Saiba como calcular o custo de produção e otimizar os resultados de sua empresa

Saiba como calcular o custo de produção e otimizar os resultados de sua empresa

Entender como calcular custo de produção para manter a sua empresa operacional é essencial para conseguir chegar a preços mais competitivos e atraentes para os seus consumidores. Os valores obtidos devem ser competitivos no âmbito local e global, para isso é essencial fazer um levantamento assertivo do quanto custa produzir e oferecer seus produtos no mercado. Continue lendo e entenda como fazer esse cálculo.

Como Calcular Custo de Produção e Otimizar os Resultados da Sua Empresa

A seguir vou explicar melhor como realizar o cálculo dos custos de produção da sua companhia. Leia com atenção e descubra que é possível otimizar os resultados do seu negócio.

Conheça os Três Grandes Grupos de Custos

Para fazer a análise dos custos de produção é importante ter conhecimento a respeito dos três grandes grupos geradores de demandas onerosas para a sua organização que são: mão-de-obra, custos operacionais (manutenção, energia elétrica, troca de maquinário entre outros) e materiais (incluindo matéria-prima, materiais diversos secundários, embalagens entre outros).

– Cálculo dos custos da mão-de-obra

A determinação dos custos que os colaboradores geram para a sua produção pode ser feita através da consideração de todos os valores que os envolvem como valor bruto do salário, encargos dentre os quais estão FGTS, INSS, décimo terceiro, benefícios, qualificação e treinamentos entre outros. Faça então a multiplicação das horas trabalhadas pelo número de dias úteis do ano. O total gasto com o pagamento dos colaboradores deve ser dividido pelas horas de trabalho para ter o resultado de quanto custa à hora trabalhada.

– Cálculo dos custos operacionais

Esse é o grupo de custos mais difícil de mensurar, mas que não pode ficar de fora das suas considerações para entender o quanto a sua produção custa e impacta financeiramente para a companhia. Dentre esses custos estão valores de aluguel, maquinário (renovação e manutenção), depreciação entre outros. Para ter respostas corretas a respeito desses custos indicamos que seja feito um levantamento completo. Deixar qualquer custo de fora da contabilização final fará com que os números não batam.

– Cálculo dos materiais

Para saber quais são os custos totais dos materiais para a matéria-prima é essencial considerar todos os valores envolvidos. Inclua no seu cálculo o valor das matérias-primas, do frete, alfandega, seguros, impostos entre outros que refletem nos custos para realizar a produção da sua companhia.

Tendo em mãos todos esses custos é possível fazer comparações de preços cogitando a possibilidade de mudar de fornecedores e adotar outros métodos de trabalho para chegar a uma produtividade dentro das expectativas de rentabilidade.

Analise os Custos da Produção

Nos últimos anos novas tecnologias baseadas na conectividade foram desenvolvidas permitindo que seja feito um controle mais efetivo dos custos envolvidos para a produção de empresas de diferentes segmentos e portes. As informações da linha de produção são atualizadas constantemente assim como é possível realizar um rastreamento em tempo real identificando como estão sendo utilizadas todas as peças adquiridas.

E não é só no âmbito da produção que se pode ter absoluto controle dos custos, isso também é possível no setor de logística permitindo chegar a uma solução mais competitiva para a sua companhia. O segredo para a redução dos custos é saber como transformar essas informações em engrenagens de mudança.

Controle Por Meio de Planilhas

A organização é essencial para os melhores resultados em termos de rentabilidade, mantenha o hábito de usar planilhas para o controle dos custos e registro de onde estão sendo feitos os investimentos da sua companhia. Planilhas focadas na observação dos custos gerados no futuro também são de grande auxílio para uma gestão financeira saudável. O que não pode é estar numa situação em que não se sabe como está o presente e como será o futuro da sua organização em termos financeiros.

Gestão Por Profissionais

O setor financeiro deve ficar a cargo de profissionais preparados para atuar nessa área, muitos empreendedores quando decidem abrir seu próprio negócio não consideram a contratação de um contabilista, no entanto, a médio e longo prazo isso pode gerar sérios problemas. Esse profissional poderá contribuir não somente na questão do cálculo de custo de produção como em outras questões práticas para manter a sua organização dentro do caminho legal.

Encontre Soluções

Ter todos os custos devidamente mapeados é a melhor forma de determinar onde estão os pontos falhos e corrigi-los com assertividade. Identifique quais são os custos que podem ser eventualmente cortados para que seu empreendimento tenha um retorno mais interessante no futuro. Muitas empresas que enfrentam problemas financeiros poderiam evitar tais situações se observassem onde poderiam cortar os seus custos. Quando pensar que sua companhia tem um problema dedique-se a encontrar a melhor solução com as ferramentas que tem em mãos.

Gostou desse artigo? Compartilhe através das suas redes sociais com seus amigos! Deixe seus comentários abaixo, quero saber a sua opinião!

 

Saiba mais sobre os impostos para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!