Dicas para superar o período sazonal nas empresas

Dicas para superar o período sazonal nas empresas

Todos os tipos de negócio enfrentam algum período sazonal, em maior ou menor escala, ao longo de sua trajetória no mercado. Saber aproveitar ao máximo o potencial dos picos de vendas e se resguardar nas fases de queda é essencial para manter a sua competitividade. Desenvolver uma estratégia assertiva para ter um saldo positivo com a sua companhia é o segredo da longevidade.

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O Que é Período Sazonal?

A sazonalidade é, basicamente, a variação de demanda de uma organização devido a fatores como clima, datas comemorativas, entre outros. Por exemplo, empresas de chocolate, embora apresentem certa estabilidade de vendas ao longo do ano, lucram muito mais na páscoa, pois há uma demanda sazonal nesse período. Do mesmo modo, sorveterias recebem mais público durante o verão do que o inverno.

Cabe ao gestor da companhia observar essa variação sazonal, estando preparado tanto para aumentar a disponibilidade de produtos quando as vendas sobem, como para encontrar soluções para remediar a queda de procura. Os períodos sazonais devem ser bem estudados e ter um bom planejamento para que seja possível passar por eles sem ter nenhum desgaste com o público-alvo (por não conseguir atender a demanda) e sem uma queda brusca no faturamento (por não ter reação nas fases de queda).

Dicas Para Aprender a Lidar Com o Período Sazonal

A seguir listei algumas dicas relevantes para lidar da melhor forma com o período sazonal pelo qual eventualmente a sua companhia passe. Não se deixe abater por uma queda nas vendas e nem se anime demais com um aumento repentino de procura.

Planejamento é crucial

Para enfrentar as dificuldades que os períodos sazonais podem oferecer, é fundamental fazer um planejamento observando quais são os períodos de alta ou baixa. Esse calendário pode ser desenvolvido observando o histórico de vendas da sua organização em anos anteriores ou mesmo de acordo com datas comemorativas ou estações do ano que afetam seu negócio. Para quem está entrando no mercado agora, pode ser interessante fazer um estudo detalhado da concorrência, afinal essas empresas enfrentam as mesmas sazonalidades que você.

Desenvolva uma estratégia

Muitos gestores focam em desenvolver planos de ação para os momentos de alta do mercado, no entanto, além de pensar em formas de conseguir atender a uma elevada demanda, é essencial pensar como se manter no período em que as vendas caem. Uma forma de passar por esses momentos sem ficar escondido do mercado é ter um plano B, isto é, uma linha de produtos ou serviços alternativos que atendam ao público quando sua produção principal não se mostra tão interessante para esses indivíduos.

Porém, antes de se empenhar no desenvolvimento de novas linhas, é interessante reunir a sua equipe para que todos possam dar ideias e assim chegar a uma estratégia mais assertiva. Muitos negócios descobrem vocações que nem tinham imaginado como solução para manter o fluxo de caixa no período de redução de vendas. Algumas sorveterias apostam na oferta de chocolate quente durante o inverno, por exemplo.

Vale a pena, ainda, investir algum tempo e recursos realizando um estudo de viabilidade para ter certeza de que o plano B funcionará sem trazer prejuízos. O gestor deve observar quais são os recursos necessários para colocar esse plano B em curso e o quanto poderá aproveitar da estrutura que já possui.

Apostar na produção nivelada

Se, num determinado período, as vendas caem, é importante ter um planejamento para que a sua produção acompanhe essa oscilação. Novamente destaco o quanto é relevante ter um calendário de planejamento elaborado. Dependendo do tempo hábil necessário para o fabrico dos produtos, é válido iniciar o aumento da produção com alguma antecedência.

No momento em que as vendas começarem a deslanchar, é essencial ter estoque suficiente para atender a demanda sem perder a chance de recuperar o que foi perdido nas etapas mais fracas. Considere, ainda, a necessidade de contratar mão-de-obra extra para o período de aumento das vendas. Planejamento é o que ajuda a tornar os dois momentos – de alta e de baixa – mais lucrativos.

Manutenção da marca em pauta

Algumas empresas entram no mercado já cientes de que terão atuação sazonal e, dessa forma, se preparam financeiramente para aguentar esse período de queda nas vendas, porém, além de desenvolver ações estruturadas para essa etapa, é essencial manter a sua marca em pauta entre os integrantes do público-alvo. Em algum momento eles irão voltar a fazer compras.

Se os consumidores em potencial esquecem da sua marca no período de baixa sazonal, podem se deixar conquistar por um concorrente quando a necessidade surgir novamente. Lembre-se daquela máxima de que quem não é visto não é lembrado, seus concorrentes não podem estar mais visíveis que a sua marca para não tomar o seu lugar no mercado.

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