Saiba como abrir uma Esmalteria

Saiba como abrir uma Esmalteria

Para quem deseja investir no ramo de beleza é interessante saber como abrir uma esmalteria, um dos negócios do setor que mais apresenta crescimento. Focado em serviços como manicure e pedicure é um empreendimento relacionado ao universo dos cuidados pessoais e da moda. Mesmo após o furor inicial mantém uma clientela fidelizada pela experiência proporcionada por esses estabelecimentos.

Como abrir uma esmalteria: Guia para investir nesse negócio

A seguir vou apresentar um guia para quem deseja abrir uma esmalteria e ter sucesso como empreendedor do segmento de beleza.

Conheça os serviços de uma esmalteria

O ramo da beleza passou por um processo de segmentação nos últimos anos cujo resultado mais evidente é o surgimento de novos negócios, com focos específicos como as esmalterias. Nesses estabelecimentos podem ser ofertados serviços como esmaltação das unhas (englobando um amplo leque de técnicas como francesinha, unhas artísticas, unhas em gel etc), cuidados de hidratação de mãos e pés, depilação, venda de esmaltes e outros produtos de manicure e pedicure, design de sobrancelhas, comercialização de bebidas (modelo nail bar) entre outros.

Conheça o público de uma esmalteria

Uma das bases para o fortalecimento de negócios como esmalterias é a busca das clientes por estabelecimentos mais tranquilos em comparação a agitação dos salões de beleza. O momento de fazer as unhas se torna mais do que uma obrigação, passa a ser uma experiência de relaxamento sendo possível inclusive beber um café, um chá ou até um drink.

Modelos de esmalteria

De maneira geral existem três modelos de esmalteria: Luxo, Mãos e Pés e Mescla de serviços e vendas. É crucial saber qual será o modelo do seu empreendimento antes de partir em busca da localização, por exemplo, confira mais detalhes sobre cada um a seguir.

Esmalteria de luxo: trata-se de um estabelecimento que preza pela qualidade do atendimento oferecendo um ambiente requintado para as clientes. Os serviços contemplam desde unhas convencionais até impressão de unhas. Os profissionais de esmalterias de luxo devem ter conhecimento para atuar como consultores além de ter a sua disposição maquinário de última geração.

Esmalteria mãos e pés: nesse modelo além da qualidade do atendimento os clientes desejam atendimento rápido. A estrutura deve ser composta por um número significativo de profissionais possibilitando fazer mãos e pés ao mesmo tempo.

Esmalteria mescla de serviços e vendas: dos três é o modelo mais enxuto em termos de estrutura, oferece a comercialização de esmaltes e acessórios, no entanto, não possui muito espaço e dificilmente conta com opções adicionais.

Localização da esmalteria

Um dos fatores determinantes do sucesso é a escolha assertiva da localização do seu estabelecimento. De acordo com o grau de sofisticação e luxo da sua esmalteria vale a pena investir num ponto situado num bairro com melhores condições socioeconômicas.

Regiões centrais também podem ser bastante promissoras estando no caminho dos clientes. Centros comerciais, shoppings e outros espaços com bom fluxo de pessoas pode ser interessante para quem está em busca de quantidade de clientes sem necessariamente ter um preço elevado.

Abertura da empresa

Para abrir o seu negócio será necessário alguns documentos e registros, abaixo você encontrará uma lista com todos eles.

Registros

– Junta Comercial

– Secretaria da Receita Federal (CNPJ)

– Prefeitura do município (alvará de funcionamento)

– Entidade Sindical Patronal

– Corpo de Bombeiros (Alvará de funcionamento dentro das condições de segurança)

Cadastramento

– Caixa Econômica Federal (INSS/FGTS)

Vigilância Sanitária

É imprescindível ter o alvará de funcionamento de acordo com as exigências de higiene impostas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Estrutura da esmalteria

O empreendedor que está interessado em como abrir uma esmalteria deve ter em mente que precisará fazer um investimento substancial em estrutura para atender os seus clientes dentro das condições de higiene fundamentais.

O negócio deve funcionar num espaço sem comunicação com uma residência, que possam circulação de ar e ventilação adequados, ofereça toalhas limpas a cada uso, utilize produtos liberados pela ANVISA, mantenha uma rotina rigorosa de limpeza e conserve o material inflamável em bom estado.

Fornecedores

Para conseguir repassar para os seus clientes preços mais competitivos é importante contar com uma base de fornecedores com os quais seja possível negociar. Conseguir produtos de qualidade com preços melhores para a sua esmalteria é primordial para fidelizar a clientela. Fique atento as marcas que são mais queridas pelo seu público-alvo e invista na qualidade e durabilidade dos mesmos.

Pessoal treinado

Num estabelecimento cujo foco está na oferta de serviços de beleza é importante que os funcionários sejam bem treinados para atender com mais expertise os clientes. Lembre-se que a sua esmalteria se tornará a favorita dos frequentadores não somente por ter bons produtos, mas também por contar com um serviço diferenciado. A organização também faz toda a diferença, quanto mais prático for o atendimento mais os clientes irão desejar retornar.

Gostou de saber como abrir uma esmalteria? Compartilhe através das suas redes sociais!

Copyright: 628697225 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jackf