Conheça alguns tipos de certificado de qualidade

Conheça alguns tipos de certificado de qualidade

Os diferentes tipos de certificado de qualidade objetivam reconhecer o esforço de empresas de vários setores em implementar sistemas focados na qualidade de processos e resultados. Quando se estabelece Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) dentro de uma organização é possível obter mais assertividade na produção e satisfação dos consumidores pelas melhorias conquistas. Os certificados são o reconhecimento por instituições de certificação de que a companhia em questão trabalha dentro dos parâmetros de qualidade.

Certificado de Qualidade – Conhecendo o Processo

As empresas devem adotar o Sistema de Gestão da Qualidade em primeiro lugar para tornar os seus processos excelentes e só posteriormente buscar a certificação. Para que se tenha esse tipo de sistema implantado corretamente é recomendamos contar com um profissional habilitado para tal em seu quadro de colaboradores. Ressalto ainda que existem diferentes tipos de certificados de qualidade voltados para áreas distintas. Basicamente os tipos de certificados de qualidade se dividem em dois grupos: certificado de acreditação e certificação.

O Que é certificado de acreditação?

Essa categoria de certificação de qualidade usa como base a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 que tem como principal foco os requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração. Também pode se basear na norma ABNT NBR ISO 15189 nesse caso fazendo referência a laboratórios de análises clínicas.

O Que é a certificação?

Nessa categoria a base utilizada são as normas NBR ISO 9001, ISO 14001 entre outras.

Como é concedido o certificado de acreditação?

A instituição responsável por certificar as empresas pretendentes com o certificado de acreditação é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). De acordo com as especificações das normas ABNT NBR ISO/IEC 17025 e ABNT NBR ISO 15189, o Inmetro, avalia se a organização trabalha dentro do escopo de competências necessárias para realizar a sua atividade. Ter o certificado de acreditação faz com que a companhia tenha mais credibilidade no seu segmento do que os seus concorrentes que eventualmente não possuam tal certificado.

Como é concedida a certificação?

Podem receber o certificado de qualidade companhias privadas ou públicas. O certificado demonstra que a organização em questão segue o padrão de qualidade de uma das normas como a ISO 9001, ISO 14001 entre outras que sejam reconhecidas como sistemas de gestão. Dentre as vantagens de adotar um Sistema de Gestão da Qualidade destaco ter redução de custos na linha de produção, imagem positiva para os clientes e colaboradores assim como reconhecimento de sua qualidade pela sociedade de maneira geral.

Conheça Melhor Alguns Tipos de Certificados de Qualidade

A seguir vou explicar com um pouco mais detalhes os principais tipos de certificados de qualidade que estão disponíveis para empresas de setores distintos.

ISO 9000

Publicada pela primeira vez no ano de 1987 pela ISO (International Organization for Standardization), o conjunto de normas ISO 9000, objetivava oferecer diretrizes que especificassem quais seriam os requisitos gerais para que se tivesse um sistema de gestão da qualidade eficiente em companhias de distintos segmentos industriais.

Ter um certificado ISO 9000 significa que a empresa possui devidamente implementado um Sistema de Gestão da Qualidade que realiza processos excelentes buscando a melhoria contínua para ter produtos/serviços melhores e mais satisfação para os consumidores.

ISO 9001:2000

Versão atualizada da norma ISO 9000 que fez uma revisão completa dos mecanismos de atribuição das certificações buscando novas metodologias para alcançar a qualidade total e a busca pela melhoria contínua.

QS-9000 – De acordo com requisitos automotivos dos Estados Unidos

Trata-se de uma certificação desenvolvida e implementada em 1994 como um requisito da indústria de automóveis dos Estados Unidos. Diversas montadoras norte-americanas adotaram esse conjunto de requisitos de qualidade e passaram a exigir o mesmo escopo de seus fornecedores. Atualmente, esse sistema é reconhecido em todo o mundo e tem como sistema de qualidade básico o ISO 9001:1994.

ISO/TS 16949 – Requisitos automotivos globalizados

O ISO/TS teve sua publicação realizada em 1999 objetivando criar um conjunto único de regras técnicas para a indústria automotiva mundial tomando como base os sistemas de qualidade de diferentes países como Estados Unidos, Itália e França. O documento inclui também os requisitos de sistema de qualidade da cadeia de fornecedores do setor automotivo. A publicação da revisão técnica da ISO/TS foi feita no ano de 2002 estando mais alinhada com a base estrutural do ISO 9000:2000.

ISO 14000 – Sistemas de Gestão Ambiental

Também foi desenvolvido pela ISO (International Organization for Standardization) o grupo de normas ISO 14000. Ressalto que a ISO 14001 é a norma utilizada como padrão internacional de certificação dos sistemas de gestão ambiental. É muito próxima em estrutura da norma ISO 9000, mas o seu foco está em estabelecer requisitos de qualidade para que a organização seja ambientalmente assertiva.

Trata-se de uma certificação que bem ganhando cada vez mais relevância no universo corporativo pelo crescimento da demanda ambiental. As organizações que adotam a norma ISO 14001 têm melhores possibilidades de gerenciar os seus programas voltados ao meio ambiente assim como controlar e monitorar os pontos ambientais mais relevantes.

O que você achou de saber mais sobre os certificados de qualidade? Compartilhe com seus amigos através das redes sociais!

Saiba mais sobre certificados de qualidade para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!