Benefícios Trabalhistas - Saiba mais

Benefícios Trabalhistas - Saiba mais

Empresas com maior taxa de retenção de talentos se diferenciam por oferecer uma base mais ampla de benefícios trabalhistas para os seus funcionários. Para grande parte dos profissionais a principal motivação para permanecer nos quadros de colaboradores de uma companhia não é o salário e sim os benefícios extras (aqueles que não são obrigatórios por lei). Benefícios complementares ao salário funcionam como motivação para retenção.

O que são benefícios trabalhistas?

Basicamente os chamados benefícios trabalhistas são complementos ao salário do funcionário, alguns são obrigatórios pela CLT e outros opcionais. Na lista das obrigatoriedades das companhias com seus funcionários de carteira assinada estão:  

Vale-transporte

Cabe ao empregador custear o deslocamento do funcionário até o trabalho.

Adicional noturno

Benefício concedido para funcionários que trabalham entre 22h e 5h, para cada hora trabalhada é acrescido 20% ao valor da hora.

FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)

Mensalmente o empregador é obrigado a realizar depósito numa conta em nome do funcionário para lhe dar suporte em caso de demissão. Para isso é realizado um desconto de 8% do pagamento funcionário.

13° salário

Salário extra recebido pelo colaborador anualmente.

Férias remuneradas

A cada 12 meses de trabalho ininterruptos o colaborador tem direito a tirar 30 dias de férias, esses dias podem ser divididos em até três períodos. O funcionário tem direito a receber adiantamento do salário com adição de 30%.

Seguro desemprego

Benefício destinado aos trabalhadores que tenham sido demitidos sem justa causa.

Opções de benefícios trabalhistas extras

Para motivar e reter talentos algumas organizações têm apostado na oferta de benefícios trabalhistas extras, confira a seguir a lista que elaborei com os principais deles.

Planos de saúde

O plano de saúde é o benefício extra mais relevante na avaliação dos profissionais e por vezes o fator decisivo de se manter numa companhia. Quando o benefício se estende aos familiares do funcionário adquire ainda mais peso. É possível conseguir boas vantagens junto às seguradoras de saúde para planos empresariais. Os seus colaboradores trabalharão com mais motivação e tranquilidade sabendo que terão assistência em caso de emergência.

Vale-cultura

Esse benefício oferece um valor mensal para que os funcionários da sua empresa invistam em programas e produtos culturais. Pode ser usado para comprar ingressos de cinema e teatro, livros entre outros. É um benefício que permite ampliar os horizontes culturais dos funcionários e ainda promove o seu bem-estar.

Vale-academia

A saúde do corpo está intimamente ligada à saúde mental e por isso várias empresas têm apostado na oferta do benefício conhecido como vale-academia. Trata-se de um convênio com uma academia parceira em que os colaboradores podem se matricular com descontos e têm auxílio da contratante para pagar a mensalidade. Busque fechar uma boa parceria com uma academia para que esse benefício não impacte as finanças.

Adiantamentos

A realidade de muitos profissionais é ver o salário acabar antes do fim do mês, para dar mais tranquilidade aos seus funcionários é possível ter um sistema de adiantamentos. Assim quando a situação ficar complicada o funcionário solicita uma parte do pagamento. Essa ‘ajudinha’ pode ser o ponto diferencial para o colaborador desejar permanecer como seu funcionário.

Benefícios focados no bem-estar dos funcionários

Na lista de benefícios trabalhistas extras que podem ser oferecidos estão pequenas ações que não têm grande impacto financeiro como a contratação de um profissional para realizar ginástica laboral uma ou duas vezes por semana com os seus colaboradores ou serviços pontuais de massagem. Ter uma pequena biblioteca e/ou um espaço para que os funcionários possam tirar 5 minutos de descanso também conta.

Programas de mentoria

Muitos profissionais têm como sua grande prioridade o crescimento e desenvolvimento de seus potenciais. Dessa forma, o benefício de mentoria se torna um diferencial de impacto. Para quem não conhece, os programas de mentoria têm como base o compartilhamento de experiência de um profissional com mais tempo de mercado com os mais jovens.

A própria companhia se beneficia, pois os colaboradores com menos experiência conseguem desenvolver melhor as suas habilidades e talentos obtendo mais sucesso em seu dia a dia de trabalho. Para profissionais em início de carreira é um benefício com potencial de retenção.

Entenda o que os seus colaboradores desejam

No momento de criar um programa de benefícios trabalhistas extras para os profissionais da sua companhia é interessante considerar quais são os desejos deles. Analise quais são as necessidades e as buscas desses colaboradores para lhes dar benefícios que sejam vistos como diferenciais que os farão querer permanecer no quadro de colaboradores.

Não adianta oferecer benefícios incompatíveis com o conjunto de necessidades e desejos dos profissionais da sua organização. As pessoas somente irão querer permanecer no quadro de funcionários com motivações reais.

Gostou de saber mais sobre como ir além dos benefícios tradicionais? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

Copyright:    512459743 – https://www.shutterstock.com/pt/g/relif