O que fazer para vencer o medo do fracasso?

O que fazer para vencer o medo do fracasso?

Em tudo o que vamos fazer em nossa vida, nós temos 50% de chances de conseguir e 50% de chances de fracassar. Isto é algo que vai acompanhar a todos, independentemente de situação financeira, do poder intelectual que uma pessoa tenha, do seu gênero ou de qualquer outra característica que possua. O erro e o acerto são elementos que não podemos evitar, por mais que nos esforcemos para nos desviar de alguns fracassos.
 
O que vai nos tornar seres, empresários e empreendedores diferenciados, é a nossa capacidade de superar os fracassos que seremos obrigados a enfrentar na jornada rumo ao sucesso, pois a postura que assumimos diante dos desafios e adversidades que a vida empresarial nos impõe, mostrará se estamos preparados para vencer e alcançar os resultados positivos que tanto buscamos, ou se vamos parar no meio do caminho e desistir de nossos sonhos.
 

Fracasso: o maior medo do empreendedor

 
Ter medo é algo normal, pois é algo que todo ser humano enquanto estiver vivo vai sentir. Alguns têm medo de altura, de insetos, de ficarem sozinhos, de não alcançarem seus objetivos, e por aí vai. Para o empreendedor não é diferente. O medo o acompanha o tempo todo, principalmente o de fracassar, já que as responsabilidades que ele carrega para fazer o seu negócio dar certo e alcançar o sucesso são enormes.
 
São tantos fatores que envolvem um negócio que realmente não há como não sentir medo do fracasso. Tenho convicção que as perguntas que vivem rondando a cabeça de todo empreendedor é: será que isso ou aquilo que vou fazer vai dar certo? Eu corro o risco de levar a minha empresa à falência? Devo arriscar levar a minha organização a patamares mais elevados ou fico onde estou? Estou gerenciando meu negócio da maneira certa? A concorrência vai me engolir?
 
Como estes, existem vários outros questionamentos que assombram a vida de muitos empreendedores, mas a melhor maneira de lidar com isso é entender logo no início de sua vida empresarial que é importante estar sempre preparado para tudo que pode acontecer, ou seja, buscar desenvolver estratégias efetivas para minimizar os riscos e potencializar seus acertos.
 

O fracasso ensina

 
Além de entender que o fracasso faz parte do processo, você também precisa compreender que ele tem muito a lhe ensinar. É claro que quando falhamos, fica um pouco mais difícil enxergar os aprendizados que as experiências adversas podem trazer num primeiro momento, mas tenha plena certeza que, com o passar do tempo, quando você passar novamente por uma situação semelhante em sua empresa, você vai se lembrar de tudo o que viveu naquela experiência anterior de falha e se sentirá mais fortalecido, pois sabe exatamente o que deve fazer de diferente para não errar mais uma vez.
 
Saiba que os momentos de frustração são os mais poderosos que você pode viver enquanto empresário e empreendedor, pois eles potencializarão a sua paciência, sua resiliência, te ensinarão como fazer certo, bem aumentarão ainda mais a sua força de vontade para não desistir de transformar o seu negócio em um sucesso.
 

Tenha sempre um plano B em mente

 
Como você já sabe que o fracasso é algo que não se pode e nem se consegue evitar todas às vezes e, já entende que ele pode lhe trazer mais benefícios do que você imaginava até então, está na hora de investir em um plano B. Para tudo de novo que você desejar fazer em sua empresa, tenha sempre uma carta na manga, algo com o que você possa contar, caso as coisas não saiam conforme o planejado.
 
Esta é uma maneira eficiente de superar o medo de fracassar e de se manter preparado para o que quer que aconteça, seja perder uma grande quantia em dinheiro ou ter que demitir funcionários. Além disso, esta preparação também vai lhe dar um novo gás para continuar, sem perder o foco do que você realmente deseja, independentemente do que aconteça durante o caminho.
 

Qual vai ser a sua postura?

 
Agora que você já sabe de tudo isso, eu te pergunto: qual vai ser a sua postura diante do fracasso? Como superar o medo de fracassar? Podemos ter diversas posturas e adotar inúmeras medidas diante de situações como estas. Muitos, por exemplo, decidem fechar o negócio logo na primeira dificuldade e desistir de seus sonhos. Trata-se de uma escolha dura e difícil, pois quando desistimos, todo um futuro deixa de acontecer também. Já vi muitos empreendedores reagindo desta forma e, obviamente, não os julgo por isso.
 
Mas creio que a melhor saída e a melhor postura é ser resiliente e arriscar sempre, pois já sabemos que sempre vamos ter de lidar com algum tipo de decepção em nossa trajetória empreendedora. Sendo assim, o ideal é estar preparado, aprender com seus erros e fazer sua vontade de vencer ser muito maior que o medo de fracassar. Dessa maneira, não perca a oportunidade de tentar e, se falhar, tente novamente, e mais uma vez, até chegar ao estágio em que você vai conseguir alcançar seus êxitos. Ouça o que eu te digo, você sempre será recompensado pelas tentativas que fizer e pelos riscos que assumir.
 
Se você se considera um empreendedor, então sabe que o medo de fracassar não pode e nem vai paralisá-lo, uma vez que você tem a consciência de que a sua missão é fazer as coisas acontecerem, é arriscar, “dar a cara à tapa” em prol de um objetivo maior. Diante deste cenário, tenho certeza que você jamais vai desistir de tornar o seu negócio do tamanho dos seus sonhos.
 
Bom, espero que você tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha lhe ajudado a seguir em frente em seu negócio. Se você tiver alguma dúvida, deixe seu comentário, pois terei o prazer em trocar experiências com você.