Saiba como fazer a escolha de uma Assessoria Contábil para sua empresa

Saiba como fazer a escolha de uma Assessoria Contábil para sua empresa

Independente do tamanho da empresa há uma grande variedade de impostos a serem pagos, controles financeiros para serem feitos entre outras tarefas que podem se tornar um tanto complexas. Considerando todo esse universo de atividades contábeis é interessante contar com o auxílio de uma assessoria contábil. Gestores que ainda não optaram pela contratação de tal serviço devem considerar fazê-lo.

O que é Assessoria contábil?

Assessoria contábil é um serviço especializado na área de finanças e que é prestado por profissionais que possuem amplo conhecimento sobre tributação, contabilidade, gestão de pessoas entre outros temas que competem a esse universo. A ideia principal é que sejam estabelecidas e cumpridas rotinas que tornem as tarefas otimizadas e mais assertivas.  

Por que minha empresa precisa de uma assessoria contábil?

Como esse serviço é prestado por profissionais especializados em temas contábeis a organização conta com uma equipe atualizada e focada somente na realização de tais tarefas. A legislação tributária do Brasil está em constante mudança e ter trabalhando para a sua empresa alguém que se mantém a par desses temas é muito interessante do ponto de vista competitivo e da legalidade.

Além dessa questão de adequação às exigências fiscais, devo destacar que a assessoria ainda atua realizando o alinhamento dos processos da companhia com o melhor uso dos seus recursos. Saiba que em muitos casos é possível reduzir significativamente os gastos de uma empresa apenas com uma observação mais próxima de como empregar seus recursos. A seguir vou apresentar alguns tópicos específicos que justificam essa contratação.

Assessoria contábil e a escolha do regime tributário

Decidir abrir o próprio negócio demanda a escolha de um regime tributário para que a empresa seja devidamente formalizada. A assessoria contábil pode ser contratada já nesta fase embrionária para analisar as possibilidades. Para quem é leigo pode parecer que uma escolha é a melhor nesse momento, mas mais para frente pode se tornar um obstáculo de crescimento para o seu empreendimento.

Para quem já está com a companhia aberta e em pleno funcionamento ainda dá tempo de contratar uma assessoria contábil para auxiliar na elisão fiscal e a tornar seu processo de atuação mais econômico analisando a forma como os recursos estão sendo investidos e formas de torná-los mais rentáveis. E se por acaso a sua empresa estiver enquadrada num regime tributário inadequado não se preocupe porque os especialistas em contabilidade ajudarão a como fazer a mudança.

Economias tributárias

Outro tema em que a assessoria contábil é muito bem vinda é no de economias tributárias que podem ser obtidas através da compensação dos impostos. Para que isso seja possível é essencial a realização de uma série de complexos estudos tributários que cabem a profissionais da área haja vista que estão vinculados a cálculos específicos.

Geração e envio de informações

A assessoria contábil ajuda a gerar dados e fazer o envio dos mesmos com assertividade impedindo assim que a companhia enfrente alguma inadequação fiscal. Manter-se em dia com as obrigações tributárias é uma maneira de realizar uma boa economia para a sua companhia, essa certamente é uma das principais vantagens de optar por esse tipo de serviço.

Processo de gestão mais eficaz

O gestor que contrata uma assessoria contábil tem em suas mãos dados atualizados e realmente relevantes para que possa tomar as melhores decisões para o futuro do seu empreendimento. É possível realizar uma interpretação mais alinhada com a realidade financeira quando se trabalha com informações mais confiáveis.

Além disso, se torna possível adotar o uso de recursos e ferramentas financeiras como o fluxo de caixa que é essencial para o bom andamento de uma companhia. Saber como funciona o sistema de entradas e saídas de recursos da sua organização proporciona a chance de ter acesso a distintos pontos de vista.

Projeções para o futuro

Os dados apresentados pela assessoria contábil podem ser eficientes não só para a gestão do presente da sua empresa, mas também para pensar no seu futuro no mercado. Conhecendo o impacto que os custos têm para a manutenção da operacionalidade se pode pensar em soluções estratégicas que contribuam para que em algum momento a corporação possa crescer e se estabelecer mais competitivamente diante de seus concorrentes.

Importantes decisões do agora podem ser tomadas com mais consciência se houver uma projeção inteligente feita. A assessoria contábil fornecerá um apanhado de dados que podem ser usados para a construção de um futuro mais estável para a sua organização. Talvez nem se tivesse cogitado a possibilidade de expandir o negócio, mas com os dados entregues se perceba que isso é possível.

A escolha de uma assessoria contábil

O ponto mais importante é que a assessoria contábil jamais deve ser escolhida somente com foco no preço do serviço. A empresa que presta esse serviço deve ter solidez no mercado e experiência no tipo de assessoria que o seu negócio precisa. Vale a pena informar-se sobre como os clientes que já foram atendidos por essa assessoria enxergam o seu trabalho.

Gostou de saber por que a sua companhia precisa de uma assessoria contábil? Deixe seus comentários abaixo!

Copyright: 1426119599 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nuoilsuwannar