Boleto Falso - Não deixe sua empresa cair nesse golpe. Veja os cuidados.

Boleto Falso - Não deixe sua empresa cair nesse golpe. Veja os cuidados.

O golpe do boleto falso vem sendo utilizado há algum tempo contra pessoas físicas e jurídicas, os golpistas enviam uma cobrança falsa para a vítima que se não tiver cuidado acaba efetuando um pagamento para criminosos e acumulando prejuízo. As quadrilhas que realizam esse golpe têm preferência por empresas como vítimas por ser relativamente mais fácil que um boleto falso se passe por verdadeiro em meio a tantas pendências que devem ser quitadas. Ter cuidado é essencial para fugir desse golpe.

Boleto Falso – Confira os Cuidados Essenciais Para Que Sua Empresa Não Caia no Golpe

Todos os dias companhias de diferentes segmentos recebem boletos falsos referentes aos mais distintos serviços ou mercadorias. Como geralmente a cobrança vai diretamente para o setor financeiro – que não sabe de ações detalhadas de outros setores – é normal que as cobranças sejam quitadas. Para reduzir as chances da sua organização cair nesse golpe listei alguns cuidados que podem ser tomados.

– Controle dos pedidos

Para evitar esse golpe é importante estabelecer na sua empresa um sistema de controle de pedidos em que os funcionários da companhia emitem um alerta para o departamento financeiro avisando sobre uma compra que tenha gerado boleto. Ao iniciar uma relação comercial com uma empresa é válido conferir qual é o método de cobrança utilizado, se for política da companhia jamais enviar cobranças por e-mail ou correios já se evita uma dor de cabeça ao receber boletos supostamente da mesma. O gestor desse setor deve também ter um registro de todos fornecedores e prestadores de serviço que têm relação comercial com a organização.

– Boletos enviados por e-mail e pelo correio

Geralmente os boletos são emitidos a partir do site da empresa fornecedora do bem ou serviço adquirido. Se um boleto chegar por e-mail sem que se tenha registro de uma solicitação ou então pelo correio o melhor procedimento é entrar em contato com a emissora do mesmo. Não ligue para os números de telefone que eventualmente estejam no documento, faça uma busca na internet e entre em contato com a organização.

É direito de quem recebe uma cobrança verificar a mesma. Isso é válido também para emissões feitas por parceiros constantes, pois saiba que as quadrilhas de golpistas têm acesso a vários bancos de dados conhecendo os clientes frequentes. O golpe do boleto falso, infelizmente, vem sendo aperfeiçoado por aqueles que o cometem.

– Observe o código do banco

Cada banco atuante no país possui um código que deve constar no boleto, esses números serão os primeiros da primeira linha, verifique se o banco que aparece identificado está com o código correto. Conheça os códigos de cada instituição clicando aqui.

– Nosso número

O item conhecido como ‘Nosso Número’ que fica na primeira linha numérica ao lado do código do banco se refere ao código de determina que um boleto foi emitido para a sua pessoa física ou jurídica e que tem como objetivo efetuar o pagamento de uma determinada conta.

– Valor do documento

A parte final do código da primeira linha do boleto se refere ao valor do documento, isto é, quanto será pago pelo mesmo. Esse número não tem vírgula e nem zeros a esquerda, confira se essa parte está igual ao campo ‘Valor do documento’ que se encontra logo abaixo. Observando que tem algo diferente verifique a nota fiscal do seu pedido ou entre em contato com a empresa emissora.

– Agência/Código do cedente

Verifique se esse campo possui caracteres que impedem a leitura correta dos números, isso é feito geralmente com o intuito de tornar mais difícil a identificação do golpe reduzindo as chances de golpe.

– Pagamento ‘Facultativo’

Também com o objetivo de fugir a processos os golpistas adicionam ao documento a informação de que o pagamento do mesmo é facultativo. Ao observar essa informação é bom desconfiar e verificar a procedência da cobrança.

– Valores altos

Normalmente um boleto falso tem um valor mais elevado e a justificativa que aparece no documento é a de que se está contratando um plano anual.

– Não se baseie apenas no design

Infelizmente os golpistas estão ficando cada vez melhores na falsificação de logos e design dos documentos de cobrança. A regra de ouro para não cair num golpe é sempre ligar para o telefone oficial da emitente para saber se houve ou não a cobrança antes de efetuar o pagamento.

De Quem é a Responsabilidade Pelo Retorno do Dinheiro Pago Por um Boleto Falso?

Se você caiu no golpe do boleto falso saiba que pode ser um pouco difícil reaver o seu dinheiro. O lojista somente será responsabilizado pela situação e obrigado a fazer o reembolso quando o problema se originou de uma invasão ao sistema da empresa ou a um vírus instalado em alguma de suas máquinas.

Contudo, se a alteração se deu por um vírus no computador da sua empresa ou de uso pessoal não há como responsabilizar o lojista ou a instituição bancária que está recebendo o pagamento, afinal é você que está solicitando o pagamento para uma conta errada. O melhor mesmo é evitar dor de cabeça e conferir se o boleto é verdadeiro ou falso.

Gostou das dicas de como evitar boleto falso? Compartilhe em suas redes sociais!

Boleto falso e outros cuidados que sua empresa deve ter para não cair em certos golpes. Confira no meu canal. Inscreva-se agora!