Você sabe o que significa a palavra Franchising?

Você sabe o que significa a palavra Franchising?

Se você está pensando em abrir um negócio e está pesquisando sobre isso, certamente encontrou o termo franchising em algum lugar. Se não tem certeza sobre qual é o significado, fique tranquilo, pois neste artigo irei explicar em detalhes o que é e como funciona esse sistema de negócio. Continue acompanhando e tire todas as suas dúvidas sobre franchising.
 

O Que é Franchising?

 
Trata-se de um sistema de negócios em que se vende uma ideia de empresa, com todo o suporte necessário para isso, o que inclui equipamentos, identidade visual, marca, mercadorias, etc. O exemplo mais icônico é o da rede de fast food Mc Donalds, que conta com restaurantes em todo o mundo que funcionam através do sistema de franquias. Entretanto, existem diversas franquias espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, nos mais variados setores, de alimentação, passando por oficinas, serviços de limpeza, salões de beleza, etc.
 
O franchising funciona da seguinte forma: o interessado em se tornar um franqueado, procura uma franqueadora, paga uma taxa inicial e, então, poderá abrir a sua franquia. O valor da taxa varia de acordo com a estrutura necessária, um quiosque de shopping, por exemplo, é bem mais barato do que um restaurante ou uma loja. Geralmente é necessário, também, passar por alguns treinamentos para entender o funcionamento do negócio e oferecer o atendimento padrão da marca.
 
A forma como é realizada a compra de uma franquia varia bastante de acordo com cada empresa. Enquanto algumas cobram um valor mensal dos franqueados, outras cobram apenas a taxa inicial. Por isso, se você tem interesse em investir nesse modelo de negócio, é fundamental que pesquise bastante para saber todos os detalhes e, então, escolher aquela que seja mais vantajosa para o seu caso.
 

O Franchising no Brasil

 
Há alguns anos, o franchising no Brasil acontecia apenas por meio de empresas estrangeiras. Porém, logo os empresários brasileiros viram que essa era uma ótima oportunidade de negócio e começaram a investir nesse sistema de comércio. Confira, a seguir, algumas das franquias de maior sucesso no país.
 
Localiza: Empresa de aluguel de carros criada em 1973, tornou-se franquia em 1985 e hoje atua, também, em outros países da América Latina. O investimento inicial gira em torno de 500 mil reais e é necessário pagar 6% sobre o faturamento bruto mensalmente.
 
Hering: A marca, que é conhecida pela fabricação de roupas básicas e de estilo jovem, também funciona por meio do sistema de franchising. O investimento inicial para abrir uma loja da Hering pode girar em torno de 500 a 800 mil reais. A taxa mensal é de 3% sobre o total de vendas.
 
Bob’s: Restaurante de fast food que segue a linha do Mc Donalds, com opções de lanches bastante parecidos com o do restaurante americano, mas com o diferencial de ter um toque brasileiro no sabor. Para abrir uma franquia do Bob’s é necessário desembolsar por volta de 200 mil reais. Além disso, é necessário pagar uma taxa mensal de 6% sobre o faturamento.
 
O Boticário: A marca de perfumes e cosméticos mais conhecida do país oferece duas opções de franquia: quiosque e loja. O investimento inicial do quiosque gira em torno de 100 mil reais e da loja 500 mil. Também é necessário pagar uma taxa mensal sobre as vendas.
 
Esses foram apenas alguns exemplos de franquias brasileiras de sucesso. Além desses posso citar: Vivendas do Camarão, Puket Meias, Quem Disse Berenice?, iGUi Piscinas, Dudalina, Giraffas, Carmen Steffens, Spoleto, etc.
 

Vantagens de Abrir uma Franquia

 
O sistema de franchising é altamente promissor e oferece uma série de vantagens para quem decide investir em um negócio desse tipo. As principais dela são:
 
Marca Conhecida: Começar uma empresa nova oferece o grande desafio de atrair os consumidores. Quando se trata de uma franquia, grande parte das pessoas já conhece a marca, então é mais fácil atrair clientes.
 
Produtos Com Aceitação no Mercado: Outro desafio ao abrir um negócio é o de desenvolver produtos que tenham uma boa aceitação no mercado. Quando se trata de uma franquia você já tem essa informação, já que são empresas que já estão em atuação.
 
Suporte do Franqueador: Ao adquirir uma empresa no sistema de franchising você conta com o suporte do franqueador, o que inclui treinamentos relacionados ao atendimento, funcionamento do negócio, marketing, etc.
 

Desvantagem de Investir em uma Franquia

 
Apesar dos benefícios, as franquias também possuem um lado negativo, então cabe a você analisá-lo e verificar se é realmente uma boa opção para o seu caso.
 
Pouca Autonomia: Diferente de quando se abre um negócio independente, quando se trata de uma franquia você tem pouca autonomia sobre sua empresa. É necessário seguir à risca todas as regras impostas pelo franqueador. Até mesmo a escolha do ponto comercial precisa ser aprovada por ele.
 
Taxas: Os lucros não ficam todos para você, já que grande parte das franqueadoras cobra uma taxa mensal referentes aos royalties, que é parte do acordo de cessão de direitos de uso de marca.
 
Você já pensou em abrir um negócio por meio do sistema de franchising? Compartilhe sua opinião comigo nos comentários abaixo.