Entenda a Importância da situação fiscal da sua empresa

Entenda a Importância da situação fiscal da sua empresa

Ter conhecimento a respeito da situação fiscal da empresa é fundamental para evitar problemas com a Receita Federal, saiba que são muitos os casos de gestores que comprometeram seus negócios por pequenos lapsos. Para quem tem dúvidas sobre a regularidade fiscal do seu empreendimento, recomenda-se conhecer os mecanismos de consultas oferecidos por diferentes órgãos. Vivemos na era da informação, então não se justifica enfrentar dificuldades por falta dela.

Saiba mais sobre a situação fiscal de pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!

A Importância de Manter a Situação Fiscal Sob Controle

Gerir uma companhia é um trabalho árduo que exige competências multidisciplinares, incluindo conhecimentos burocráticos referentes ao fisco. Não cumprir obrigações com a Receita Federal pode acarretar na autuação da organização bem como na aplicação de elevadas multas e outras consequências que comprometem o crescimento futuro. Ressalto, ainda, o quanto é negativo para a imagem da marca estar associado a essas irregularidades, há forte perda de confiança.

Como Saber Qual é a Situação Fiscal da Sua Empresa

Para que todo gestor possa responder ao questionamento a respeito de como está a situação fiscal da sua empresa, listei algumas dicas assertivas para a verificação.

– Consulta (física ou online) junto aos órgãos competentes

A forma mais prática de saber como está a situação fiscal do seu empreendimento é consultar diretamente os órgãos competentes, isso pode ser feito presencialmente ou online. Devido a difusão da internet, é mais comum acessar os sites dessas instituições, uma metodologia que demanda menos tempo no dia a dia corporativo.

A Receita Federal possui um sistema informatizado que permite a consulta de pendências para CNPJ e CPF, basta seguir as instruções de acesso da página. Por meio desse site é possível imprimir o comprovante cadastral CNPJ que pode ser utilizado como comprovante de que a companhia vem pagando seus impostos em dia.

Também é possível verificar a situação fiscal da sua companhia no âmbito da Previdência Social através deste site. Para ficar a par de alguma eventual irregularidade no que diz respeito à Secretaria Estadual da Fazenda, é necessário acessar a página do Sintegra correspondente a unidade da federação de interesse.

Documentos necessários para se informar sobre a situação fiscal

Basicamente, o documento principal para consultar a situação fiscal da sua companhia é o CNPJ, com ele é possível fazer essa verificação em quaisquer postos de atendimento da Receita Federal. Para essa verificação presencial será solicitado que o interessado preencha e assine o formulário de “Solicitação de pesquisa da situação fiscal e cadastral e Relatório de Restrições de Tributos Previdenciários”. É possível imprimi-lo a partir do site da Receita Federal e já leva-lo preenchido.

– Automação do controle fiscal interno

A boa gestão fiscal é imprescindível para manter a situação fiscal sob controle na companhia e, por isso mesmo, a automação por meio de um software pode ser interessante. A burocracia envolvida na organização de documentos e obrigações do fisco pode acarretar em alguns erros facilmente evitáveis quando se trabalha com um sistema automático.

A escolha do software deve ser feita com base em suas funcionalidades, observe a possibilidade de alinhamento com os sites citados no tópico anterior, bem como a programação de alertas em cenários fora do padrão correto do fisco. Obviamente, ainda existe a necessidade da revisão de um funcionário da área contábil. O segredo para manter uma organização sólida no mercado ao longo dos anos é ter todas as obrigações fiscais catalogadas e devidamente arquivadas.

– Controladoria ou auditoria fiscal

Já faz tempo que você não tem muitas certezas a respeito da situação fiscal da sua companhia? Minha recomendação nesse caso é realizar uma controladoria ou auditoria fiscal, escolhendo a melhor opção para o momento do seu negócio, entenda melhor abaixo.

O que é controladoria fiscal?

Toda empresa tem que cumprir uma série de obrigações fiscais estabelecidas pela legislação, tendo na controladoria um departamento de suporte. Basicamente, se trata do braço da companhia que fiscalizará e acompanhará a realização de todas essas obrigatoriedades. O funcionário ou equipe da controladoria tem como função coordenar a gestão econômica do empreendimento.

O que é auditoria fiscal?

Quando o conceito de auditoria foi elaborado, tinha como função básica a verificação de contas antes que elas fossem pagas. Com o passar dos anos, essa atividade evoluiu, tornando-se bastante relevante para organizações de diferentes setores do mercado. Atualmente, cabe à auditoria não só verificar eventuais irregularidades como também diagnosticar a eficiência e a eficácia da gestão financeira.

Evite Problemas Com o Fisco

Como citei ao longo de todo o artigo, o controle da situação fiscal é fundamental para evitar problemas com a Receita Federal. Ser enquadrado por sonegação fiscal pode ser bastante comprometedor para o futuro do seu empreendimento. Muitas empresas não conseguem deixar esse problema no passado sem sequelas. Seguir a lei é sempre mais fácil do que tentar agir por baixo dos panos comprometendo a imagem e o capital do seu negócio.

Gostou das dicas de como se manter a par da situação fiscal da sua empresa?

Situação fiscal da empresa e assuntos relacionados. Saiba mais no meu canal. Inscreva-se agora!