Veja os cuidados que empresas que trabalham com cheques devem tomar.

Veja os cuidados que empresas que trabalham com cheques devem tomar.

Quando usado com responsabilidade e cuidado o cheque é um excelente método para realizar pagamentos e receber de seus clientes, no entanto, esse título de crédito traz uma série de riscos que tem início desde a retirada dos talões do banco até o recebimento de uma folha sem fundos. A compreensão dos cuidados necessários para se trabalhar com esse meio de pagamento é o que diferencia quem tem problemas de quem vê nos cheques apenas soluções.

Quais São os Cuidados Para Trabalhar e Receber Através de Cheque?


A seguir vou falar a respeito dos principais cuidados que os gestores de empresas devem ter ao escolher trabalhar ou receber por meio de cheques.

Cuidados Para Empresas Que Pagam Com Cheque


Na lista abaixo reuni dicas para empresários que querem realizar pagamentos com cheque.

– Atenção à segurança dos talões de cheques


A primeira questão fundamental a respeito de cheques diz respeito a cuidar da segurança física dos talões. Nunca deixe cheques pessoais ou empresariais com dados preenchidos ou previamente assinados, pois pessoas de má fé podem aproveitar o acesso aos mesmos para fazer golpes e fraudes. Nunca saia com os talões salvo em situações em que precisará deles para realizar pagamentos, infelizmente se deve ter em mente que é possível ser assaltado no caminho ou o talão ser extraviado.

– Cuidado com espaços em branco nos cheques preenchidos


Ao escolher realizar um pagamento com um cheque é fundamental não deixar nenhum espaço em branco antes ou depois do preenchimento dos números e do valor escrito por extenso. Saiba que para um fraudador é relativamente fácil alterar o valor para um número muito mais alto e assim causar grande prejuízo financeiro e para a sua imagem diante do banco.

– Cheques podem ser sacados a qualquer momento


Existe um consenso informal entre quem usa cheque com frequência de que se pode pré-datar o título de crédito ou mesmo adicionar por escrito uma informação como ‘bom para’. Independente dessas convenções o portador do cheque pode realizar o saque do valor integral no momento em que achar mais conveniente haja vista que essas convenções não são regras estabelecidas.

A dica nesse caso é se você vai efetuar pagamentos com cheque procure fazê-lo somente com empresas e fornecedores com quem tenha um bom relacionamento para evitar que sejam feitos saques antes do previsto. Tenha sempre na sua conta um valor de segurança para o caso de algum apressadinho resolver fazer um saque antes do previsto.

– Facilidade de clonagem


Quando paramos para pensar a respeito do formato desse título de crédito percebemos o quanto ele é frágil em termos de segurança sendo facilmente clonado ou fraudado. É interessante pensar a respeito do seu uso como meio de pagamento para a sua companhia. Em muitos casos adotar outros meios como cartões de débito ou crédito ou ainda transferências bancárias é mais seguro e eficaz.

Cuidados Para Empresas Que Recebem Por Cheque


A partir daqui vou listar dicas de cuidados para organizações que recebem por cheque.

– Considere se vale a pena receber através de cheque


É válido se fazer esse questionamento, pois dependendo do valor do título de crédito nem compensa investir na cobrança. Ao receber um cheque sem fundos de um pequeno valor pode ser que o valor para fazer a cobrança seja mais alto nem valendo a pena e, assim, se tem apenas perda.

– Consulta as centrais de proteção ao crédito


Os empresários que estão pensando em receber algum pagamento em cheque podem e devem consultar os serviços de proteção ao crédito como Serasa e SPC para saber se o indivíduo que está tentando realizar esse pagamento tem comportamento idôneo. Essas instituições têm acesso a informações do Banco Central a respeito dos emitentes de cheques permitindo saber se há algum histórico de títulos sem fundos ou se há algum registro de folhas roubadas.

– Atenção a rasuras


Jamais receba um pagamento através de um cheque que tenha qualquer tipo de rasura ou no qual o valor escrito por extenso ou em números não esteja claro. Esse cuidado é importante porque os bancos podem devolver folhas de cheque com quaisquer rasuras ou dados incompreensíveis.

– Confirme a titularidade do cheque


No momento em que estiver recebendo um cheque como forma de pagamento é fundamental pedir que o indivíduo apresente seu cartão do banco e/ou algum documento com foto como RG ou carteira de motorista que permite ter certeza a respeito da titularidade do meio de pagamento.

– Não troque ou dê troco para cheques


Não é raro situações em que indivíduos tentam fazer a troca de cheques ou mesmo o pagamento de algum produto com folhas previamente assinadas e indicando um valor mais alto para receber troco. Mesmo que o cheque em questão não seja uma falsificação não é uma forma de negociação completamente lícita. Cheque só deve ser aceito como forma de pagamento preenchida e assinada na hora.

Com essas dicas é possível ter uma relação de muito mais segurança com cheques! Compartilhe em suas redes sociais!

Estratégias para seu negócio você confere acessando meu canal. Inscreva-se agora!