Saiba como evitar o Absenteísmo na sua empresa

Saiba como evitar o Absenteísmo na sua empresa

Os gestores que estão em busca do aumento da produtividade em suas empresas devem se atentar para o que é absenteísmo e como evitá-lo reduzindo dessa maneira as ausências dos funcionários. Toda vez que um trabalhador não está presente na companhia está gerado prejuízos para a mesma. Saber como lidar de maneira inteligente com essa situação é crucial para aumentar a produção e o bom clima organizacional .

O que é absenteísmo?

Basicamente absenteísmo é a ausência do colaborador em seu posto de trabalho seja por faltas totais ou parciais, por chegar atrasado ou por ir embora mais cedo. O fato de um ou mais funcionários não estarem presentes na organização durante o seu período de expediente acarreta em várias situações complicadas como atraso da entrega de projetos e sobrecarga para os empregados que não têm esse mau hábito.

Além de gerar o descontentamento de quem trabalha com assertividade, o absenteísmo, acarreta em prejuízos para a contratante inclusive trazendo complicações para a folha de pagamento. Os gestores de recursos humanos devem ficar atentos aos sinais de absenteísmo em especial ao acúmulo de várias horas sem produção no final do mês.

5 Principais causas do absenteísmo

Para entender o que pode estar levando a sua companhia a desenvolver esse cenário listamos alguns dos motivos mais recorrentes para o absenteísmo.

1 – Falta de compatibilidade com o clima organizacional

Quando não nos sentimos bem em alguma determinada situação buscamos vivenciá-la o mínimo possível, não é mesmo? Isso ocorre também no âmbito corporativo, se os trabalhadores não se sentem a vontade no ambiente organizacional podem começar a inventar desculpas para faltar ou ‘se permitir’ chegar atrasados ou ignorar o relógio saindo mais cedo.

2 – Entrevistas em outras empresas

Saiba que infelizmente um dos motivos mais comuns que levam os funcionários a se ausentar de suas funções é participar de processos seletivos em outras organizações. Normalmente as entrevistas acontecem em horário comercial de maneira que o indivíduo acaba inventando que está doente ou com algum problema pessoal para poder se ausentar. Se esse profissional for aprovado nessa entrevista irá gerar mais um problema para a sua empresa, uma vaga no quadro de funcionários.

3 – Assédio moral

Nos últimos anos muito se tem discutido a respeito do bullying no ambiente de trabalho, se as pessoas se sentem desconfortáveis com colegas ou com um líder de equipe podem acabar faltando mais vezes. Inclusive é possível que essas pessoas desenvolvam doenças psicológicas ou até físicas em alguns casos em decorrência do estresse.

4 – Doenças que não existem

Nesse tópico me refiro somente aos casos de trabalhadores que inventam problemas de saúde para não trabalhar, não são considerados os casos em que realmente é necessário que o funcionário tire alguns dias para descansar.

5 – Volume de trabalho excessivo

A sensação de que se tem muito mais trabalho do que se consegue dar conta pode afetar seriamente o emocional dos colaboradores que acabam tendo atitudes que geram absenteísmo.

Absenteísmo: 5 dicas de como evitá-lo na sua companhia

Abaixo listei 5 dicas de como evitar o absenteísmo na sua organização.

1 – Recompensas

A melhor forma de conseguir que os colaboradores se mantenham assíduos no trabalho é lhes oferecer recompensas como folgas em dias de semana com prévio agendamento e até mesmo vantagens para obter promoções.

2 – Desenvolvimento de um bom clima organizacional

Para conseguir mais assiduidade dos colaboradores da sua companhia é essencial que haja um bom clima organizacional interno, ou seja, que as pessoas estejam contentes com o local em que estão atuando e com a forma como se relacionam com os colegas. Festas de confraternização em momentos pontuais e até mesmo incentivo para happy hour pode ser interessante para estimular o crescimento e fortalecimento de laços mais fortes entre os funcionários.

3 – Comunicação interna mais efetiva

Para a construção de um ambiente profissional saudável é necessário contar com uma comunicação eficaz em que tanto os valores quanto os objetivos da companhia sejam compartilhados pelos líderes de equipe e colaboradores gerais. Quanto mais as pessoas se entendem no que diz respeito a comunicação mais produtivas se tornam.

4 – Abertura para jornadas flexíveis

Todo mundo tem assuntos que precisa resolver em horário comercial para evitar que a sua empresa seja prejudicada com uma ‘saidinha’ não programada é interessante manter abertura para jornadas flexíveis em que os colaboradores podem negociar as horas em que estarão fora repondo em outros momentos. Mantenha uma relação saudável entre quantidade de horas trabalhadas e remuneração.

5 – Ter um RH atuante

Além de oferecer boas condições para que seus colaboradores não desejem estar longe dos seus postos de trabalho é importante contar com um setor de recursos humanos atuante no sentido de cobrar atestados e ter registro das horas em que os funcionários estão ausentes.

Sua empresa sofre com o absenteísmo? Deixe seus comentários a respeito abaixo!

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/pt/g/elnur1054142684 –