Carro para empresa? Saiba até onde vale a pena investir.

Carro para empresa? Saiba até onde vale a pena investir.

Se você tem pensado em comprar carro para empresa é importante saber avaliar quando se trata de uma necessidade real para o empreendimento e quando será apenas mais um fator de ônus. Esse é um investimento que pode trazer muitos benefícios para o dia a dia operacional do negócio, mas que cria custos com manutenção e questões problemáticas como multas e afins.

Carro Para Empresa – Analisando a Necessidade Desse Investimento

A seguir listei alguns pontos que o empreendedor deve considerar antes de tomar a decisão de comprar um carro ou uma frota para a sua companhia.

– Analise as necessidades da sua empresa

O primeiro ponto relevante que todo gestor deve observar é a necessidade prática que o seu empreendimento possui de ter ou não veículos a disposição para manter a sua operacionalidade. Observe se os custos de manutenção do carro são menores do que o lucro que ele pode gerar ou redução de despesas com outras soluções de transporte. Identificando que há a necessidade de ter veículos a disposição da sua organização é válido pensar no quanto ele será utilizado.

– Uso para poucas atividades não-frequentes

Algumas empresas precisam de carros para atividades esporádicas como deslocamento até um ou dois clientes, realizar uma entrega extraordinária, comprar algum insumo numa emergência entre outros casos. Se os usos são pouco frequentes, mas ligados a rotina da companhia é interessante ter um carro a disposição para ser compartilhado entre os colaboradores que dele precisem. Indico a aquisição de um carro que seja fácil de conduzir, evite modelos com sistemas complexos uma vez que haverá mais de um motorista. Não é necessário formar uma frota de veículos para uma situação como essa.

– Uso em viagens corporativas

Para as organizações que precisam de carros para que seus funcionários realizem viagens de trabalho ou para que possam se deslocar em outra cidade recomendo o aluguel de veículos. Essa é uma estratégia mais assertiva haja vista que um carro próprio da empresa ficaria parado por um longo período de tempo podendo inclusive acabar estragando. O aluguel oferece um valor fechado e pago antecipadamente diferente do transporte por táxi ou aplicativo de mobilidade. Além disso, ter um carro para se locomover facilitará que o profissional possa levar o material necessário com mais conforto.

– Para realizar entregas diariamente

Se o seu negócio trabalha realizando entregas diariamente é essencial ter um ou mais carros a disposição assim como as companhias que precisam constantemente buscar mais matéria-prima. Conforme o empreendimento for expandindo a sua participação no mercado se torna possível começar a pensar sobre ter uma frota de veículos ou mesmo terceirizar as entregas. No entanto, tenha um planejamento financeiro bem elaborado antes de fazer um investimento desse patamar.

Manutenção dos Carros da Empresa

Para quem já está estudando a melhor forma de comprar carro para empresa é necessário alertar para o fato de que essa aquisição gera uma série de custos com manutenção, afinal o veículo também é patrimônio da companhia e não pode ficar avariado por falta de cuidados. Além de manter o carro limpo é importante investir na sua manutenção e eventuais visitas ao mecânico, esses custos devem ser contabilizados no momento da compra para conhecer o impacto dessa atitude.

O empreendedor deverá ainda incluir nos custos o emplacamento do veículo, pagamento de IPVA, contratação de seguros entre outros. Comprar um veículo sem considerar esses custos para o orçamento da companhia é um grande erro que pode gerar problemas para fechar as contas posteriormente. Lembre-se ainda que adquirir um carro como pessoa jurídica sem que ele tenha uso real pela empresa configura como fraude, então pense muito bem antes de fazer esse negócio.

Vantagens Para a Compra de Carros Para Empresas

O motivo pelo qual as compras de carros por pessoa jurídica exigem comprovação da necessidade real do veículo para o empreendimento é que essa modalidade de compra oferece vantagens como menor preço e a chance de fazer uma boa negociação para a aquisição de uma frota de veículos. Sendo assim o que se tenta é evitar que empresários de má fé realizem a compra de um carro para uso pessoal usando o CNPJ da companhia somente para ter vantagens.

Geralmente no processo de compra de um veículo para pessoa jurídica é solicitado o CNPJ e a comprovação de que aquela pessoa que está fechando o negócio tem prerrogativas legais para realizar a aquisição em nome da organização. Em alguns casos a concessionária pode solicitar um atestado da saúde financeira da pessoa jurídica que está realizando a compra para que tenha maior segurança, isso é mais comum na compra de mais de um veículo. O processo de compra de veículos para empresas pode ser um tanto burocrático exigindo paciência.

As dicas acima te ajudaram a avaliar a necessidade real ou não de adquirir um carro para a sua empresa? Comente abaixo!

 

Saiba mais sobre investimentos para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!