Como a situação da política brasileira afeta sua empresa

Como a situação da política brasileira afeta sua empresa

A situação política do Brasil atualmente vem criando diversas barreiras para quem é empreendedor devido ao seu impacto no mercado, nas questões legais e na economia. Em meio a delações que estão ameaçando políticos em cargos de destaque no cenário nacional e a incerteza de pacificação gerada pela polarização extrema que estamos vivendo, é essencial entender como as empresas devem se portar para atravessar essa onda que promete se manter por um longo período.

Situação Política do Brasil e Como Ela Afeta o Seu Negócio

Para enfrentar o cenário de crise política que está instalado em nosso país é importante entender como essa situação pode afetar o cotidiano de organizações, a seguir listei os pontos que demandam mais atenção.

– Menos investimentos externos

Certamente você já está cansado de ouvir que o risco Brasil (índice que mede a incerteza de investimentos em nosso país) está alto e que isso acarreta na chamada fuga de investimentos. A questão central é a de que nosso país não demonstra estabilidade para os investidores externos que além de não injetarem mais dólares em nosso economia retiram os investimentos que já haviam sido realizados. Essa situação faz com que nosso país se mantenha estagnado e sem possibilidades reais de crescimento.

Muitas empresas nacionais têm enfrentado dificuldades de manter as suas contas no azul devido a essa diminuição de entrada de capital externo. O clima de incerteza política e de polarização torna difícil fazer uma previsão de mudança desse cenário. A crise política é uma questão que demanda tempo para que possa existir um entendimento.

– Reformas trabalhista e previdenciária

O clima de incerteza e divisão do país faz com que reformas que são entendidas como cruciais para a retomada do crescimento empresarial permaneçam emperradas, como é o caso da reforma trabalhista e previdenciária. As eleições surgem como outro elemento que torna incerta a aprovação de temas que têm causado dificuldades para muitos empresários. A falta de definição de questões tão relevantes impede que os empreendedores realizem o seu planejamento a médio e longo prazo.

– Instabilidade dos juros

Um dos tópicos que mais afetam o cotidiano de empresas devido, o Banco Central vem encontrando barreiras para conseguir reduzir as taxas de juros como gostaria. A consequência é menos crédito para os consumidores, algo que faz com que haja queda significativa em diversos segmentos. Os juros futuros também devem ser citados, pois eles condicionam o custo do financiamento a longo prazo. Boa parte dos empresários brasileiros tem tido dificuldades de planejar uma estratégia de crescimento nesse contexto.

– Possibilidade de novas delações

Todos os dias os noticiários trazem novidades sobre o avanço das investigações de operações que são desdobramentos da lava-jato de maneira que os empresários vivem na incerteza da estabilidade do cenário político atual. Essa situação faz com que muitos empreendedores se sintam com as mãos atadas sem poder realizar mudanças significativas e importantes para o amadurecimento de suas organizações.

Obviamente, é muito positivo que todos os eventuais crimes de corrupção sejam esclarecidos, contudo, até que se tenha uma sensação de tranquilidade nesse âmbito, ainda haverá alguma estagnação.

– Desconfiança do setor empresarial

Embora o clima de desconfiança afete em maior grau as corporações maiores não se pode negar que a situação atual é complicada também para os pequenos e médios negócios. Os consumidores estão comprando menos tanto por não ter recursos para investir como também por estarem com uma visão muito negativa do universo empresarial.

Cabe aos empresários construir novamente a confiança de maneira que se tenha o estabelecimento de uma relação menos conturbada. O mercado necessita dessa nova injeção de um bom relacionamento entre quem oferece os produtos/serviços e quem compra. A imagem tem um peso significativo na manutenção do mercado empresarial.

Buscando Manter Alguma Estabilidade

Ao longo do artigo ficou claro que a situação política do Brasil tende a continuar afetando o mercado corporativo em nosso país por um longo período. Os empreendedores precisam ter paciência e identificar os pontos que têm impedido o crescimento dos seus empreendimentos usando a criatividade para contornar. Não é nada fácil manter uma empresa numa situação de instabilidade e de fuga de eventuais investidores, porém, é necessário garantir a insistência num projeto em que se acredita.

Devo dizer que não será de um dia para outro que os efeitos dessa crise política deixarão de afetar a sua empresa, mas ainda assim é possível sobreviver continuando no mercado. Insistir é sempre uma boa saída para ter a chance de ter o dia de amanhã para viver e crescer. É impossível prever se a confiança no setor político será recuperada pelo menos em parte e qual será a forma como o resto do mundo irá reagir.

Como a sua empresa vem enfrentando a crise política do nosso país? Comente a seguir, quero muito conhecer a sua opinião!

Créditos da Imagem: Por Aleks_Shutter ID da foto stock livre de direitos: 1213874701