A auditoria contábil é muito importante para as empresas

A auditoria contábil é muito importante para as empresas

Se tem algo que tira o sono de muitos empreendedores é ter problemas com o fisco e uma gestão ineficaz de recursos, a auditoria contábil é uma excelente alternativa para evitar essas complicações porque permite evitar ações fraudulentas e irregularidades administrativas. Essa é uma prática que pode e deve se tornar parte da rotina das companhias evitando cenários em que o gestor caminha no escuro.

O que é auditoria contábil?

Basicamente, a auditoria contábil tem como função fazer uma verificação a respeito da precisão dos registros de contabilidade do negócio para evitar eventuais fraudes e situações irregulares devido a erros. Empresas que têm a auditoria contábil como um recurso rotineiro têm mais transparência, uma melhor gestão dos seus recursos e maior controle interno.

Ressalto que o processo de auditoria contábil pode ser realizado com focos diferentes como o resultado do último exercício, o balanço patrimonial da organização, demonstração do fluxo de caixa entre outros. Companhias de todos os portes e segmentos podem e devem realizar auditorias em algum momento.

Como é realizada a auditoria contábil?

Como expliquei acima o papel da auditoria contábil é verificar a autenticidade e correspondência dos registros contábeis da empresa com a realidade. Embora a base desse procedimento seja um exame detalhado dos registros de contabilidade do negócio não se resume a esse aspecto. Nessa auditoria são avaliados também aspectos fiscais, administrativos, éticos e técnicos.

Os relatórios gerados pelo processo de auditoria fornecem ao gestor dados a respeito de eventuais problemas que a companhia está enfrentando de maneira que seja possível delinear soluções para o cenário. Numa situação mais crítica essa avaliação permite detectar irregularidades e descobrir onde elas estão acontecendo. A fiscalização é uma ferramenta que auxilia a coibir os maus feitos.

O auditor

Para que uma auditoria contábil seja realizada com efetividade é essencial a figura do auditor. A esse profissional cabe a tarefa de avaliar as atividades contábeis da companhia e se elas estão sendo desenvolvidas de acordo com o planejado. O auditor deve ser formado em Ciências Contábeis e ser devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade.

No escopo das atividades de auditoria que esse profissional deverá realizar estão elaborar relatórios, avaliar procedimentos de controle interno assim como negociações com a Bolsa de Valores. O profissional deverá estar atualizado no que diz respeito às normas nacionais e internacionais lembrando que elas estão em constante processo de mudança. O auditor deve receber acesso total às informações e aos profissionais da companhia que está auditando. A sua organização deve contratar um profissional de contabilidade para realizar esse processo de auditoria.

Benefícios da auditoria contábil para empresas

Para entender a relevância do processo de auditoria contábil em companhias é interessante conhecer quais são os principais benefícios que ela pode trazer, confira a lista que elaborei abaixo.

– Fiscalização da eficiência da gestão

A ratificação dos resultados contábeis apresentados pela auditoria funciona como um comprovante de que os mecanismos de gestão utilizados estão sendo eficientes. Ao contrário se houver discrepâncias serve de alerta para o gestor de que é preciso mudar a forma como está gerindo o empreendimento. Se o sistema administrativo atual não está conseguindo dar conta de manter as informações contábeis alinhadas com a realidade chegou o momento de repensá-lo.

– Informação para sócios, acionistas e investidores

Se a sua companhia já precisou de linhas de crédito certamente você já sabe qual o peso de ter um escopo de informações detalhadas e comprovadas a respeito das finanças do empreendimento. No universo corporativo sócios, acionistas e potenciais investidores desejam ter informações atualizadas e concretas. A auditoria contábil contribui para validar o que os números estão dizendo.

– Redução de riscos de fraudes

A realização constante de auditoria contábil é uma forma de reduzir os riscos de fraudes internas evitando assim desvio patrimonial. Muitas companhias sofrem com a desonestidade de alguns colaboradores, infelizmente a tentação de realizar desvios pode ser muito alta em alguns segmentos de maneira que o peso da auditoria pode ajudar a diminuir esse inconveniente.

– Padrões internacionais

A realização de auditoria pode contribuir para que os processos contábeis internos estejam alinhados aos padrões internacionais de maneira a tornar a sua organização habilitada a fechar negócios com clientes e bancos relevantes no mercado externo. A auditoria contábil pela qual passa a empresa lhe concede selo de qualidade. Quanto mais as informações contábeis são validadas maiores as chances de participar de negócios de maior porte.

– Transparência

Atuar com transparência no mercado sempre foi importante para a construção de uma imagem sólida para uma companhia, contudo, nesse contexto atual, se tornou imprescindível demonstrar que não tem nada a esconder para que os públicos internos e externos confiem na sua marca. O processo de auditoria contábil contribui para se afirmação de transparência.

Gostou de saber mais sobre o processo de auditoria contábil? Compartilhe em suas redes sociais!