumentando é positivo contar com esse auxílio para tornar sua produção mais agilizada.

2 – Profissionalização

Muitos profissionais dão início ao empreendimento de venda de salgados para buffet de festas de maneira informal e quando percebem que as encomendas estão surgindo num volume considerável tendem a seguir por um caminho de formalização da empresa. Além de pensar na questão legal da companhia é importante atentar para as exigências do mercado.

Uma das palavras mais relevantes nesse setor é padronização, os salgados precisam ter tamanho, formato e quantidade de recheio iguais. Manualmente pode ser um tanto complicado conseguir essa uniformidade. A máquina de salgados contribui com esse fator porque ajuda a confeccionar os salgados todos iguais dentro de um padrão. Oferta de salgados padrão é uma forma de mostrar que seu empreendimento é mais profissional.

3 – É preciso reduzir os custos

Analisando bem quase toda companhia pode reduzir alguma frente de custos, contudo, algumas extrapolam chegando a uma situação em que estão praticamente pagando para existir. Se mesmo com muitas encomendas a sua organização não se mostra sustentável é necessário pensar a respeito do processo produtivo que pode estar sendo muito dispendioso.

Uma máquina de salgados pode se tornar sua aliada para a redução de custos porque permitem dosar com mais assertividade o uso dos ingredientes, a quantidade de massa e de recheio é exata. Além disso, o equipamento fará com que não seja necessário ter uma grande equipe para produzir uma quantidade grande de salgados. Coloque na ponta do lápis os custos que podem ser reduzidos com a máquina e o seu valor para saber se vale a pena.

4 – Planejamento do investimento

Para ter certeza de que chegou o momento certo para a aquisição dessa máquina é crucial que se tenha bem definido de onde sairá o capital a ser investido. Um dos grandes erros que os empresários cometem é o de querer investir em equipamentos sem ter uma fonte segura de recursos. Caso a sua companhia não tenha uma reserva para expansão (o que é o mais indicado) é importante analisar as opções de obtenção de crédito externo.

Em alguns casos é mais válido continuar com a produção manual por mais alguns meses, juntando o dinheiro necessário, ao invés de solicitar um empréstimo. Isso depende das taxas de juros que serão aplicadas sobre o valor emprestado. Se optar por fazer um empréstimo faça um cálculo que permita prever em quanto tempo conseguirá repor o valor da máquina.

5 – Diversificação do negócio

Mais um fator que contribui para a tomada de decisão de investir numa máquina de salgados é a necessidade de diversificar o empreendimento para atender com mais assertividade o seu público. O equipamento pode facilitar a produção de salgados que antes pareciam um desafio. Além disso, há equipamentos que permitem a confecção de doces também, um buffet festivo completo precisa desses itens para se tornar mais rico.

Gostou dessas dicas de como saber que chegou o momento de automatizar a sua produção com uma máquina de salgados? Então compartilhe em suas redes sociais! 

Copyright:1087548953 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nataliamylova