Descubra a importância de criar uma Página no Facebook para sua empresa

Descubra a importância de criar uma Página no Facebook para sua empresa

Criar página no Facebook para a sua empresa é essencial para se manter próximo ao seu público-alvo, assim como dar mais relevância para a sua marca no universo do marketing digital. Essa é a rede social que mais cresce em número de usuários, o Brasil é o segundo país com mais perfis, fica atrás somente dos Estados Unidos. Dessa forma, fica evidente que não dá para pensar uma estratégia de marketing sem considerar a rede criada por Mark Zuckerberg.

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Como Criar Página no Facebook Para a Sua Empresa

Para quem está pensando em criar uma fanpage para a sua companhia no Facebook listei o passo a passo de como fazê-lo.

1 – Criando a conta

Você poderá criar a página do seu negócio a partir da sua conta pessoal no Facebook. No entanto, se não quiser essa associação, pode se deslogar e, então, criar uma nova conta com e-mail e senha diferentes. Observe apenas que se a rede social entender que a conta não está vinculada a uma pessoa real pode bloquear todos os seus acessos. Vale a pena usar a sua conta pessoal como base para desenvolver a página empresarial.

2 – Escolhendo a categoria de negócio

Com o seu login feito você deverá acessar o menu Páginas, que fica à esquerda e dentro dele selecionar a opção ‘Criar Página’. Será aberta uma seção em que estarão listados alguns segmentos de atuação, para que você selecione a qual pertence o seu empreendimento, é importante fazer uma escolha assertiva para a correta indexação da página. A seguir vou explicar melhor as seis categorias:

Negócios locais – Recomendada para negócios de atuação local e não, necessariamente, para pequenas empresas (que têm uma seção própria). Escolhendo essa alternativa você deverá selecionar uma subcategoria com opções como bares, escritórios de advocacia, mercearias, entre outros. No momento da escolha será possível conferir mais detalhes sobre cada subcategoria.

Artista, Banda ou Figura Pública – Para início de conversa, é fundamental ressaltar que não se deve criar uma página para outra pessoa sem a sua devida autorização. No caso de ser você mesmo a figura pública, participante de uma banda ou artista, crie uma página focada nessas atividades artísticas, deixando posts pessoais para o seu perfil.

Marca ou Produto – Adequado para páginas que são específicas de um produto. Imagine que a companhia de perfumes O Boticário deseja ter uma página específica para a sua linha de maquiagens Make B, essa fanpage se enquadraria nessa categoria. Cuidado apenas para não ficar com muitas páginas para administrar.

Entretenimento – Indicado para produtos que sejam realmente de entretenimento, como livros, podcasts, entre outros.

Causa ou Comunidade – Válido para situações em que se deseje mobilizar indivíduos para ajudar numa causa.

Empresa, Organização ou Instituição – Nessa categoria estão abarcados vários tipos de empresas como as de pequeno porte, ONG’s, partidos políticos, entre outros. Se estiver em dúvida, achando que as outras categorias não representam seu negócio, é interessante considerar essa.

Com essa escolha feita, o cadastro prosseguirá, sendo necessário preencher alguns dados básicos do seu negócio. Leia as regras de uso da fanpage antes de prosseguir.

3 – Configurando a página

A configuração da fanpage deve ser feita em quatro etapas, sendo a primeira delas a inserção de uma descrição da sua organização com no máximo 155 caracteres. Esse texto ajudará a posicionar o seu negócio nos motores de busca da rede social. Nesse momento, você pode criar um endereço personalizado para a sua página, foque na simplicidade.

O segundo passo de configuração é adicionar uma imagem de perfil, é interessante que seja uma imagem de boa qualidade do logotipo do seu empreendimento. A terceira etapa consiste em poder adicionar a fanpage à sua área de favoritos, clicando no mesmo menu em que estava a opção ‘criar página’. Por fim, a quarta etapa é a de definição do público-alvo, invista um pouco mais de tempo no preenchimento dos dados para ter uma resposta mais assertiva no posicionamento da sua fanpage.

4 – Personalização da página

Criar página no Facebook para a sua empresa demanda pensar na personalização da mesma, afinal as imagens serão as primeiras coisas em que os visitantes irão reparar. Adicione uma imagem de capa com tamanho de 828 x 315 px, que esteja alinhada com a imagem da sua companhia.

Edite o item ‘sobre’ com uma descrição um pouco mais completa a respeito da sua página, sem esquecer de adicionar telefone de contato e endereço físico (caso exista) assim como um site ou blog (essas informações ajudam a posicionar melhor a sua página nas buscas do Google). Sempre que tiver oportunidade crie eventos na página para promover o seu negócio.

5 – Fique atento

Tendo criado a página no Facebook para a sua empresa, chega o momento de cuidar de pequenos detalhes como, por exemplo, usar o menu ‘Gerenciar Guias’ para manter organizados os conteúdos da fanpage e a configuração dos bots de mensagens que respondem os contatos com um texto predeterminado, indicando que em breve a demanda será atendida.

Mantenha a página do seu negócio sempre atualizada e responda aos questionamentos dos clientes para não criar brechas para mal-entendidos. Deixe seus comentários sobre o tema abaixo!

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