Empresa do tipo Earli - Entenda como funciona

Empresa do tipo Earli - Entenda como funciona

Enfim você decidiu abrir o seu próprio negócio. Resolveu se arriscar no universo empresarial e se tornar um empreendedor, oferecendo soluções inovadoras a seus potenciais clientes. Meus parabéns, você está dando um grande em sua trajetória pessoal e profissional, pois está buscando evolução e remando contra a maré, ou seja, fazendo o que a maioria tem vontade, porém, por medo dos desafios, não tem coragem o suficiente para correr os riscos dessa escolha.
 
Quando falo em desafios, estou falando sobre as diversas mudanças que vão ocorrer em sua vida a partir de agora, bem como as atitudes, habilidades e conhecimentos que você vai precisar desenvolver para que os seus negócios sejam prósperos e tenham sucesso. Entre estes conhecimentos está aquele relacionado ao tipo de empresa que você vai abrir, que é uma das primeiras e principais pesquisas e escolhas que você vai precisar fazer enquanto empresário e empreendedor.
 
Para iniciar, vou lhe explicar como funciona um destes tipos de empresas, que é a Eireli, para que você faça uma escolha consciente e adequada para o tipo de atividade que você vai realizar no mercado empresarial. Acompanhe-me nesta leitura e confira.
 

Principais tipos de empresas existentes

 
Antes de começar a falar de um tipo específico de empresa, que neste caso é a Eireli, vou falar um pouco sobre os outros modelos de organizações que você pode instituir, para se encaixar adequadamente ao mercado empresarial. Veja:
 

Empresário Individual

 
Trata-se de um tipo de empresa que é constituída apenas por seu dono, ou seja, o empresário responsável pela abertura do negócio. Nesta modalidade, não existe a necessidade de separação jurídica dos bens adquiridos de forma pessoal e por meio da organização, ou seja, não há a obrigatoriedade de divisão do patrimônio.
 

Microempreendedor individual

 
Esta modalidade de empresa, é constituída também por um único empresário, que atua de maneira legalizada, por conta própria, sendo automaticamente enquadrado ao Simples Nacional. Entre as características do microempreendedor individual ou MEI, está o faturamento de até R$ 60.000,00 por ano, a possibilidade de contratação de apenas um funcionário e o impedimento de participar de uma sociedade em outra empresa.
 

Sociedade Limitada

 
A Sociedade Limitada é uma modalidade em que duas ou mais pessoas juntam seus respectivos capitais sociais com a finalidade de criar uma sociedade empresária. Sua principal especificidade tem a ver com as obrigações de cada sócio, que se dão de acordo com a participação ou cota de cada um, não podendo ultrapassar este limite.
 

Eireli, o que é?

 
Empresa Eireli ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, trata-se de uma organização constituída apenas por um sócio, ou seja, o proprietário do negócio. Outra característica importante desta modalidade empresarial, é que existe uma separação entre o capital pessoal do dono e o patrimônio da empresa. Isso quer dizer que, em caso de dívidas, estas somente podem ser saldadas com o capital adquirido pela organização, não havendo a possibilidade de quitá-las com o dinheiro vindo do empresário, a não ser que sejam constatadas fraudes.
 

Vantagens da Eireli

 
Existem alguns pontos a serem considerados na hora da escolha por esta modalidade, principalmente suas principais vantagens. Veja quais são elas:
 
● O patrimônio pessoal do empreendedor ou empresário não é afetado, caso ocorra a falência da empresa;
 
● Diferente do MEI, este tipo de empresa não tem um limite de faturamento anual, sendo uma boa opção àqueles que faturam mais de R$ 60.000,00 por ano;
 
● É uma modalidade empresarial que se enquadra e pode usufruir de diversos benefícios e incentivos governamentais;
 
● O dono da empresa, mesmo exercendo suas atividades de forma individual, consegue obter um CNPJ, reduzindo, assim a informalidade;
 
● A escolha do tipo de tributação a qual a organização vai ser enquadrada, fica a cargo do empresário, tendo a possibilidade de optar, inclusive, pelo Simples Nacional;
 
● A empresa Eireli pode atuar em diversos tipos de ramos e atividades, como rurais, comerciais, industriais e também de serviços.
 
As pequenas empresas têm um alto incentivo do governo e potencial de crescimento no Brasil. Por isso, você que decidiu investir na abertura de seu próprio negócio, precisa aproveitar estas oportunidades, para se tornar um empresário e empreendedor de sucesso e gerar ainda mais empregos em nosso país, que está passando por um grande crise atualmente e necessita deste tipo de iniciativa para virar o jogo e voltar a crescer como antes.
 
Você já conhecia esta modalidade empresarial? A sua empresa se enquadra neste tipo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando meus conteúdos aqui, em minhas redes sociais e em meu canal no Youtube.