O que significa Miopia empresarial?

O que significa Miopia empresarial?

Você já ouviu falar a respeito do conceito de miopia empresarial? Trata-se de uma metáfora que compara o problema que algumas pessoas têm para enxergar aquilo que está longe delas com a falta de visão de muitos gestores, que acabam ignorando oportunidades de longo prazo para focar apenas no que traz retorno imediato. Essa falta de visão da empresa pode custar a perda de bons negócios e, até mesmo, levá-la à falência.
 

Falta de Visão da Empresa e Conservadorismo

 
Quando uma pessoa está com miopia, ela vai ao oftalmologista que prontamente lhe receita o uso de óculos, que farão com que ela volte a enxergar. O mesmo deve acontecer com os empresários que têm dificuldades de enxergar longe. Nesse caso, os óculos podem ser substituídos por um profissional experiente capaz de enxergar oportunidades que trarão benefícios para a organização.
 
Porém, o problema acontece quando esse empresário se recusa a aceitar que há algo de errado com a sua visão. Ou, mesmo que aceite contratar um profissional para auxiliá-lo nessas questões, se recuse a levar a sério o que ele diz, pois acredita que a sua experiência vale muito mais do que qualquer coisa que ele tenha a dizer.
 
Geralmente, esse tipo de empresário costuma cair em si quando a situação se torna mais complicada de ser revertida. Se você está passando por isso em sua empresa, tome cuidado para não deixar que a sua falta de visão prejudique um negócio que você levou anos para conquistar. Aqui a humildade servirá como os óculos para curar a sua miopia.
 

Causas da Miopia Empresarial

 
A miopia física pode ocorrer, entre outras causas, pelo ato de forçar os olhos enxergando objetos muito de perto, como a televisão, por exemplo. No caso da miopia como metáfora para a má gestão, pode-se dizer que ela ocorre quando o gestor passa a focar demais em atividades de curto prazo, com retorno mais rápido. Dessa forma, eles deixam de lado o planejamento estratégico necessário para grandes conquistas, que geralmente levam mais tempo para serem alcançadas, mas que possuem retornos maiores.
 
Assim como a miopia enquanto doença da vista pode ser passada de forma hereditária, a miopia empresarial é bastante comum em organizações familiares, que são passadas de pais para filhos. O conservadorismo atua como uma barreira para a visão de longo prazo, impedindo que o negócio cresça.
 

O Tratamento Para a Miopia Empresarial

 
Quando se percebe o que a miopia da gestão está causando para a saúde da empresa, existem duas soluções que podem ajudar a resolver a situação. São elas:
 
Consultoria Empresarial: Os consultores são profissionais com amplo conhecimento de mercado que podem abrir os olhos dos gestores para problemas que estejam atrapalhando o crescimento da empresa. Além de definir formas de resolver as questões, eles acompanham na implementação do projeto, aumentando as chances de sucesso.
 
Coaching: A contratação de um coach pode ser extremamente positiva, pois ele atua trazendo autoconhecimento para os gestores, ajudando-os a enxergar os seus pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados. Além disso, ele poderá ajudar na criação de um plano de ação, definindo estratégias para uma gestão mais eficaz.
 
A principal diferença entre a consultoria empresarial e o coaching é que a primeira traz respostas prontas, enquanto o segundo te leva a encontrar as soluções. Para pôr fim à miopia empresarial, as duas soluções em conjunto podem trazer resultados excelentes, mas claro que, para isso, é fundamental que o gestor esteja aberto ao novo.
 

Busca Constante Pelo Sucesso

 
Quando uma empresa começa a fazer sucesso é um ótimo sinal, pois significa que ela está no caminho certo. Porém, de maneira alguma, esse sucesso pode ser visto como um ponto de chegada, pois o sucesso é um caminho constante e é necessário se esforçar para manter-se nos trilhos.
 
Muitos empresários pecam porque se tornam excessivamente confiantes ao alcançarem o sucesso pela primeira vez e param de buscar conhecimento e se aprimorar. Ter uma empresa é algo que envolve uma série de riscos e ninguém está completamente protegido deles.
 
Para se firmar no mercado, uma empresa precisa de planejamento estratégico e isso envolve experiência, mas também conhecimento de mercado, a fim de encontrar as atitudes certas sempre levando em consideração o momento atual. Não é porque algo deu certo uma vez que dará para sempre, portanto, faça do sucesso um caminho constante e não um ponto de chegada.
 

É Possível Voltar a Enxergar

 
Como se pode ver, é possível encontrar a cura para a miopia empresarial e voltar a enxergar os negócios de forma mais ampla e com visão de longo prazo. Ao aceitar usar “óculos” você passará a enxergar o seu negócio sob uma nova perspectiva, e, assim, conseguirá identificar todas as boas oportunidades que surgirem.
 
Não use crises econômicas e nem o mercado como desculpa para a sua miopia e falta de visão. Por mais que eles possam interferir nos negócios, ainda assim é possível definir estratégias para driblar os momentos de encolhimento da economia a fim de, no futuro, aproveitar o retorno do crescimento.
 
Você conhece algum caso de empresa que sofreu com a miopia de sua gestão? Compartilhe sua experiência comigo nos comentários.