Conheça a história da empreendedora Zica Assis

Conheça a história da empreendedora Zica Assis

Algumas pessoas se tornam exemplos para quem deseja prosperar no mercado empreendedor e, certamente, Zica Assis tem um lugar de destaque dentre as mulheres realizadoras. Tendo apenas seu sonho de encontrar a fórmula ideal para tratar cabelos crespos e cacheados, além de muita determinação, fundou o Instituto Beleza Natural, principal rede voltada para um público que, até então, estava esquecido pelas empresas do segmento capilar.

Conheça a história de Zica Assis e outras empreendedoras de sucesso. Inscreva-se agora no meu canal!

Zica Assis e o Desenvolvimento da Fórmula Que a Tornou Milionária

A base do negócio de Zica Assis está na fórmula de alisamento e relaxamento de fios crespos e cacheados. No começo dos anos 1970, a futura empreendedora decidiu que faria sozinha um produto para tratar do seu cabelo, já que não havia nem shampoos, nem condicionadores e muito menos cremes voltados para esse público. O conhecimento de Zica sobre cabelos se resumia a um curso de cabeleireira que ela havia feito na igreja da comunidade em que morava.

Química nunca foi seu forte na escola e, por isso, levou algum tempo – e muitos testes prejudiciais para o cabelo – para chegar à fórmula que atualmente é produzida com média de 270 toneladas mensais na fábrica própria do Instituto Beleza Natural. No início, Zica trabalhava como empregada doméstica e aproveitava as pausas do trabalho para criar misturas com diferentes produtos químicos e testar na própria cabeça.

Perdendo os Cabelos Para Encontrar Respostas

As primeiras misturas feitas por Zica não deram certo, e logo ela começou a perder cabelo. Sobre essa fase ela lembra, hoje em dia rindo, que ficou parecida com o personagem de desenho animado Homer Simpson. Quando o cabelo da empresária não suportava mais os testes, seu irmão Rogério Assis ofereceu sua cabeça para que ela pudesse continuar em busca da fórmula dos seus sonhos.

Algo curioso é que levou algum tempo para que Zica percebesse que havia conseguido criar a fórmula perfeita depois de tantos insucessos. Quando as pessoas começaram a elogiar seu cabelo ela percebeu que tinha realizado a primeira etapa da sua jornada. Foi, então, que uma das patroas de Zica a aconselhou a contratar uma profissional da área química para aprimorar a fórmula e, em seguida, patentear a criação. O produto recebeu o nome de Super Relaxante e fez com que seu tino de empresária a fizesse pensar em abrir um salão.

A União Fez a Força

Quando criou a fórmula de alisamento, Zica Assis tinha 33 anos, três filhos pequenos e o único bem da família era o táxi do marido, do qual vinha quase todo o sustento. Conhecendo o potencial do produto que havia desenvolvido, a empresária recebeu apoio primeiro do seu esposo que vendeu o carro, um Fusca, por cerca de R$ 3.000,00 e R$ 1.500,00 de seu irmão Rogério e de uma amiga, Leila Velez – que atualmente é CEO do Instituto Beleza Natural.

O dinheiro, que não era muito, foi usado para alugar uma casa em Muda, no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro em 1993, em que Zica e quatro assistentes aplicavam a fórmula nas madeixas das clientes. O sucesso foi tanto que o salão abria somente às 8h, mas tinha fila de clientes desde as 5h. A grande demanda se converteu na formação de equipes extras de profissionais e abertura de filiais.

Sistema Inspirado no McDonald’s

Atualmente, o Instituto Beleza Natural tem mais de 100 unidades espalhadas pelo Brasil e uma padronização de atendimento. A inspiração para esse sistema, que conta com funcionários especializados numa determinada etapa do processo, veio da rede de fast food McDonald’s. O irmão de Zica, Rogério, trabalhou num restaurante da rede, onde conheceu Leila Velez. Os dois perceberam que podiam adaptar o mesmo esquema para os salões de Zica, as clientes passam por sete fases que vão do tratamento até o pagamento, sendo atendidas por funcionários diferentes em cada uma delas.

Após passar pelo atendimento, as clientes são levadas para uma loja dentro do salão em que estão disponíveis para compra cerca de 50 produtos derivados da fórmula Super Relaxante. Esse último momento foi inspirado no encantamento da Disney que Leila Velez conheceu numa viagem e levou para o Instituto Beleza Natural. Além da qualidade da fórmula, a empresa se preocupa em oferecer uma experiência memorável para as clientes.

Participação da GP Investments no Negócio

O crescimento exponencial nos últimos anos se deve, também, ao aporte feito pelo GP Investments, que comprou 33% da companhia. Chamar atenção de um grupo de investimento como esse é muito difícil, e somente um negócio com grande potencial de crescimento em escala consegue atender às exigências feitas. O futuro do Instituto Beleza Natural tem tudo para ser ainda mais grandioso e certamente isso se deve à dedicação de Zica Assis em tornar seus sonhos realidade.

Gostou de conhecer mais sobre a história de um dos principais exemplos de empreendedoras do nosso país? Comente abaixo, pois quero saber sua opinião.

Saiba mais sobre empreendedorismo. Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!